
O Tribunal de Justiça do Maranhão – por intermédio da Divisão Médica e da Diretoria de Recursos Humanos – promoveu, nesta quinta-feira (4), duas palestras sobre a prevenção contra o câncer de mama.
O evento – que faz parte da programação da campanha ‘Outubro Rosa’ – foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, na presença da presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, e do presidente do Comitê Estadual de Saúde, desembargador João Santana.
O presidente do TJMA considerou importante a iniciativa, por ser uma oportunidade para os servidores terem mais acesso às informações sobre o câncer de mama.
“O Poder Judiciário está engajado nessa causa. É muito importante promover encontros que abordem essa temática. Muitas vezes temos uma noção muito genérica sobre o câncer, e agora temos a oportunidade de conhecê-lo e tomar melhores precauções”, afirmou o desembargador Joaquim Figueiredo.
As palestras foram proferidas pela psicóloga Caroline Freire, e pela médica Giovana Costa Borba, que falaram, respectivamente, sobre “Aspectos psicológicos da pessoa com câncer de mama: um novo desafio” e “Prevenção do câncer de mama”.
Durante o evento, servidoras do TJMA puderam entender um pouco mais sobre a campanha os sintomas, os fatores de risco e as maneiras de detectar e prevenir a doença, assim como saber os reflexos psicológicos que atuam diretamente nas pessoas quando elas são obrigadas a aprender a conviver com o câncer e o equilíbrio emocional que devem manter para fazer o tratamento.
fonte; tjma.jus.br