Logo

Novos Ônibus São Entregues Para os Usuários em São Luís

Os novos ônibus apresentados ontem na praça Maria Aragão (Foto: Divulgação)
Mais 24 ônibus novos ônibus foram entregues ontem pela Prefeitura de São Luís para serem usados no Sistema Integrado de Transporte (SIT) da capital maranhense. A entrega acontece dias após O Estado ter mostrado, na edição do dia 9, que a promessa para a aquisição dos 500 novos coletivos ainda não foi cumprida.
A entrega dos novos veículos aconteceu durante a manhã na Praça Maria Aragão, no centro cidade, contando com a participação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, do presidente do Sindicado das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), José Luís Medeiros, além de outras autoridades.
Operação – A previsão é que os novos coletivos comecem a entrar em operação ainda este mês na cidade. Antes disso, eles devem passar pelos processos de emplacamento e vistoria no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran).
Na lateral dos coletivos consta a data de fabricação deles. Eles também foram pintados de forma padronizada, com as cores cinza e azul, contendo ainda o brasão de São Luís na lateral. Esse passa a ser o visual padrão dos novos ônibus que começarão a circular na capital maranhense de acordo com a Portaria n.º 828/2015.
Ainda ontem foi apresentado o ônibus bidirecional, com portas de embarque e desembarque de passageiros nas duas laterais. Com aproximadamente 15 metros, o veículo tem capacidade para transportar 130 passageiros sendo 38 sentados e 92 em pé. Ele entrará em fase de teste que definirá o custo/benefício de inserir o veículo na frota de transporte coletivo de São Luís.
“Essa é a renovação que o prefeito determinou que implantássemos na cidade de São Luís. Com certeza ela vai dar uma mobilidade e um conforto maior para os usuários de transporte da cidade”, disse o secretário Canindé Barros.
Em 2014, após o término da paralisação dos rodoviários, a prefeitura informou que até o fim de 2015 a capital maranhense contaria com 500 novos coletivos, sendo que os primeiros 250 seriam entregues até o fim de janeiro e o restante até o fim do ano passado, após o processo licitatório que também deveria ter sido realizado ano passado, contudo isso não aconteceu. Na edição do dia 9, O Estado mostrou que a promessa ainda não foi cumprida.
Os 250 foram entregues com atraso. O restante ficou para esse ano, após a licitação. “Nós temos que aguardar essa licitação para que possamos fazer o complemento da frota renovada. Essa renovação vem com a implantação da licitação”, disse o titular da secretaria de trânsito e transportes da cidade.
Audiência – Na quarta-feira, dia 20, será realizada uma audiência pública convocada pela Prefeitura de São Luís que terá como foco a licitação do transporte público, que vai selecionar as empresas para administrar o sistema de transporte da cidade. Esta é a segunda audiência promovida para discutir o sistema e vai acontecer a partir das 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama.
Durante a audiência serão discutidos temas ligados ao sistema de transporte de maneira geral. A ideia é informar, explicar e tirar as dúvidas do cidadão sobre a licitação, os deveres das empresas e o funcionamento do sistema. Na ocasião será apresentado um novo modelo de sistema que a prefeitura deseja colocar em prática.
Entre as medidas do novo sistema estão a elaboração de regras e obrigações a serem cumpridas pelas empresas concessionários do serviço. Entre estas, manter 100% da frota em atividade e a aquisição de ônibus em condições de segurança e conforto nas ruas para servir a demanda.
“Nós temos uma licitação que ocorrerá ainda este ano. Após a audiência nós vamos licitar, ou seja, lançar o edital com regras claras para que as empresas possam participar. Após a finalização do certame vamos ter um novo sistema de transporte de qualidade na nossa cidade”, explicou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Números
24 ônibus foram entregues ontem.
750 mil pessoas aproximadamente utilizam o sistema de transporte coletivo da cidade.
Fonte: oestadodomaranhao/imirante.com.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • Gráfica e Editora Mearim – Pedreiras

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz