O Governo do Maranhão está acompanhando junto ao Banco do Brasil (BB) a reabertura de agências bancárias em cidades do Maranhão. Nesta segunda-feira (27), o Secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, esteve conversando com a superintendência do banco no Estado.
Nos últimos meses, em 14 agências houve casos de sinistro, o que resultou no fechamento dos estabelecimentos. Segundo o gestor da pasta da Indústria e Comércio (Seinc), o fechamento de postos de atendimento e de bancos em municípios maranhenses, resulta em prejuízos ao comércio local, já que muitos procuram outras alternativas para realizar as movimentações bancárias fora dessas cidades.
“Muitas entidades empresariais têm nos procurado, na tentativa de mediar o problema. O Governo está acompanhando a situação, investindo em segurança e em ações preventivas. Nosso diálogo com o Banco do Brasil é no sentido de ajudar a restabelecer agências e postos bancários para atender toda a população”, enfatizou o secretário.
De acordo com o Banco do Brasil, ainda em 2016, as agências e postos do banco vão voltar a funcionar no Estado. O superintendente regional da instituição no Maranhão, Ingo Kobarg, explica que muitas agências ficaram destruídas e que por isso, estão demorando um pouco mais para serem entregues. Ele ainda disse, que o Governo tem desempenhado um papel crucial para a reativação destes locais.
“A gente percebe a preocupação do Governo, no sentido de tentar restabelecer o funcionamento dessas agências no estado. Estamos trabalhando em conjunto, no sentido de melhorar e reforçar os aspectos em segurança. Mas, para a reabertura dessas agências, requer vários sistemas de segurança, que procuramos em lugares específicos, que atrasa um pouco as obras. Mas, 14 agências sinistradas no estado, devem voltar a funcionar em meados de 2016”, ressaltou.
Reabertura
As agências bancárias de cidades como Santa Luzia, Lima Campos, Santo Antônio dos Lopes, Igarapé Grande e Colinas, devem voltar a funcionar em agosto. Já nos municípios de Grajaú, Paulo Ramos e Amarante do Maranhão, as obras já estão concluídas.
O BB está aguardando apenas a chegada de máquinas para a volta dos trabalhos.
Rogério do PT (camisa mangas compridas) e comitiva
A declaração do petista, foi feita durante uma entrevista concedida, hoje (27) ao programa “Tribuna 101”, na Rádio Cidade FM de Pedreiras. Mas, segundo Rogério do PT, novas candidaturas vão dá um novo rumo na conjuntura política do município, somente assim, segundo ele, as pessoas poderão avaliar quem será o melhor para Pedreiras.
Rogério, disse acreditar que o prefeito Totonho Chicote, tenha 25%, a favor nestas eleições, mas segundo ele, existem prefeitos que nem esse percentual chega a ter. Indagado sobre a saída do G5, Rogério disse que foi por causa de uma resolução Nacional, e em decorrência do “golpe” à Presidenta Dilma, e tudo isso dificulta a coligação com partidos que deram apoio ao chamado “golpe”, mas não descartou uma aliança, mesmo assim.
Quanto à candidatura própria pelo Partido dos Trabalhadores, o petista disse que está à disposição, como muita ousadia, determinação, e muita coragem. E disse que não tem medo de disputar uma eleição, uma vez que seu projeto, é o mesmo projeto da classe trabalhadora, que engloba vários segmentos da sociedade pedreirense, pois, ninguém sozinho vai a lugar nenhum. Rogério deixou bem claro que não pretende fazer aliança com o atual governo, mas até mesmo com o Solidadriedade, existe uma possibilidade de união, mas desde que os dois presidentes estaduais sentem pra conversar.
Pré-candidatos a vereador
Rogério do PT, destacou durante a entrevista a participação de alguns pré-candidatos a vereador, entre eles estão; a ex-secretária de Assistência Social, Ana Kátia e a ex-gestora da URE, professora Cláudia Brasil. Ao todo são 06 mulheres e 14 homens pretensos candidatos à sucessão legislativa.
Ao final, Rogério do PT, reforçou o nome da professora Cláudia Brasil, que poderá ser pré-candidata vice – prefeita.
“A gente quer construir esse debate, de ideias. Pois toda reunião que a gente vai, a população cita; o problema da água, segurança, assistência social, que infelizmente regrediu no município de Pedreiras, onde Ana Kátia implantou 100% dos programas sociais que garantiram os recursos na casa das pessoas, que não tinham recursos. A assistência social foi um grande foco do governo do ex-prefeito Lenoílson. saúde e educação. Se por ventura, nessa coligação nós tivermos um candidato, assim como, que tem como prioridade essa política pública, com certeza nós faremos uma coligação que Pedreiras sonha e deseja“. Finalizou o pré-candidato a prefeito, Rogério do PT.
Policiais da 12ª CIA, na cidade de Zé Doca, comandada pelo Major QOPM Fábio Aurélio, prenderam na manhã desta segunda-feira Francisco Magno Negídio Lima da Costa – alcunha” Magno da Van”, suspeito de estupro de vulnerável na cidade de Pedreiras, o mesmo encontrava-se com um mandado de prisão em aberto e a guarnição de serviço composta pelo sgt Araújo, Sd Araújo e Sd Harllon efetuaram sua prisão após ser reconhecido por um dos integrantes da guarnição.
A delegada da mulher, Marília Vasconcelos, confirmou ao Blog, a prisão de Magno Negídio Lima da Costa, vulgo “Magno da Van”, em Zé Doca – MA. Ele é acusado do crime de pedofilia, e estava foragido, por delito praticado contra M.C.F.M.S. e M.H.F.M.C.
Magno, teve a prisão decretada em Março de 2014. No dia 06 de abril de 2015, a Juíza titular da segunda vara da comarca de Pedreiras, Drª Ana Gabriela Everton, mandou citar o acusado, que não sendo encontrado pelo oficial de justiça, e nem ter se apresentado, foi considerado fugitivo.
O acusado deverá ser transferido para Pedreiras, e ficará á disposição da justiça.
imagem divulgação – Centro de Juventude Canaã será inspecionado nessa terça, 28
Inspeção que acontece nessa nessa terça-feira, 28, às 12h, no Centro de Juventude Canaã (Vinhais), marca o encerramento das inspeções realizadas pela 2ª Vara da Infância e da Juventude da capital a estabelecimentos de internação de adolescentes em conflito com a Lei localizados na Comarca da Ilha.
Comandadas pelo juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Filho, atualmente respondendo pela Vara da Infância, as inspeções contam com a participação da equipe psicossocial da unidade.
O início do trabalho se deu no último dia 14, quando a equipe esteve visitando o Centro de Juventude Florescer, no Turu. Em seguida foi a vez do Centro de Juventude Alto da Esperança (Alto da Esperança), Sítio Nova Vida (Paço do Lumiar) e Centro da Juventude Eldorado e Casa de Semiliberdade Nova Jerusalém, ambos no Turu, no dia 22 de junho.
Entre os aspectos a serem observados quando da visita dos técnicos aos estabelecimentos, as condições do local de internação, como o menor está na unidade, o processo desse menor e cumprimento dos padrões exigidos para as unidades (alimentação e estadia são alguns deles), entre outros.
Superlotação – Falando sobre o observado nas unidades já visitadas, o juiz Reginaldo de Jesus afirma que “existe um pouco de superlotação nas unidades”. Segundo o magistrado, o problema é “quase geral. Muitas unidades quase sempre trabalham no limite de sua capacidade ou acima desse limite”, afirma.
Para o juiz, a construção de unidades de ressocialização principalmente no interior do Estado, além de desafogar as unidades já existentes proporcionaria aos adolescentes internados ficarem próximos as suas (deles) famílias.
Citando o Centro de Juventude Canaã, o juiz observa que “mais da metade dos adolescentes internados na unidade – cerca de 100 (a capacidade é de 40 internos) são do interior do Estado.
Internação definitiva – Outros problema detectado pelo magistrado é a permanência de adolescentes com internação definitiva nas unidades, cujo caráter é de internação provisória. Isso devido à falta de vagas nas unidades de internação definitiva. Segundo o magistrado, só no Canaã seriam 20 (vinte) adolescentes nessa situação.
As condições do Centro de Juventude Canaã e dos adolescentes internados na unidade serão conhecidas amanhã, quando da visita da equipe da Vara à unidade. O resultado da inspeção a esse Centro e às demais unidades de internação de adolescente em conflito com a Lei será conhecido quando da elaboração de relatório final a ser elaborado pela Vara.
Secretário de Administração de Pedreiras, Patrício Oliveira, e o Assessor Jurídico, Dr. Adalberto Pessoa, no Studio da Rádio Cidade FM
Alguns candidatos que participariam ontem (26) do seletivo de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde em Pedreiras, se sentiram lesados quando chegaram durante o período vespertino, dentro do horário previsto conforme o cartão do candidato, que as provas seriam realizadas a partir das 14:30h, enquanto muitos estavam sabendo que o horário certo seria exatamente às 09h. Por esse motivo, os candidatos que ficaram sem fazer as provas procuraram o hoje(27) o Ministério Público, que deverá tomar as medidas cabíveis para punir os culpados.
O Secretário de Administração do Município de Pedreiras, Patrício Oliveira, foi ao programa “Tribuna 101”, e explicou o que teria acontecido, não se esquivou de confirmar com os comentários, que os candidatos que não fizeram as provas, foram lesados, por isso, juntamente com o jurídico da prefeitura deverá buscar uma solução junto ao Ministério Público para não deixar ninguém no prejuízo.
Patrício Oliveira disse que a empresa responsável pelo seletivo, terá que se pronunciar para explicar o erro, mesmo tendo à frente a Secretaria de Saúde, responsável pelo seletivo. O Secretário de Administração, reconhecendo a falha da empresa, disse ainda, que o Município não foi negligente, e ao tomar conhecimento do horário errado, tomou as providências, tanto é que, segundo Patrício Oliveira, foi divulgada uma nota retificando, mas infelizmente nem todos os candidatos tiveram acesso à nota.
Ao final da entrevista, Patrício pediu calma, desculpa, e reforçou que ninguém será prejudicado, mas que só irá se pronunciar sobre uma decisão aplausível, depois da conversa que terá com a representante do Ministério Público, a Drª Marina Carneiro Lima de Oliveira.
Projeto baseado no diálogo com as diversas classes e camadas da sociedade de Trizidela do Vale, assim o grupo liderado por Kariádine Maria desponta rumo as eleições municipais. Na manhã de sábado (25), um café da manhã foi promovido pelo grupo de Kariádine junto a pastores de diversas igrejas evangélicas.
Kariádine durante conversa com os evangélicos em Trizidela do Vale – MA
“Iniciamos um bom diálogo com os Pastores da nossa querida Trizidela. Com serenidade e responsabilidade, apresentamos aos Pastores nossa proposta de uma gestão Competente e PARTICIPATIVA e que verdadeiramente torne TRIZIDELA uma cidade de todos nós”, explicou Kariádine.
Pré-candidato a vice Prefeito, Ronaldo Medicamento participou do encontro com os evangélicos
Participaram do café da manhã representantes das Igrejas Assembleia de Deus Missão, Assembleia de Deus Madureira e Igreja Batista.
Lionel Messi disse após a derrota para o Chile, neste domingo (26), que não joga mais pela seleção argentina.
“É muito difícil, é um momento duro para qualquer análise. No vestiário pensei que a seleção acabou para mim, não é para mim”, afirmou o jogador na zona mista do estádio em Nova Jersey, nos EUA.
Esta foi a sétima vez que Messi falhou com a camisa Argentina. Nas Copas do Mundo, o atacante perdeu em 2006, 2010 e 2014. Na Copa América já foram quatro decepções —2007, 2011, 2015 e 2016.
“É para o bem de todos. Não estamos satisfeitos com chegar à final e não ganhar. Eu tentei muito ser campeão com a Argentina. Não deu”, completou.
Goleiro da seleção, Sergio Romero acredita que a afirmação do companheiro de equipe foi um impulso.
“Creio que Leo [Messi] falou no calor do momento, porque nos escapou uma clara possibilidade”, disse. “Trataremos de levantar a cabeça e estar inteiros paro o que vier. Não penso na seleção sem Messi”, finalizou.
O astro do Barcelona perdeu um pênalti que foi crucial para o placar final. Messi foi o primeiro a bater pela Argentina logo depois que o Chile havia desperdiçado a cobrança. O argentino poderia ter colocado a Argentina na frente e dado confiança para os próximos batedores.
“Lamentavelmente o que mais dói é por Leo [Messi] pelo pênalti. É a pior vez que o vi em um vestiário”, revelou Sergio Aguero, atacante do Manchester City.
Pela seleção Argentina, Messi fez 113 partidas e marcou 55 gols. Nesta Copa América Centenário, o jogador se tornou o maior artilheiro da história da Argentina, ultrapassando Batistuta.
Flávio Braga – Advogado e Analista Judiciário do TRE/MA
O artigo 11, § 5º da Lei das Eleições dispõe que até o dia 15 de agosto, os tribunais de contas devem tornar disponíveis à Justiça Eleitoral relação dos que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado.
De acordo com a nova redação do artigo 1º, inciso I, alínea g, da Lei Complementar nº 64/90 (Lei das Inelegibilidades), não basta que a questão esteja submetida à apreciação do Poder Judiciário, devendo, sim, estar suspensa ou anulada por decisão judicial.
Devem constar nessa relação os nomes dos gestores e responsáveis cujas contas houverem sido julgadas irregulares ou desaprovadas nos 8 anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.
Advirta-se que a redação atual do artigo 1º, inciso I, alínea g, da Lei das Inelegibilidades, exige expressamente que as contas tenham sido rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, ou seja, é indispensável que a “decisão condenatória” evidencie, nos autos da prestação de contas, a ocorrência de dano ao erário para a caracterização da referida causa de inelegibilidade.
Por exemplo, se a decisão do tribunal de contas impuser ao gestor apenas o pagamento de multa (sem imputação de débito e consequente ressarcimento ao erário), ele não estará incurso na causa de inelegibilidade em tela. Portanto, ele estará plenamente elegível, embora o seu nome conste na “lista de inelegíveis”.
Na verdade, no mundo jurídico não existe essa tal “lista de inelegíveis”, porquanto a simples inclusão do nome do agente público nesse rol não acarreta a sua inelegibilidade, por se tratar de procedimento meramente informativo. A boa hermenêutica recomenda que se analise caso a caso.
Com efeito, somente a Justiça Eleitoral possui competência para decretar a inelegibilidade de alguém. Assim, pelo fato de constar na famigerada lista não significa que o indivíduo já possa ser considerado inelegível por rejeição de contas públicas.
Com fundamento nessa listagem e nos documentos comprobatórios da prática de irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, o Ministério Público Eleitoral e os demais legitimados (partidos políticos, coligações e candidatos) podem propor a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC).
O ajuizamento da ação impugnatória com esteio na rejeição de contas públicas faz parte da disputa política e da necessidade de depuração do rol de candidaturas. A prática eleitoral tem-nos mostrado que a rejeição de contas públicas é a causa de inelegibilidade arguida com maior frequência nos juízos e tribunais eleitorais e que tem provocado os embates jurídicos mais acalorados nas últimas eleições.
As três últimas pesquisas de intenção de votos nas eleições de São Luís mostram uma forte disputa entre os três principais candidatos a prefeito – Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP) – que torna quase impossível afirmar quais deles seguirão a um segundo turno, uma questão que parece já resolvida na disputa na capital maranhense.
Os números dos institutos Econométrica, Exata e Prever são praticamente idênticos para todos os candidatos, com diferenças mínimas entre um e outro. Apesar da posição nominal de cada um, é possível afirmar – aplicando os pontos das margens de erro de cada instituto – que tanto Eliziane quanto Edivaldo e Wellington podem estar em primeiro lugar; ou em terceiro, ficando fora da segunda rodada de votações.
A pesquisa Econométrica, divulgada por O Estado no final de semana dos dias 11 e 12 de junho aponta, no principal cenário, Eliziane Gama à frente, com 24,3% das intenções de voto, seguida por Edivaldo Júnior, com 20% e Wellington em terceiro lugar, com 16,9%.
Uma semana depois, a TV Guará divulgou pesquisa do Instituto Exata, que apontou, no principal cenário, empate rigoroso entre Eliziane Gama e Edivaldo Júnior, na casa dos 23%, com Wellington do Curso logo atrás, com 18%.
Esta semana foi a vez do Instituto Prever, cuja pesquisa foi divulgada pela TV Difusora e pelo blog do Neto Ferreira. Na metodologia do instituto, Eliziane aparece com 20,6%, Edivaldo com 19% e Wellington com 18,2%.
Margem de erro
A margem de erro das três pesquisas também é parecida. Apenas na pesquisa Exata, esta margem chega a 4 pontos percentuais. Significa que, qualquer um dos candidatos, pode ter membros quatro ou mais quatro em relação ao índice nominal divulgado.
Um exemplo: Eliziane Gama que registrou 23%, pode ter, na verdade, apenas 20%; ou pode estar com 27%. O mesmo vale para Edivaldo Júnior. No caso de Wellington, que registrou 18% das intenções de voto, pode ser que ele tenha apenas 15%; ou pode estar com 21%. Significa, portanto, num dos cruzamentos da margem de erro, que ele possa estar á frente, tanto de Edivaldo quanto de Eliziane Gama.
A mesma regra pode ser aplicada nos levantamentos da Econométricva, que registrou margem de erro de 3,1 pontos percentuais; e na pesquisa Prever, cuja margem de erro é, também de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.
É diante deste quadro que se pode chegar à conclusão de que nenhum dos candidatos pode, hoje, considerar-se favorito na disputa. E qualquer um destes três, pode ficar fora de um eventual segundo turno. Este sim, já garantido em todos os levantamentos já realizados e registrados no Tribunal Regional Eleitoral.
O SOBE E DESCE DE CADA PESQUISA
Econométrica Índice nominal Margem para mais Margem para menos
Eliziane Gama 24,3% 27,4% 21,2%
Edivaldo Júnior 20% 23,1% 16,9%
Wellington 16,9% 20% 13,8%
Instituto Exata Índice nominal Margem para mais Margem para menos
Eliziane Gama 23% 27% 19%
Edivaldo Júnior 23% 27% 19%
Wellington 18% 22% 14%
Instituto Prever Índice nominal Margem para mais Margem para menos
Eliziane Gama 20,6% ¨23,7% 17,5%
Edivaldo Júnior 19% 22,1% 15,9%
Wellington 18,2% 21,3% 15,1%
Mais
Os números das pesquisas já registradas em São Luís também definem quem pode e quem já perdeu o timming para chegar ao mesmo patamar de disputa dos três principais candidatos. Neste time estão nomes como Rose Sales (PMB), Fábio Câmara (PMDB), Bentivi (PHS) e Eduardo Braide (PMN). De todos, o que mais apresentou potencial de alcançar os dois dígitos foi Braide, que, incluído em apenas duas pesquisas, já registrou índices de quase 5% nas intenções de voto. O parlamentar espera chegar aos índices registrados por Bira antes da propaganda na TV. Por quem entende ele, é a partir dali que as coisas começam a se reacomodar.
Votos de Castelo favorecem Wellington
Ausência do deputado federal tucano, que aparecia terceiro lugar, favoreceu o candidato do PP, que agora tem praticamente os seus índices.
João Castelo
A deputada Eliziane Gama comemorou fortemente a adesão do PSDB à sua candidatura, no mês de maio. Entendida a parlamentar que, sem a presença do deputado federal João Castelo, que polarizava a segunda colocação com o prefeito Edivaldo Júnior, na casa dos 17% de intenção de votos, iria favorecê-la a ponto de se distanciar ainda mais do adversário pedetista.
Os números das últimas três pesquisas registradas mostram o contrário: realizados já após a definição do PSDB pela candidatura de Eliziane, os levantamentos mostram que o principal beneficiário da saída de Castelo foi o deputado estadual Wellington do Curso.
Citado pela primeira vez em abril, em pesquisa do Instituto Escutec, também divulgada por O Estado, Wellington apareceu com mais de 8%, no mesmo patamar do ex-candidato Bira do Pindaré (PSB), num cenário em que Castelo tinha 12% e Eliziane Gama 26%.
Na primeira pesquisa sem Castelo, Wellington, a da Econométrica, Wellington chegou a quase 17%, enquanto que Eliziane caiu, ainda que de forma residual, para a casa dos 24%.
Aí vieram os levantamentos da Exata e da Prever, e consolidaram a presença de Wellington como principal adversário de Edivaldo Júnior pela segunda posição, substituindo João castelo.
A explicação estaria no fato de que os eleitores que optavam por Castelo – mesmo tendo ele deixado a prefeitura, em 2012, com alto índice de desgaste – estão naquela faixa que não querem nem Edivaldo e muito menos Eliziane.
Optaram então por uma terceira via sem tradição política, sem rejeição e com histórico de sucesso empresarial.
É possível que a ascensão de Wellington seja uma bolha, pronta para ser estourada durante a propaganda na TV, a partir de agosto. Mas pode ser que La se transforme em onda, levando o deputado a patamares ainda mais altos.
Resta aos demais candidatos tentar estourar a bolha ou barrar a onda, missões difíceis a esta altura da disputa.