Logo

Pedreiras: Após tomar conhecimento de um vazamento do possível rompimento com o prefeito Antônio França, vice-prefeito se manifesta

Nenhum jornalista é forçado a identificar ou entregar sua fonte de informação. Sobre a notícia enviada ao Blog, que o vice-prefeito Éverson Veloso teria rompido com o prefeito Antônio França, mesmo depois da nota divulgada pelo vice-prefeito, a fonte continua afirmando com todas as letras que isso de fato aconteceu, mas a situação já está tomando outro rumo, após a notícia chegar ao conhecimento do público.

A assessoria do  prefeito Antônio França, disse que o administrador irá se manifestar e explicar o que de fato aconteceu.

Não somos e jamais seremos irresponsáveis de divulgar boatos.

Sobre a preservação da fonte:

A prerrogativa jornalística em utilizar o sigilo da fonte foi uma inovação trazida pela Lei de Imprensa, nos seus artigos 7º, caput e 71, ao disporem que será assegurado e respeitado o sigilo quanto às fontes ou origem de informações recebidas ou recolhidas por jornalistas, rádio repórteres ou comentaristas, os quais não poderão ser compelidos ou coagidos a indicar o nome de seu informante ou a fonte de suas informações, não podendo seu silêncio, a respeito, sofrer qualquer sanção, direta ou indireta, nem qualquer espécie de penalidade.

Essa proteção jornalística também foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988 ao estabelecer que é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional (artigo 5º, inciso XIV).

Segundo Celso Mello, o texto constitucional intensificou, ainda mais, a ideia de que o sigilo da fonte é um “dos valores essenciais à preservação do Estado Democrático de Direito, além, de ser uma garantia básica de acesso à informação”.

Outro dispositivo que trata do sigilo da fonte é o Código de Ética dos Jornalistas Profissionais do Brasil, aprovado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). No artigo 8º, ficou estabelecido que, sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem da identidade de suas fontes de informação. Até o projeto da nova Lei de Imprensa contempla o anonimato do fonte, no artigo 10, parágrafos 4º e 5º.

Benedito Luiz Franco explica que, ao garantir o sigilo da fonte jornalística, o ordenamento jurídico está agindo em favor da própria coletividade e da ampla pesquisa dos fatos ou eventos. Assim, se o sigilo não existisse, o acesso à informação estaria seriamente comprometido e “fatos de grande relevância não seriam dados ao conhecimento do público em geral”.

Para Freitas Nobre, o segredo jornalístico é uma “exigência social, porque ele possibilita a informação mesmo contra o interesse dos poderosos do dia, pois que o informante não pode ficar à mercê da pressão ou da coação dos que se julgam atingidos pela notícia”.

Mesmo antes de levar essa informação ao público, o  Blog, como sempre fez, procurou as duas partes, sendo que, não obteve retorno. Somente agora, após acompanhar a postagem, o vice-prefeito Éverson Veloso enviou ao Blog seu esclarecimento, direito que tem, assim, como qualquer um de explicar o que de fato está acontecendo ou aconteceu.

Veja a nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Boa noite à população de Pedreiras, fui surpreendido há poucas horas sobre uma informação veiculada sobre o meu rompimento com o governo Antônio França. Fiquei surpreso tanto pela informação quanto pelas possíveis fontes divulgadoras de boato.

De fato, tenho tido muitas divergências e insatisfações com a atual administração; mas nada que me levasse, no momento, a uma ruptura

Como todos são sabedores, a minha intenção ao associar meu nome à chapa França-Everson, foi e é com a intenção de somar em prol de nossa amada cidade.

De modo que se este fato um dia vier a acontecer, certamente; da mesma forma como estou agora justificando, terei a hombridade de vir a público informar. Creio que a união com o povo e todos os segmentos sociais é o ponto que nos fortalece, e não a divisão. Em qualquer divisão é sempre a cidade e seus avanços que perdem, como já vimos em governos anteriores. Sendo assim, somente direi que rompi com o governo, quando forem esgotadas todas as possibilidades de gerir Pedreiras conjuntamente, fato que ainda não ocorreu. Desentendimentos, insatisfações ocorrem em qualquer esfera, mas enquanto houver possibilidade de somar, de unir, de fortalecer, da minha parte haverá diálogo e consenso.

EVERSON VELÔSO

Vamos aguardar o pronunciamento do Prefeito, nesta segunda-feira (19).

Agora há pouco o vice-prefeito confirmou presença no programa Portal da Cidade, onde irá explicar tudo o que aconteceu.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz