Pedreiras: Comissão da CPL será convocada para prestar esclarecimento sobre processo licitatório

Plenário da Câmara de Vereadores de Pedreiras – MA/Foto: Sandro Vagner

Ontem (23), os Vereadores de oposição, Robson Rios, Adonias Quineiro, Sérgio Profiro e Elcinho Gírio tinham certeza que um dos 09 (nove) colegas iria assinar o requerimento que pede a abertura de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar uma suposta licitação em nome da empresa Moura Construções Eireli, que tem como representante legal, segundo consta no Diário Oficial do Município, o ex-secretário de esportes de Pedreiras, Raimundo Nonato de Moura “Natinho” vencedor do certame no valor de R$ 515.211,50 (quinhentos e quinze mil, duzentos e onze reais e cinquenta centavos), para fornecer materiais de jazida (lateríticos – Piçarra e argila/barro) mas, para descontentamento do quarteto, foi colocado em votação, apenas a convocação da equipe da CPL, incluindo pregoeiro e o advogado, para responder perguntas dos vereadores e do público, na próxima Sessão (30/04). Mesmo com abstenção dos vereadores de oposição, a convocação foi aprovada.

A cobrança de mais uma assinatura para abertura da CPI, gerou uma grande discussão em plenário, que obrigou o Presidente da Casa, Vereador Bruno Curvina autorizar que o som dos microfones da mesa fosse cortado.

Foto: Sandro Vagner

Foram vários temas importantes que foram discutidos aqui, e com certeza, a gente entende a colocação no momento de euforia, alguns vereadores se exaltaram e a gente teve que usar da prerrogativa da presidência para amenizar a situação, e graças a Deus ocorreu tudo dentro dos conformes, e o regimento foi mantido, e conseguimos concluir a Sessão, sendo que, ficou decidido a convocação da CPL, o pregoeiro e o advogado, para na próxima segunda-feira (30), estarem aqui, inclusive, essa foi a maneira mais interessante que e a gente achou pra que fosse dado todo o direito de ampla defesa do Município, não quer dizer que não irá ter CPI, essas pessoas podem muito bem serem convocadas na segunda-feira (30), e na outra outra segunda-feira (07/05), virem para uma CPI, nada impede disso.” Disse o presidente vereador Bruno Curvina.

A aprovação da presença dos integrantes da CPL – Comissão Processante de Licitação, foi contestada pelo vereador Robson Rios.

Vereador Robson Rios/Foto: Sandro Vagner

Eu me abstive, assim como os demais vereadores da oposição à essa votação, porque eu entendo que é só pra protelar a coisa, ou seja, apenas para empurrar com a barriga. Eu coloquei aqui, eles querem falar pra quem? nós vereadores queremos ouvi-los, mas na CPI, por que ali são obrigados a falar, não podem faltar com a verdade, são obrigados a comparecer. Os vereadores da situação já estiveram com eles, inclusive a gente sentiu, que de certa forma, eles já se sentiram convencidos! então, vão falar pra quem? quem não deve, não teme.” Falou o vereador Robson Rios.

Líder do governo na Câmara, o vereador Filemon Neto lamentou a situação que chegou a causar bate-boca em plenário.

Eu até fiquei triste com algumas colocações de alguns vereadores,ai, está num parlamento livre, democrático. são 13 (treze) vereadores, a maioria decide o que fazer aqui, nessa casa, não são quatro vereadores que vão decidir descer de goela abaixo, que a gente deva fazer ou não. Não entendi por que esses quatro vereadores que assinaram pedido de CPI, ficaram tão surpresos com essa decisão nossa.A convocação está no regimento interno, foram convocados, eles têm que se explicar, inclusive, pra eles também (vereadores de oposição), tirar todas as duvidas dos vereadores, e, não é pra mostrar pra essa Casa, aqui não! é mostrar explicação para o povo de Pedreiras.” Concluiu

Foto: Sandro Vagner

A galeria ficou lotada. Representantes de diversos setores da sociedade foram prestigiar a sessão dos parlamentares pedreirenses.

Deixe uma resposta