
Agora há pouco, aconteceu uma reunião que contou com as presenças dos Prefeitos de Trizidela do Vale, Fred Maia; de Pedreiras, Antônio França; Deputado Estadual Vinícius Louro, Corpo de Bombeiros; Coordenadores da Defesa Civil e o representante da Gerência Regional de Saúde, Hermínio Veloso Júnior, para discutirem uma determinação, segundo informações do DENOCS de Fortaleza, para abrir a válvula dispersora da Barragem do Rio Flores, devido o grande volume de água represada, para evitar que o escoamento seja feito pelo vertedouro, que não terá capacidade de ser controlado.
Segundo informações do Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, que participou do Programa J9 Notícias, apresentado por Coutinho Neto, no canal 09, ele teria entrado em contato com o pessoal do DENOCS do Piauí, que disse não saber dessa determinação. Na tarde desta quinta-feira (12), uma comitiva irá até a barragem para falar com o responsável pela manutenção, para saber como isso irá proceder.

Fred Maia afirmou que esse processo terá que ser feito e pediu para que as famílias em área de risco se programem para qualquer emergência. Ele disse temer que a água chegue a sangrar pelo vertedouro, informado que falta apenas um metro para isso acontecer. Mas que ninguém se preocupasse, pois a água que será liberada através da válvula dispersora será controlada, e, que chegará em Pedreiras e Trizidela do Vale horas depois.
A situação é preocupante, mas não assustadora. Que todos fiquem atentos para o volume de água do Rio Mearim, que irá aumentar após o processo de liberação na Barragem do Flores.