Logo

Pedreiras e as Enxurradas – Por Cecé Bulhão

Cecé Bulhão

Muitas opiniões estão circulando em nosso meio por conta das enxurradas. Algumas delas imputam ao Prefeito atual a culpa dos malfeitos, outras o isentam.

Nesta linha de raciocínio vamos repetir o obvio: todos são culpados, Prefeito, ex-Prefeitos e nós, a população.
Imploro aos deuses que perdoem a minha insolência, mas a única culpa que nos cabe, é de ter feito escolhas erradas e colocado homens incapazes de administrar e zelar por nossa querida Pedreiras.
Durante o governo do Prefeito Pedro Barroso, em todos os meses que antecedia a época das chuvas, o Igarapé São Francisco era desobstruído dos principais resíduos ali depositados, fosse qual fosse a sua natureza. Ademais, todos os bueiros e canais eram devidamente limpos. Atualmente, não se vê esse método de trabalho. A despeito dos parcos recursos de outrora, foi durante sua gestão que executamos o muro de contenção na Rua do Tamarindo, assim como ampliamos o Revestimento do Canal do Igarapé São Francisco, obra essa iniciada pelo DNOS.
No ano de 1998 nosso município tinha por Prefeito Edmilson Filho, naquela ocasião fui contratado para elaborar projetos nas mais diversas áreas da Administração Municipal e assim procedendo, apresentamos, entre outros, à Secretaria de Rec. Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, dos Rec. Hídricos e da Amazônia Legal um projeto de canalização do Riacho São Francisco, que é o nosso principal canal de drenagem de águas pluviais, sem ter havido quaisquer resultados favoráveis ao Município de Pedreiras.
Em janeiro de 2009, encaminhei ao Prefeito Lenoilson Passos, assim como a 2ª Promotoria de Justiça de Pedreiras/Ma, um oficio conclamando a Administração Municipal a regulamentar a Lei do Plano Diretor e as leis acessórias, tendo em conta a não existência das regulações dos códigos municipais e que visam dar ao Administrador Municipal mecanismos de planejamento e de ordenamento urbano. Fiquei sem respostas.
Outras tantas vezes, sem compromissos de quaisquer natureza, alertei nesta e na Administração anterior, da necessidade de elaborar um planejamento de drenagem urbana de modo a minimizar os impactos decorrentes das chuvas fortes que ocorre todos os anos em nossa cidade. Ficou o dito pelo não dito. E, assim, vamos navegando conforme o andar das águas abençoadas.

11 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Parabéns ao autor pelo texto.
    Essa sim foi uma reflexão inteligente.
    O Município precisa trabalhar, fazer mais pela cidade. Assim como todos nós devemos, é claro.

  2. Anônimo disse:

    Dr. Alan foi mais convincente.

  3. Anônimo disse:

    Um belo texto?????

  4. Anônimo disse:

    O autor se expressou bem, no entanto gostaria de fazer menção que não cabe só ao poder público, mais sim a todos nós cidadãos, mais principalmente ao poder público aos deputados, prefeitos e vereadores que são remunerado para trabalhar, no entanto não fazem nada, e quem sofre e a população.

  5. Anônimo disse:

    Cecé esteve em quase todos os governos de 30 anos pra CA. Só não no do Raimundo louro. Então tb eh culpado.

  6. Anônimo disse:

    Outra obra de envergadura nesse igarapé só quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas a depender das opções politicas que temos hoje.

  7. Anônimo disse:

    O engenheiro dr. Cece Bulhao tem razão, em parte.
    O Município precisa trabalhar.

  8. Anônimo disse:

    Na verdade,enxurradas acontece há vários anos, e a tendência é piorar,devido a abertura de muitos loteamentos e como consequentemente o assoreamento de vários igarapés que desaguam no Central, igarapé São Francisco.
    Então vai ser muito achar uma saída para esse problema,vamos ter que conviver com essa triste realidade.

  9. Anônimo disse:

    a 20 ou 30 anos atrás, a realidade era outra, nós tinha lagos e igarapés por lados da cidade ,hoje com os loteamentos mal planejados e aterramento dos lagos, acabar nisso…

  10. Anônimo disse:

    Ninguém fala das construções na beira do igarapé onde era a passagem da água ,agora tem mais é invadir as residências tomaram o lugar da passagem das águas com construções vamos fazer o que.

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz