Logo

Pedreiras: Exclusivo: Comissão do Museu Artístico do Maranhão visita Parque João do Vale e anuncia medidas para evitar danos no local

Uma comissão do Museu Artístico do Maranhão, que faz parte da Secretaria de Cultura do Estado , formada pela Gestora Amélia Cunha, Marla Jéssica Campos (auxiliar administrativa do Museu Histórico) e João Aurélio, filho mais novo de João do Vale (Diretor do Memorial João do Vale), esteve na manhã desta terça-feira (07), em reunião com a Diretora do Parque João do Vale, Cleudilene Ramos, para definir estratégias e organização da população que visita o Parque. A reunião contou ainda com o servidor da FUP, Mano Silva.

Fotos e vídeos que circularam nos últimos dias, após a inuaguração do Parque João do Vale, com alguns brinquedos danificados por pessoas sem consciência, foi o motivo principal que trouxe a Comissão para debater o que poderá ser feito e como deverá atuar os servidores do Parque, para evitar mais danos.

Amélia Cunha, que atua como gestora e responsável pela coordenação e organização de todas as casas de cultura, memoriais e pontos de memórias do estado do Maranhão, que estão sob a coordenação do governo do Estado, falou ao Blog:

Amélia Cunha – Gestora do Museu Histórico do Maranhão/Foto: Sandro Vagner

Nossa visita tem a finalidade de ajudar a coordenação do Memorial, como da Biblioteca e da Escola da Música, a montar um cronograma das atividades que vão aontecer nesses três espaços da cultura que estão dentro do Parque. Esses três espaços vão trabalhar em conjunto com a coordenação do Parque, mas eles precisam ter um funcionamento próprio, por que são espaços de pesquisas, são espaço de conservação da memória do João do Vale, da obra dele e, através de uma parceria com o Museu Histórico do Maranhão, que funciona lá em São Luís, a gente consegue fazer pesquisas mais aprofundadas e ajudar na conservação das peças que estão aqui, e criar também um elo com o local aqui, pra começo de uma caminhada para Educação Patrimonial na cidade. A Educação Patrimonial é muito importante para as gerações de agora e para as gerações futuras, porque é um Parque que se pretende que permaneça por muito tempo, inteiro, íntegro nas suas estruturas, mas a população é que precisa também zelar por ele.” Disse a Gestora.

Quanto a visitação ao Memorial Joãoa do Vale, que já está aberto, será organizado um cronograma de visitação. A Biblioteca que também já está aberta com todo seu acervo, também terá um cronograma de visitação e, quanto à Escola de Música, segundo Amélia Cunha, está apenas aguardando a finalização do seletivo dos professores para começar em breve.

Muitos brinquedos já foram quebrados no Parque João do Vale, desde o dia de sua inaguração, que aconteceu sábado (04), foi o que confirmou a Diretora do Parque, Cleudilene Ramos.

Cleudilene Ramos – Administradora do Parque João do Vale/Foto: Sandro Vagner

Realmente, quebraram muitos brinquedos aqui dentro do Parque, que vem acontecendo desde a inauguração. Já consertamos alguns, outros não. As pessoas tem que ter educação de zelar pelo ambiente, porque muitos dos que foram quebrados a gente interditou, mas tem pai colocando a criança no brinquedo interditado, tem adolescentes e adultos que estão usando os brinquedos das crianças, e isso é revoltante pra qualquer pessoa que tem educação aqui dentro dessa cidade. Estou muito revoltada com o que aconteceu, mas a gente tá procurando resolver tudo dentro do mínimo prazo prossível. Já fizemos uma manutenção ontem (06), vamos fazer outra, e estou com algumas ideias pra conscientizar as pessoas, solicitar fiscais voluntários que queiram nos ajudar. Temos um quantitativo ainda muito pouco de monitores, mas estamso resolvendo essa questão para aumentar esse quantitativo; temos que fazer alguns ajustes, mas o principal é a população se conscientizar, colocar na cabeça que esse Parque é nosso.” Ressaltou a Diretora do Parque.

Quanto a parceria com o Município, Cleudilene Ramos disse que está funcionando, inclusive no dia da inauguração com o pessoal da limeza, policiamento, guarda municipal e outros serviços. Segundo Cleudilene, essa ajuda terá que ser constante, pra isso, já marcou uma reunião com a Prefeita Vanessa Maia, para que possa disponibiizar servidores de algumas secretarias para que possam contribuir com o Parque João do Vale.

Apesar desses incidentes, João Aurélio, filho de João do Vale, que é Diretor do Memorial, disse que está muito feliz, tanto ele quanto a família.

João Aurélio – Diretor do Memorial João do Vale/Foto: Sandro Vagner

Esse espaço é  à altura que meu pai deixou, esse legado que ele deixou pra gente, aqui. Espero que o povo de Pedreiras abrace essa causa de conscietizaçao de cuidar desse Parque, desse patrimônio que é nosso. É um Parque que poucos lugares do Brasil tem, com essa estrutura, contando a história do meu pai, com Museu, com Escola de Música e com a Biblioteca, são vários locais em um espaço só, então, a gente tem que cuidar com muito carinho.”

Só nos resta, mais uma vez, pedir a contribuição dos visitantes. Que zelem pelo Parque João do Vale, afinal, é um patrimônio pedreirense.

1 Comentário

  1. Brito Júnior disse:

    Minha opinião seria certo fazer pessoas que quebrar de forma maldosa os brinquedos arcar com as consequências ou pagar o gasto do concerto ou até possível proibir a entrado do mesmo no parque pois isso é um absurdo uma coisa tão boa que está acontecendo na nossa cidade que é um privilégio de poucas vim um vândalo e simplesmente quebrar (minha opinião)

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz