Pedreiras: Governo do Maranhão entrega hospital de campanha Dr. Kleber Carvalho Branco

Foto: Ribinha da FM

A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), e contou com as presenças de algumas autoridades que foram convidadas.

O hospital de campanha de Pedreiras trás o nome do ex-deputado estadual Dr. Kleber Carvalho Branco, uma homenagem escolhida pelo próprio governador Flávio Dino, que fez menções no seu twitter sobre o médico pedreirense que prestou um grande trabalho para a saúde de toda região do Médio Mearim.

A determinação do governador Flávio Dino é que estivéssemos, nesse momento, todos unidos, todos dando as mãos no sentido de combater o nosso inimigo real, que é invisível e que não tem piedade, e esse inimigo é o coronavírus. Nesse momento quero agradecer a todos presentes, a classe política aqui presente, por que esse hospital que saiu hoje, foi fruto de união de várias mãos. Quero agradecer aqui, ao Simplício Araújo, secretário de Indústria e Comércio, fundamental pra que esse hospital pudesse ser concretizado hoje; a empresa Eneva, sem ela  gente não conseguiria ter feito, foi fruto dessa generosidade, dessa parceria, desse dá as mãos e entender a importância do hospital pra região que a gente conseguiu hoje concretizar esse sonho. A Eneva, também, pra quem não sabe, no sábado, patrocinou a Live da cantora Alcione e  a parte do Estado que vai caber de recursos que foram arrecadados nessa Live, a gente vai trazer todo pra região do Médio Mearim, é o nosso compromisso, inclusive, com a empresa. Quero agradecer a toda classe política, ao prefeito Fred Maia, ao prefeito Antônio França, inclusive ao prefeito Erlano Xavier, que não pode está aqui hoje, mas ele era um entusiasta do hospital, agradecer também ao deputado Vinícius Louro que sempre é incansável na defesa do Município, obviamente agradecer à disposição de todos os servidores da secretaria de Estado, da gerência regional de saúde, que sem eles a gente não teria conseguido levar à cabo em tempo tão curto a ideia desse hospital, essa dedicação e esse profissionalismo, a gente não tem como pagar.  Nós não temos como pensar de outra forma, que não unir todas as classes políticas, unir todas as correntes políticas, unir todas as pessoas no combate a Covid-19.” Destacou o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Carlos Lula.

Dr. Bruno Curvina, Valdete Cruz, Dr. Walber, representante da Eneva, e o Secretário de Saúde Carlos Lula/Foto: Assessoria de Comunicação do vereador Bruno Curvina

O Secretário de Saúde disse que após terminar o hospital de campanha, após vencer a doença, assumirá o compromisso do governador Flávio Dino, que será entregar do Hospital Regional de Pedreiras. Ressaltou que o hospital com 50 leitos será entregue até o final do ano, também dependendo da união política.

Simplício Araújo, secretário e Indústria, Comércio e Energia, iniciou seu discurso agradecendo ao governador Flávio Dino. Fez um pequeno resumo sobre o hospital Dr. Kleber Branco, relatando o quanto todos foram importantes para que o mesmo fosse entregue à população de Pedreiras e de toda a região. Simplício falou ainda sobre uma ambulância que foi doada pela empresa VLI ao hospital de campanha.

Reprodução do Instagram do prefeito Fred Maia

Sem nenhum demérito do que nós temos hoje aqui em Pedreiras, eu não vejo como a gente poderia ter possibilidade de atender os nossos irmãos se não fosse dessa forma. Se a gente fosse estruturar o hospital que nós estamos fazendo, aí, a culpa não é apenas da questão política, mas também da burocracia. A empresa que ganhou aquela licitação, é uma empresa pequena, então ela faz um pedaço e vai recebendo um pedaço. E na medida em que isso vai sendo feito, você tem um atraso muito grande da obra e a gente não pode botar as pessoas pra fora por que elas não tem dinheiro, por que eles estão cumprindo, mesmo que devagar, mas estão cumprindo o que tem que fazer lá. Então ali nós iríamos demorar três a quatros meses, e aqui em 15 dias cravados esse hospital tava pronto.” Disse Simplício Araújo.

Simplício fez uma convocação, quando citou alguns nomes da política de Pedreiras e de Trizidela do Vale, quando pediu que todos lutassem pra não deixar o hospital de campanha fechar, até que abra o novo hospital regional.

Antônio França (Prefeito de Pedreiras), Fred Maia (Prefeito de Trizidela do Vale) e Raimundo Louro (ex-deputado estadual)Foto: Reprodução do Instagram do Prefeito Fred Maia

Finalizou agradecendo e rendendo homenagem ao saudoso médico Kleber Branco. “Dr. Kleber é um exemplo, acho que pra todos os médicos. Conheci Dr. Kleber atendendo na Policlínica São Jorge, que foi o primeiro hospital do interior do Estado, montado dentro do Maranhão. Ele saia da Policlínica a pé, pra sua casa, que ficava a trezentos metros, mas era ele saindo da Policlínica e o cordão de pessoas indo atrás dele. Ele entrava em casa, sentava à mesa e atendia essas pessoas. Nunca negou a atender ninguém, nunca deixou de salvar uma vida por causa de dinheiro. E eu digo com toda a certeza, que se o Dr. Kleber fosse vivo hoje, ele tava na beirada dessa rua atendendo a população e o povo de Pedreiras, de graça, porque ele fazia da medicina um sacerdócio“.

Ambulância doada pela empresa VLI ao hospital de campanha de Pedreiras/Foto: Ribinha da FM

Após a solenidade, foi descerrada a placa inaugural e os convidados, com todas as orientações, puderam visitar as dependências do hospital de campanha de Pedreiras, denominado Dr. Kleber Carvalho Branco.

Vídeo – Reprodução WhatsApp

O hospital Dr. Kleber Branco tem 40 leitos. Segundo o Secretário Simplício Araújo, 35 (trinta e cinco) leitos de clínica e 5 (cinco) UTI’s.

Deixe uma resposta