Logo

Pedreiras: Literatura e boa música marcaram a 2ª noite da “I Semana Cultural Samuel Barrêto”

Foto: Keylon

Uma mistura que sempre deu certo, não poderia ficar de fora de um cardápio cultural na segunda noite da I Semana Cultural Samuel Barrêto, que aconteceu ontem (07), no Loja Maçônica Renascênça Pedreirense. O grande público presente e milhares de pessoas que acompanharam pelas redes socias, se deliciaram com momentos inesquecíveis e emocionantes, proporcionados pelos Poetas, escritores, cordelistas, cantora e cantores, nesse evento cultural que já é considerado o mair em todo o Estado do Maranhão.

Fotos: Sandro Vagner

Lançamento literário

A Arte Literária, forte do Poeta Samuel Barrêto, foi reeditada e lançada, como por exemplo, O Livro de crônicas “A Rua da Golada e sua Identidade”, que encontra-se à venda com a comissão organizadora, para quem quiser se deleitar sobre os contos de Samuel Barrêto.

Fotos: Sandro Vagner

Foram lançadas também, as “Antologia I e II Outubro Poético”, uma homenagem que 51 poetas fizeram a Samuel Barrêto. Os autores presentes das duas edições foram contemplados com os volumes, que também ficarão à disposição do público.

Fotos: Sandro Vagner

Fizeram parte da mesa solene o Presidente da FUP, Raphael Branco, que representou a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia; Kleber Lago (representante da Academia Pedreirense de Letras); Joãozinho Ribeiro (cantor e compositor); Ana Neres (Poetisa); Luísa Cantanhêde (Poetisa) e Paulo Rodrigues (Poeta e Escritor).

Foto: Sandro Vagner

Homenagem especial

A Poeta Maria do Socorro Menezes, cumpriu uma promessa que teria feito a um ano atrás. Como forma de homenagear o amigo Samuel Barrêto, confeccionou um Cordel, que foi distribuído a todos os presentes na segunda noite da I Semana Cultural Samuel Barrêto.

Premiação do 1º Festival de Poesias Samuel Barrêto

Trinta Poesias foram classificadas para a grande final, e ontem (07), foram conhecidas as vencedoras, que além do prêmio em dinheiro, levaram o Troféu “Samuca”, um apelido carinhoso que muita gente chamava Samuel Barrêto.

Fotos: Sandro Vagner

1º lugar – Carlos Benilson Tomé Cunha, ‘Entre a Chaga e a Cura’, morador da cidade de Viana, no Maranhão. Declamou a Poesia vencedora, mas também lembrou de Samuel Barrêto, como irmão, parceiro e amigo de utopias e, lembrou destas palavras do Poeta: “Não sei dividir incertezas, prefiro tomar um café e ocalar o silêncio do que não foi dito“.

2º lugar – Maria de Fátima Evangelista de Freitas, ‘A Princesa Encantada’. Moradora da cidade de Pedreiras, Maranhão. Presente ao evento, ela se emocionou e disse que antes da partida  fora do combinado de Samuel Barrêto, teria conversado com ele, que lhe disse a seguinte frase: “Fátima, tua hora ainda vai chegar“.

3º lugar – Ana Regilda Vieira Alves, ‘Matuto Visionário’, moradora da cidade de São Félix de Balsas, no Maranhão. Regilda foi representada pela irmã, Ana Roberta, que ficou bastante emocionada, agradecendo por esse grande momento, principalmente por fazer parte da festa em honra a Samuel Barrêto.

Show Musical

Josivan pereira/Fotos: Sandro Vagner

Marcelo Cruz/Fotos: Sandro Vagner

Dilza Siqueira/Fotos: Sandro Vagner

Paulo Piratta/Fotos: Sandro Vagner

Chico Viola/Fotos: Sandro Vagner

A segunda noite da I Semana Cultural Samuel Barrêto, contemplou o público presente e pelas redes sociais, uma viagem pelo melhor da música popular Maranhense, em especial a música pedreirense. Pedreiras é uma terra de grandes cantores, cantoras, compositores, compositoras e poetas. Com toda estrutura musical que dispõe o Município, foi possível reunir grandes nomes da nossa música: Josivan Pereira, Marcelo Cruz, Dilza Siqueira, Paulo Piratta e Chico Viola, que atualmente morando no Estado do Ceará, veio contemplaar esse momento histórico para o mundo musical em Pedreiras, realizando um grande show em homenagem ao amigo Samuel Barrêto, parceiro de mais de trinta composições, sem esquecer que os demais artistas que o antecederam foram aplaudidos de pé pelas grandes apresentações.

Fotos: Sandro Vagner

08 de outubro – Dia do aniversário de Samuel Barrêto – Encerramento da I Semana Cultura Samuel Barrêto – No Bar do Índio

Mais uma vez, teremos a oportunidade única de ter reunido esse grande time da música maranhense, que incluiu os cantores: Joãozinho Ribeiro, Josiás Sobrinho, Daffé, Luis Carlos Dias, Elisa Lago, Chagas Melo, Garricnha do Vale, Família Santana (Manoelzinho, Paula Giovana e Vinícius) e seu Raimundinho e Forró Pé no Chão.

Show de Humor

Como parte do encerramento da última noite da I Semana Cultural Samuel Barrêto, o cantor e comediante João Cláudio Moreno, da capital piauiense, vai fechar com chave de ouro esse grandioso evento que fará parte do calendário estadual maranhense.

Nada seria possível sem as parcerias do Governo do Estado (governador Flávio Dino e o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo); SACBB – Sociedade Artística e Cultural Beto Bettencourt; Prefeitura de Pedreiras (prefeita Vanessa Maia); Prefeitura de Lima Campos (prefeita Dirce Prazeres); Prefeitura de Trizidela do Vale (prefeito Dr. Deibson Balé); Grupo Mateus e todos empresários e empresárias que abraçaram  de coração essa ideia, por que acreditaram no investimento da nossa cultura, que envolve todos os segmentos.

A família Barrêto agradece a todos de coração, a Deus, Nossa Senhora e a São Benedito, a todos e todas que acreditaram nesse projeto. Palavra de agradecimento especial seria:” Obrigado, por manter viva a memória do nosso Poeta, Compositor, Radialista, Jornalista e Professor, Samuel de Sá Barrêto”.

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz