
Pedreiras e Trizidela do Vale, cidades separadas apenas pela ponte sobre o rio Mearim, sempre tiveram unidas em diversas manifestações. Na religião não é diferente. Tanto é, que a imagem de São Pedro ganha sua ornamentação do andor dentro da igreja de outro padroeiro, Santo Antônio de Pádua. Já deu pra notar que os dois Municípios jamais ficaram separados, nem mesmo a emancipação foi capaz de desatar esse laço, afinal, “Trezidela”, hoje Trizidela do Vale, foi simplesmente um bairro de Pedreiras.

Assim como os Municípios, os devotos de São Pedro também se unem aos de São Benedito, São Francisco, e Santo Antônio de Pádua para acompanharem todo o trajeto da procissão do padroeiro dos pescadores. O momento único, que acontece de ano em ano, sempre vem com algo para chamar à atenção, desta vez, quem não teve a curiosidade, ficará sabendo que ao lado da imagem de São Pedro, tinha um monte que artesanalmente lembrava a Pedra Grande, àquela mesma, que deu origem ao Município de Pedreiras, que apesar de está em território de Trizidela do Vale, geograficamente é genuinamente pedreirense. E essa foi a maneira que os organizadores dessa festa religiosa encontraram para alertar as autoridades quanto aos cuidados que a Pedra Grande Merece, por isso, o barco de São Pedro ficou mais pesado, ainda.

Quanto à procissão, essa mais uma vez marcou a data. Saindo da Igreja de Santo Antônio de Pádua, o cortejo com as alas carregando uma cruz, e o Livro Sagrado, trilhou poucos metros das ruas de Trizidela do Vale, e foi acompanhada pela Banda Regional os Iguais, da cidade de Coroatá, que todos os anos abrilhanta o evento.
No Parque Maratá, local onde o povo já aguardava a chegada dos fieis para seguir em procissão fluvial no Rio Mearim, que assim como a Pedra Grande, também merece à atenção das autoridades e de toda população, famílias buscam as embarcações.

As águas barrentas ganharam coloridos das canoas e barcos com suas ornamentações, outra tradição dos pescadores, que seguem a imagem de São Pedro.

Este ano a procissão fluvial saiu um pouco mais tarde, e por isso teve que enfrentar o início da escuridão, mas as chamas das velas e os flashes dos celulares se encarregaram de proporcionar um brilho a mais ao espetáculo, tanto de quem participava nos barcos, ou de quem ficou nas margens do rio Mearim.

Após a chegada à rampa, local onde se encerra a procissão, uma imensa multidão acompanhou a celebração da Missa de encerramento do festejo do padroeiro dos pescadores, que foi promovido pela Colônia Z – 28, e pelo Santuário de São Benedito. Padre José Geraldo teve a participação do Padre Raílson e demais celebrantes que levaram ao conhecimento de todos a importância do Santo que foi escolhido por Jesus para ser pescadores de homens, tornado-se o primeiro Papa da Igreja. E do Próprio Jesus ouviu a seguinte frase: “tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja“

A cada encerramento do festejo ficam as esperanças de um ano melhor, com mais dignidade entre os homens, e sabedoria para saber amar o próximo como a si mesmo.
Veja mais fotos do evento religioso.




