Logo

Pedreiras: Quem sabe faz a hora, faz agora, faz sempre! Por Padre José Geraldo

Padre José Geraldo – Reitor do Santuário de São Benedito/Foto: Sandro Vagner

Queridos Amigos permitam-me um pequeno Bate Papo.

Estamos a cada dia pisando mais firme no século denominado do “‘conhecimento”. Não posso deixar de fazer um registro de muitas pessoas inteligentes, sábias e muito solicitas que são capazes de ser agentes de transformação. Muitas pessoas que com ternura e leveza nos ensinam em cada gesto, em cada atitude.

Mas gostaria de falar de outro tipo de pessoas que eu daria o nome de “sabe tudo”, que inclina a cabeça, olho de cima para baixo, de atitudes narcisistas, útero de minerva (mito) ou umbigo do mundo, não quero mais acrescentar a prepotência, arrogância e insolência que se ofende quando o é contrariado, pois o texto ficaria muito longo.

Os psicólogos da Universidade de Michigan queriam saber se essa arrogância intelectual nasceu do conhecimento e trouxe-lhes algum benefício. Descobriram que essa atitude arrogante intelectualmente não vem do conhecimento, mas sim da sua ausência.

Há muita gente que está presa em um ponto de vista. Há muita gente que acha que só sabe se machucar os outros. Esses egos inflados são perigosos, pois vivem com o verbo chamado imposição. Com isso não quero confundir impor com direcionar. Eu gosto da diretividade sem perder a flexibilidade.

Você conhece uma pessoa que tem o verdadeiro conhecimento quando com solidez costuma assumir uma atitude mais humilde. A Sociedade está cheia de sabe tudo a ponto de impor um título de Doutor a pessoas que não têm doutorado, mas deixa quieto…

Esse tipo de sabe tudo, pude presenciar no debate dos presidenciáveis na Band que nos mostrou homens e mulheres que sabem tudo e eu acrescentaria: para entender que não o suficiente para pensar em um país tão bonito e grandioso como o nosso.

Gosto muito de um filósofo britânico Betrand Russell que dizia: “O maior problema do mundo é porque os ignorantes e os fanáticos estão muito seguros de si mesmos e as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas”.
Uma pessoa que realmente tem conhecimento não se estrutura em atos de superioridade. Há muitos dogmáticos nisso, a ponto de não acolher ideias que não combinam com a deles.

Parece bobagem, mas isso tem tudo a ver com maturidade. A ausência de equilíbrio, bom senso são atitudes de quem não sabe acolher as dissonâncias. Quando você percebe alguns desconfortos é importante se questionar. Pois, muitos estão no ciclo vicioso de não querer explorar, descobrir e aprender.

Você sabe quando alguém tem o conhecimento de verdade? Respondo: quando são questionadas não entram em crise, sentem-se importantes no processo da dúvida e não precisa levantar a voz para dizer que é importante e que sabe. Eu tenho muito orgulho de sentar junto de muita gente que não se deixa levar por suas certezas!

Como Santuário de São Benedito, desejamos ajudar o jovem a sair da acomodação intelectual, arrancar algumas máscaras de sabe tudo por meio de atividades que levem aprendizagem significativa nas mais diversas áreas de conhecimentos. Precisamos direcionar os jovens para essa sociedade em constante transformação, que não tenham medo de correr riscos, atualizar-se , quebrando a ignorância e assumindo a luz da verdade que um dia Sócrates pronunciou : “só sei que nada Sei”.

Por oportuno, elevo uma prece a Deus por todos os professores que espalham a semente do saber e sem saber que um dia essas sementes podem nascer e produzir frutos.

Padre José Geraldo – Reitor do Santuário de São Benedito

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz