Logo

Pedreiras: Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão visita o IEMA e anuncia reforma da Unidade

Secretário Jhonatan durante visita ao IEMA/Pedreiras/Foto: Ruth Barreto

Na tarde desta quinta-feira(23), o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Jhonatan Almada, esteve em Pedreiras, acompanhado do Pró-reitor dos IEMAS, Emanuel Denner, trazendo boas notícias, em destaque a reforma do prédio da unidade do Município.

A comitiva foi recepcionada pela equipe do IEMA de Pedreiras, o Gestor-geral, Joseilson Lima; a Coordenadora pedagógica-administrativa, Ruth Barreto; e pela Gestora de apoio pedagógico, Hiarley Leal.

Equipe do IEMA e comitiva do Estado/Foto: Assessoria do Secretário

Durante a visita, foi realizada uma vistoria no prédio, observando todos os detalhes para que seja feita a recuperação o mais breve possível, para que assim haja uma melhor acomodação dos alunos e melhor desenvolvimento na Unidade de Pedreiras.

Foto: Ruth Barreto

O Secretário Jhonatan Almada também levou sua mensagem aos alunos, falando sobre a preocupação do governador Flávio Dino com a juventude; também ressaltou os investimentos que o governo do estado vem realizando para o desenvolvimento educacional e tecnológico no Estado. Enfatizou o programa cidadão do mundo, onde o governo já investiu mais de R$ 3.000.000 (três milhões) de reais, proporcionando o intercâmbio de jovens maranhenses em países como o Canadá. O Secretário também ouviu os alunos da Unidade de Pedreiras, sempre atencioso com os pedidos dos mesmos.

Em visita a FAESF/Foto: Ruth Barreto

 

Foto: Assessoria do Secretário

O Secretário e o Pró-reitor visitaram a Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, onde foram recepcionados pelo diretor Habniesley Carvalho, que também é Secretário de Planejamento de Pedreiras. Durante a visita foi firmada parceria com a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, buscando avanços para o município e para os jovens, no âmbito educacional e tecnológico.

Fotos: Ruth Barreto

Jhonatam Almada, visitou uma lanchonete gerenciada por uma aluna que participa do curso de produção de massas, ofertado pelo IEMA de Pedreiras. Eva Menezes, agradeceu pela oportunidade de participar do curso, que somente através do governo do Estado, foi capaz de se capacitar, para prosseguir com seu empreendimento.

O Secretário Jhonatan Almada concedeu entrevista para o Blog de Olho em Tudo

Sobre a visita em Pedreiras e Unidade do IEMA 

Estamos seguindo a determinação do governador Flávio Dino, que é reabilitar todos os prédios da antiga UNIVIMA, que se constituiam como CETECMAS, e nós estamos concluindo essa semana as visitas aqui em Pedreiras, com o objetivo, a partir da próxima semana, de já iniciar o trabalho de reforma, recuperação. Com as ordens de serviço para as empresas que começam a vim as unidades pra iniciar, finalmente, esses trabalhos. Considerando que a rede do IEMA também tem nesses prédios unidades vocacionais. Então, temos que colocar o  mesmo padrão que nós temos em todas as outras unidades, aqui em Pedreiras, em Barra do Corda, onde estive ontem. Tornar os prédios que estavam em situação de deterioração, precariedade na infraestrutura, deixá-los no padrão do IEMA, padrão que a gente defende e pratica na nossa rede.”

Sobre os programas ofertados pelo Estado

A Secretaria de Ciência e Tecnologia tem estimulado os municípios a criarem as suas secretarias da pasta de Ciência e Tecnologia. Eventualmente com a situação atual de restrições econômicas, nós conversamos com os prefeitos e prefeitas, propondo que possa ser feita a junção com a juventude, que é uma área prioritária do governo Flávio Dino. Isso fará com que as políticas da secretaria cheguem mais; uma das políticas importantes que nós praticamos é o aulão do ENEM, programa pré universitário, que nós já realizamos em Pedreiras e agora vamos fazer a terceira edição, sob a liderança da Unidade Vocacional do IEMA. 

Nós temos o programa Cidadão do mundo, que é o primeiro programa de intercâmbio internacional, para jovens entre 18 e 24 anos, que estão na Universidade ou na Faculdade, cursando. Também temos o programa Luminar Caravana da Ciência, que é um programa de oficinas de robótica, games, astronomia, eletricidade.  Na segunda edição, que será esse ano, nós vamos incorporar as oficinas de matemática, arqueologia, lançamento de foguete e outras nessa linha, para oferta nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas. São os grandes programas que a Secretaria toca, além de ações como a Semana de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontecerá em Timon, onde vamos congregar toda a comunidade de educação e ciência do Maranhão pra participar desse evento. Temos o programa Cidadania Digital, que é internet gratuita, brevemente estamos chegando com esse programa em Pedreiras, a partir da implantação no IEMA, com um ponto de internet de 10 megabytes,  e um percentual dessa internet será implantado na praça pública mais próxima, pra que a juventude tenha acesso, e todos que estão no entorno possam ter acesso. Em geral buscamos parceria com a prefeitura, mas acredito que brevemente a gente poderá voltar em Pedreiras para fazer o anúncio do programa Cidadania Digital.

Recado para os jovens Pedreirenses

Acreditem na educação e no investimento que vocês estão fazendo ao estudar. Certamente terão uma vida muito melhor, muito mais próspera, do que que se não estivessem estudando. Certamente o jovem que aposta na educação como o caminho para construir o seu projeto de vida é um jovem inteligente e vocacionado ao sucesso.”

Joseílson Lima/Jhonatan Almada/Ruth Barreto e Emanuel Denner/Foto: Assessoria do Secretário

Hoje tivemos a  alegria de receber a notícia da reforma para melhorarmos a estrutura física do nosso prédio, assim  teremos mais cursos voltados para nossos jovens. Ainda fomos agraciados com a informação de que nós do IEMA, Unidade Vocacional de Pedreiras seremos responsáveis pelos  aulões  do ENEM 2017. No Maranhão estes aulões têm contribuído fortemente para o bom desempenho dos nossos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio. Ao longo da tarde desta quinta feira, (23) pudemos perceber que o desenvolvimento social, educacional e tecnológico do Maranhão está começando a mostrar resultados de um processo que iniciou no ano de 2015 e que só será finalizado quando tivermos certeza de que nossa educação avançou. Fazer parte dessas mudanças é gratificante para mim pois acredito em uma nova história para o nosso Estado,  estamos no caminho certo e muitos avanços ainda estão por vir. Avante!” Disse o gestor-geral da Unidade do IEMA em Pedreiras, Joseilson Lima.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz