Pedreiras: Sessões Solene e Ordinária marcam o início do trabalho legislativo
A sessão solene na Câmara de vereadores de Pedreiras, nesta sexta-feira (05), que deu início ao trabalho dos parlamentares, contou na formação da mesa com as presenças do diretor-geral do IFMA/Pedreiras, professor José Cardoso; Dr. Bruno Curvina (ex-presidente da Câmara); Marcílio Lira Ximenes (Secretário de Saúde); Tenente-coronel Miguel (Comandante do 19º BPM); Marly Tavares (presidente da Câmara); Dr. Walber Rodrigues (Vice-prefeito de Pedreiras); Jacinto Gonçalves (presidente da ACIAP); e o Apóstolo Neto.
No plenário, secretários, servidores do Município, autoridades religiosas, ex-vereadores, empresários e convidados acompanharam atentamente a solenidade.
Em seu discurso, o vice-prefeito Dr. Walber Rodrigues, justificou a ausência da prefeita Vanessa Maia, por ter contraído a covid-19, mas que a mesma já estaria se recuperando, por isso estaria sendo representada por ele. Disse que espera por dias melhores com a nova gestão, pois, segundo ele, Pedreiras estava abandonada. Que em em 35 dias de gestão, a população já percebe a mudança que está acontecendo nos quatro cantos da cidade. Fez um balanço das ações da gestão Vanessa Maia.
A presidente da Câmara, Marly Tavares, destacou seu primeiro compromisso como vereadora, que é honrar os votos de confiança que a ela foram dados, para lutar e representar a todos com total dignidade, que, segundo ela, nenhum dos votos será em vão. Finalizou dizendo que a Câmara e a prefeita Vanessa Maia vieram pra resolver. “Viva o povo de Pedreiras, e o meu muito obrigada!“.
Desfeita à mesa, teve início a primeira sessão ordinária, que na ordem do dia foi informado aos presentes, que através de uma resolução, as sessões na Câmara passarão ter novo dia e novo horário. Ficando às quartas-feiras, a partir das 10h, sendo a primeira a ser realizada no próximo dia 10/02. O vereador Neguim aprovou o dia, mas o horário não, assim, também, como a vereadora Katyane Leite, segundo a parlamentar, o horário é inviável para a participação do povo. A vereadora Valdete Cruz também não aprovou o horário. O vereador Emanuel Nascimento foi contra o horário. Apesar das discussões, foi aprovado pela maioria o horário, conforme a resolução.
Ficaram também conhecidas as Comissões Permanentes que serão compostas pelos seguintes vereadores para o biênio 2021 a 2022:
Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
- Presidente – Valdete Maria Cruz de Lima (PDT)
- Relator – Enderson Pereira da Silva (PSC)
- Membro – Jamison Fernandes Silva (DEM)
- Suplente – Iaciaria Bernardo Silva Rios Portela (Podemos)
Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação
- Presidente – Márcio Francigard Furtado e Silva (SD)
- Valdemir Conceição Silva (DEM)
- José Renato de Araújo (PTB)
- Aristóteles Silva Sampaio (DEM)
Um Projeto de Lei, de autoria do Legislativo, que institui as cores oficiais do Município de Pedreiras e dispõe sobre a utilização de símbolos municipais e identificações de bens públicos e ações do governo municipal; e um Projeto de Lei do Poder Executivo, que dispõe sobre a homologação no âmbito do Município, contrato de cessão de uso firmada entre o Estado do Maranhão, de um terreno, medindo 26.551m², situado na MA-122, entre as Avenidas Mariano Lisboa e Marly Boueres. Ambos foram aprovados em regime de urgência com parecer do relator da Comissão e Legislação, Justiça e Redação Final, vereador Enderson Portela, mesmo, um tendo sido pedido de vistas por parte da vereadora Katyane Leite, que causou a maior discussão em plenário.
0 Comentários