Pedreiras: Sobram vacinas contra a Covid-19. Muita gente não tomou nem a 1ª dose

Marcílio Ximenes – Secretário Municipal de Saúde de Pedreiras/Foto: Reprodução

É lamentável, em plena Pandemia, um registro negativo por parte de algumas pessoas que moram no Município de Pedreiras, em não ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O relato é do secretário de saúde, Marcílio Ximenes, que afirma ter vacinas de sobra nos postos de saúde, mas está muito preocupado com a situação.

Até quarta-feira (10), segundo um levantameto da secretaria, até agora foram aplicadas 45.470 doses de vacinas. 1ª dose: 27.951, 2ª dose: 17.519, totalizando 77% dapopulação vacinada, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Dose de reforço, foram vacinadas somente 1.135 pessoas.

Segundo Marcílio Ximenes, dias atrás foram zerados os casos de Covid em Pedreiras, resultado positovo devido o grande número de vacinados no Município.  Sem tomar a primeira dose, pelos menos, é um fator preocupante por que essas pessoas estão contraindo a Covid. Marcílio disse que no Hospital de Campanha já tem novos casos, inclusive em estado grave, devido não ter tomado a 1ª dose.

Quanto a segunda dose, o secretário disse que muita gente que tomou apenas a primeira vacina, não retornou para tomar a segunda dose, mesmo tendo grande estoque de todas as vacinas, inclusive com um prazo reduzido para quem tomou a pfizer, apenas 21 dias depois da primeira dose, já pode receber a segunda dose.

A procura para a dose de reforço, segundo o secretário Marcílio Ximenes, também está abaixo do esperado pela saúde de Pedreiras.

A gente faz um apelo à população. O vírus não acabou, o vírus está entre nós, contudo, quando mais vacinados, menor é a probabilidade de passar para nossos amigos, pessoas que nos relacionamos, familiares e as pessoas que amamos.” Disse o secretário.

Marcílio Ximenes informou que chegou a mandar um comunicado ao governo do estado, para que não mandasse mais vacinas, devido o grande estoque na rede de frio. Só poderá receber mais vacinas, quando as pessoas procurarem tomar as doses.

É lamentável, será que as mortes foram por outras doenças ou não acreditam na vacina? O resultado após o grande número de pessoas vacinadas em todo o Brasil, foi a queda de infectados e o número de óbito diminuiu, chegando a 200 por dia, quando já tivemos até 5 mil mortes em só dia em todo o Brasil.

Dados atualizados através da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão (11), no Município de Pedreiras.

PEDREIRAS
258.728 – Doses recebidas
221.904 – Doses aplicadas
85,1%     – Cobertura

Ponha a mão na sua consciência. Se ame, ame seu amigo e seus familiares. Tome sua vacina. Vá em busca da segunda dose ou da dose de reforço. Já diz a velha e boa frase: “Prevenir é melhor que remediar“.

Redação e Edição: Sandro Vagner

Revisão: Ruth Barrêto

Deixe uma resposta