Pedreiras: Terminou o Festejo em honra a São Benedito

Foto: Sandro Vagner

Como já é uma grande e bonita tradição, ontem (28), após nove dias de muitas orações e atrações culturais no Anfiteatro Dom Jacinto Brito, os devotos de São Benedito participaram da Procissão e da Santa Missa, que é celebrada em frente ao Santuário do Padroeiro.

Foto: Sandro Vagner

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

Procissão

É bonito de se ver, muita gente pagando promessa com pratos de velas sobre a cabeça, descalços, com vestes do santo dos pobres e outros adereços que fazem da procissão, um colorido à parte. Tudo isso foi constatado mais uma vez pelas ruas e Avenidas de Pedreiras. Por onde passou o cortejo com a imagem de São Benedito, em frente às residências foram confeccionados vários e diversos altares que contemplaram essa devoção anual.

Foto: Sandro Vagner

Essa foi a primeira vez após a Pandemia, que os fiéis puderam acompanhar a procissão, muitos com máscaras e outros, já vacinados, preferiram deixar o acessório de lado. Vale lembrar, que os cuidados devem continuar.

Foto: Sandro Vagner

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

Missa

A parte religiosa mais esperada por todos, a Santa Missa em frente ao Santuário de São Benedito, reúne romeiros, devotos e católicos que vem de outras cidades para agradecer pelas graças alcanças, ao santo dos pobres, São Benedito.

Foto: Sandro Vagner

Centenas de fiéis se aglomeram nos degraus e outros buscaram uma maneira de participar da despedida do festejo.

Bispos, Padres, Diáconos, políticos e convidados se misturam no altar, todos com a mesma intenção, de agradecer a Deus por mais um festejo, reforçando o pedido para que no ano que vem tudo seja melhor ainda.

Dom Jacinto Brito, Arcebispo Metropolitano de Teresina, disse que é muito bom voltar a participar do festejo, principalmente poder sentir todas as emoções, como, por exemplo, a procisão.

Dom Jacinto Brito – Arcebispo Metropolitano de Teresina/PI – foto: Sandro Vagner

Acho que desses 50 anos, como Padre, que vai se completar dia 15 de janeiro, próximo, eu só não participei dessa festa três vezes, Então, é algo que tá no meu coração, que vem vibrar com esse povo, pela festa do padroeiro, cantar Salve, Salve, Benedito, acompanhar a procissão, ouvir esses foguetes, sobre tudo, esse calor de fé que vem da comunidade é algo que renova a gente.” Destacou Dom Jacinto.

Muito feliz, apesar do cansaço físico, o Reitor do Santuário de São Benedito, Padre José Geraldo estava satisfeito de voltar a participar da procissão com todos os devotos.

Padre José Geraldo – Reitor do Santuário de São Benedito/Foto: Sandro Vagner

Foi um calor humano dos 31 dias, que nós assim fizemos, e a nossa maior alegria é agradecer a Deus pelo bom êxito desta festa, pra sua gente, do comprimisso cristão e pastoral, mas acima de tudo da partilha que nós fizemos durante esses trinta e um dias; com os homens de ruas, com as famílias pobres e todos aqueles que precisam.” Concluiu.

Foto: Sandro Vagner

Quanto aos 31 dias, Padre José Geraldo se referiu ao Pré-festejo.

Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Edição e produção: Sandro Vagner
Revisão: Ruth Barrêto 

Deixe uma resposta