Logo

Pedreiras: Vereadora Katyane Leite cobra explicações sobre mortes por Covid-19 no Hospital de Campanha e colegas divergem da parlamentar

Mesa Diretora/Foto: Reprodução Facebook da Câmara

As sessões na Câmara Municipal de vereadores de Pedreiras, já voltaram de forma presencial. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, sempre às 10h.

Hoje (12), durante o Grande Expediente, o assunto mais debatido foi sobre o Hospital de Campanha, onde a vereadora Katyane Leite (PTB) fez algumas indagações, segundo ela, pelo grande número de mortes atualmente, ao ponto de cobrar explicações das autoridades, chegando a citar o nome do secretário de estado de saúde, Carlos Lula, e até pedir que deputados estaduais, que foram votados em Pedreiras, façam uma averiguação, através de uma comissão, principalmente sobre profissionais que trabalham no Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco.

Katyane Leite – Vereadora (PTB)/Foto: Reprodução Facebook da Câmara

Katyane Leite (PTB)

O que vem chamando à atenção, ultimamente, e eu chamo à atenção de todos aqui, é um exorbitante número de mortes por Covid-19 em Pedreiras. De pacientes internados no Hospital de Campanha, se formos comparar com o ano passado, neste mesmo período, concomitantemente, os números de 2021 são assustadores. A impressão que o povo tem sobre o procedimento de intubação é a pior possível, é comparado a receber a sentença de morte. De acordo com a RDC do Ministério da Saúde/da Anvisa, uma UTI não pode funcionar sem alguns pré-requisitos mínimos exigidos, por exemplo: serviço de nefrologia,  que é responsável pelo tratamento de pacientes com doenças renais internados, um dos principais pré-requisitos para o funcionamento de uma UTI. E esse aqui é o mais importante; médicos intensivistas, são aqueles que exercem os cuidados com pacientes dentro da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, para onde os pacientes mais graves com Covid são encaminhados. Nesse momento eu quero fazer algumas perguntas direcionadas às autoridades presentes, ao Conselho de Saúde, ao Ministério Público, e vou mais além, também chamar à atenção de todos os deputados estaduais do Maranhão votados em Pedreiras, eu chamo à atenção agora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, estou levando essas informações a vossas excelências, fiscalizem o que vem acontecendo em Pedreiras, no Hospital de Campanha, vocês são representantes da população na esfera estadual, e o Hospital de Campanha é estadual e presta serviço pra regional de Pedreiras. Olhem para Pedreiras, nos ajudem! Aqui em Pedreiras está uma morte atrás da outra, uma morte atrás da outra nesse Hospital de Campanha. Eu peço socorro em nome do povo de Pedreiras, do povo da região e também ao secretário de estado, Lula.

Queria fazer algumas perguntas aqui também: existe de fato uma UTI em Pedreiras ou Pedreiras existe apenas leitos de semi-UTI? No Hospital de Campanha de Pedreiras existe um serviço de nefrologia implantado aqui em Pedreiras? Esses requisitos são realmente respeitados aqui em no nosso Município? Foi cadastrado no SUS? É como UTI, de acordo com a Anvisa e o Ministério da Saúde? Quem são esses profissionais? Como é feito esse seletivo? Como é feito esse teste de proficiência de capacidade? Eles estão realmente preparados, sabem aferir pressão? Sabem dar injeção? Sabem realmente essa noção ou estão sendo colocados e os outros que tem esse conhecimento estão fazendo todo o serviço por eles? Porque são algumas informações que nós estamos recebendo a esse respeito, nós queremos realmente saber se isso procede. Vamos identificar esses médicos que prestam serviços no Hospital de Campanha. Vamos entrar no site do CRM, colocar o número do CRM, buscar a ficha de cada médico. Pelo o amor de Deus, nós precisamos dessas respostas. Saber se são intensivistas, se ao menos tem uma pós-graduação nessa área. Não é momento pra jogar responsabilidade em cima de alguns profissionais ou equipes com pouca experiência; nós não podemos brincar com as vidas. Quantos pacientes que são intubados no Município de Pedreiras no Hospital de Campanha e conseguem sair com vida? Quantos são extubados? Qual a estatística de sobrevivência após intubação aqui em Pedreiras? Qual o protocolo que é adotado pelo Hospital de Campanha, se fazem uso de Cloroquina ou não? Gostaria que essas indagações fossem passadas a limpo e nós todos tirássemos essas dúvidas, porque a população chora, a população está sofrendo. Quantos Edilsons, quantos Santiagos, quantas Taianes, quantas Meires, quantas Monalisas, quantas Franciscas, quantas Pixuris, quantos Leais, Sousas e muitos outros nós iremos perder? Aqui eu citei só alguns dos casos mais recentes. Nesses últimos dias foram eles, quem será hoje, quem será amanha? Estamos perdendo vidas todos os dias, estamos perdendo cidadãos, trabalhadores, pais de família, estamos perdendo filhos queridos.” Finalizou a vereadora.

Gard Furtado – Vereador (Solidariedade)/Foto: Reprodução Facebook da Câmara

Vereador Gard Furtado (Solidariedade)

Fiquei estarrecido quando a nobre vereadora trouxe aqui pra Tribuna dessa casa, que configura como uma denúncia, porque são falas que consistem em assombro, né? Como disse o vereador Neguinho, eu fiquei assombrado, não vou mentir! Fiquei assombrado e há contradição no início e no final da fala. Porque no início da fala, diz que se assombra porque tantas mortes esse ano, sendo que na gestão passada, não tinha toda essa estrutura que hoje tem na atualidade com o Hospital de Campanha, foi essa a fala que eu ouvi. E, aí, o que me assombra, o Hospital de Campanha Dr. Kleber, ele foi inaugurado no dia 15 de junho de 2020, então de lá pra cá, no final do mandato passado até dezembro, foram seis meses e 15 dias de mandato, então dizer que não teve estrutura, teve, o Hospital já estava aí, tava funcionando com 50 leitos, então já tinha estrutura. Esse ano a gestão atual só tem quatro meses e 12 dias, então comparando a quantidade de tempo, o Hospital tem muito mais estrutura. Na gestão passada que foi um dos maiores índices de contaminação no Município de Pedreiras e de mortes, por que eu ainda não ouvi falar esse ano em cavar vala em cemitério com valas comuns cavando com máquina escavadeira, e na gestão passada era o que a gente mais via, ainda hoje tem áudios circulando na nossa cidade,  do Sítio Novo, dizendo: “sai do meio que eu tô indo pro cemitério do Sítio Novo, cavar uma vala pra enterrar gente.” Eu ainda não vi pessoas sendo enterradas quase como indigentes, como é o caso, infelizmente, que amanhã faz um ano, seu Zé Mendengue, que quando a família foi avisada ele já tinha sido enterrado, às 02h da manhã, e quando a família chegou lá não teve o prazer de ver nem o caixão. Então a gente ver uma contradição na fala.

Em relação ao Estado,  aos números citados aqui em algumas áreas, era importante se a vereadora estivesse aqui, que eu ia perguntar a ela, se ela tem alguns dados recolhidos sobre o Hospital de Campanha, em relação a quantidade de internação, a quantidade de mortes no Hospital, a quantidade de curados no Hospital de Campanha, a quantidade de intubados no Hospital de Campanha, a quantidade de extubados no Hospital de Campanha. Então, era bom que ela trouxesse para a Tribuna dessa casa, números, com ofícios enviados à direção do Hospital, Então nesse momento eu me solidarizo a todos que fazem saúde no Hospital de Campanha de Pedreiras, e dizer a todos os envolvidos, ao governador Flávio Dino, que trouxe o Hospital de Campanha de Pedreiras, ao secretário de indústria e comércio, Simplício Araújo, pelo seu empenho junto a Eneva para que conseguisse todo o aparelhamento e a estrutura pra ser montado o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, no Município de Pedreiras.” Finalizou.

Valdete Cruz – Vereadora (PDT)/Foto: Reprodução Facebook da Câmara

Vereadora Valdete Cruz (PDT)

Concordo com a Katyane, que se deve buscar saber, que nós como representantes do povo, sim, saber como está sendo desencadeado, desenvolvido essas ações a nível hospitalar, a nível de estado, de Município, sim! É o nosso papel. Até porque a gente achava que essa pandemia ia ser um ano, mas ela já está entrando para o segundo ano e nós não sabemos ainda, mesmo com a questão da vacinação que já existe, embora ainda não atendendo a boa parte da população, ainda é insignificante o número de vacinados, podemos dizer assim, mas já é um caminho. Então, é preciso que nos preparemos com mais ênfase nessa questão da saúde. Então, vereadora, parabéns! Eu considero que nós todos aqui, comungamos esse desejo de que a vida realmente seja prioridade das prioridades e ver os investimentos que vem do governo federal para os estados e Municípios, para que a gente possa também está aqui discutindo essa necessidade, prioritária da nossa população.” Disse a vereadora, Valdete Cruz.

Neguim Silva – Vereador (DEM)/Foto: Reprodução Facebook da Câmara

Vereador Neguim Silva (DEM)

Eu pensei e quero acreditar que o Hospital de Campanha de Pedreiras, ele conseguiu salvar muitas vidas, e o exemplo disso é o meu amigo Totinho, também o Gard que “esteve” lá. Inclusive, tem umas pessoas do bairro Nova Pedreiras que estão sendo tratadas, segundo o relatório, estão evoluindo muito bem. Trouxe também um quadro alarmante do número de morte, isso é triste, mas eu queria dizer, meus amigos, que a um ano quando iniciou essa pandemia, em um ano se fez trezentas mil mortes, estamos mais de 400 mil, aumentou mais de cem mil mortes em pouco ou mais de dois a três meses. Pedreiras aumentou sim o número de mortes, isso é lamentável, mas eu quero continuar acreditando que esse Hospital de Campanha não foi em vão e que está aí salvando vidas.” Concluiu.

Foto: Reprodução Facebook da Câmara

O assunto continuou pertinente mesmo nas explicações finais. O vereador Jotinha (PTB), disse que concordava plenamente com as falas dos vereadores Gard Furtado e Neguim Silva, segundo ele, ficou também preocupado com o pronunciamento da vereadora Katyane Leite, que teria, segundo o parlamentar, colocado em foco o trabalho da Pandemia contra a gestão municipal, como do governo do estado. Fez comparações da gestão municipal passada com a atual, no que tange ao Hospital Municipal, fugindo do tema abordado pela vereadora Katyane Leite, que em nenhum momento desclassificou o trabalho no Hospital Geral de Pedreiras. Jotinha discordou quando sua colega, segundo ele, teria colocado em dúvida sobre o CRM dos médicos. “Meu Deus, é sem procedência. Aquelas pessoas estão lá exaustas, cansadas e fazendo isso com gosto e com vida. Eu acredito sim, que o Hospital de Campanha está salvando vidas.”

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

Mais uma vez, o vereador Gard Furtou pediu uma parte e disse que em Pedreiras não é diferente de nenhum lugar, que as pessoas estão morrendo também. Isso após ter contado o número de mortes que, segundo ele, viu em São Luís, onde ficou em recuperação durante seu tratamento. Gard aproveitou e disse que o Hospital de Campanha de Pedreiras, desde o dia 1º de maio, já conta com um aparelho de nefrologia.

Finalizando, a vereadora Katyane Leite disse que os colegas lhe interpretaram mal ou não foi bem assimilada, contestando que não estava se referindo à saúde municipal, mas sim, ao Hospital de Campanha do Estado.

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

Mesmo com algumas ideias sobre a formação de comissões para avaliar as indagações da vereadora Katyane Leite, a presidente da Câmara, vereadora Marly Tavares (Solidariedade), não se manifestou quanto a criação ou não de uma comissão dos parlamentares para a título de informação, como disse o vereador Gard Furtado, através de um ofício da presidência, buscar as respostas quanto os questionamentos durante a reunião, que se refere ao Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    O Médico Plantonista é responsável pelo atendimento integral na UTI diuturnamente, presente na área física da UTI e responsável pela implantação do plano e planejamento terapêuticos assim como atendimento das intercorrências, com medidas e cuidados necessários, para resolução e prevenção de eventos adversos ou que coloque em risco a integridade dos pacientes. Recomenda-se no mínimo 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, em cada turno.

    Legalmente, qualquer profissional com registro de diploma no Conselho Regional de Medicina está habilitado a trabalhar como plantonista em unidades de terapia intensiva adulto.

  2. Anônimo disse:

    Katiane leite mulher de um mandato só

  3. Anônimo disse:

    Ela está e certa se as vítimas fosse da família desses vereadores eles ia buscar saber algo porque a dor dos outros e dos outros

  4. Luzia disse:

    Está correta em fazer essas indagações , se fossem parentes deles . Eles que queriam saber até o CPF dos médicos quanto mais CRM

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz