Logo

Pedreiras: Vereadores aprovam Projeto de Lei “Dia Municipal do Poeta Samuel Barrêto”

Foto: Sandro Vagner

Por unanimidade, os vereadores de Pedreiras, aprovaram o Projeto de Lei nº 013, de 1º de setembro de 2021, que institui o dia 08 de outubro, como o dia Municipal do Poeta Samuel Barrêto, a ser comemorado anualmente no dia do aniversário do Poeta.

O Projeto de iniciativa popular, incluindo artistas, familiares e amigos, tramitava na casa desde o ano passado, mas somente agora, na gestão da presidente Marly Tavares, entrou em pauta, após o vereador Jotinha Oliveira, autor do Projeto de Lei, em conversa com a irmã do poeta, Ester Barrêto, prometeu e cumpriu que, se dependense dele o Projeto seria provado o mais breve possivel.

Após parecer favorável do relator, vereador Enderson Portela, que também foi muito importante no processo, pela agilidade, hoje (22), entrou em pauta e após ser lido, apreciado em votação, todos os parlamentares aprovaram o Porjeto de Lei, que agora deverá ser sancionado pela prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia (Solidariedade).

Artistas, amigos e alguns familiares estiveram presentes e, durante a sessão, assim como todos os vereadores, se emocionaram ao falar da grandeza que foi e continua sendo o Poeta Samuel Barrêto, que viajou “fora do combinado” no dia 13 de julho de 2020, vítima de um câncer no pâncreas.

Ester Barrêto, irmã do homenageado, agradeceu a todos os vereadores e vereadoras pela aprovação do Projeto de Lei.

Ester Barrêto – Irmã de Samuel Barrêto/Foto: Sandro Vagner

Eu quero agradecer imensamente as palavras de carinho, o apoio de cada um que compõe essa casa, que deu a Samuel e para nossa família. Muito obrigada. Agente agradece“. Finalizou Ester Barrêto.

Emanuel Nascimento (PL) – Vereador/Foto: Sandro Vagner

Durante suas palavras, o vereador Emanuel Nascimento, lembrou dos momentos em que conviveu com Samuel Barrêto, e falou do encontro marcante, como no “Carna Brega”, evento cultural realizado todos os anos no Bar do Índio, onde Samuel sempre alegrava com sua apresentação.

Katyane Leite (PTB) – Vereadora/Foto: Sandro Vagner

Essa homenagem é mais que merecida. Hoje eu estou mais feliz do que no dia da minha posse. Nunca eu tinha me emocionada nesta Casa, como hoje.” Destacou a vereadora Katyane Leite.

Iaciaria Rios (PODEMOS) – Vereadora/Foto: Sandro Vagner

A vereadora Iaciaria Rios, disse que foi um dia de emoção, pelo belo Projeto que foi aprovado. “Nenhum de nós seria capaz de não votar a favor desse Projeto. Estamos todos felizes, a Casa está feliz por esse momento“.

Neguim Silva (DEM) – Vereador/Foto: Sandro Vagner

Vereador Neguim Silva, também disse que ficou muito feliz em fazer parte desse momento, único, para Pedreiras. E disse que irá entrar com um Projeto, na Casa, para que a próxima obra do Município, seja denominada “Samuel Barrêto.

Enderson Portela (PSC) – Vereador/Foto: Sandro Vagner

O realator do Projeto de Lei, vereador Enderson Portela, disse que apesar de conhecer Samuel Barrêto por pouco tempo, foram parceiros de profissão, quando lessionaram juntos na FEMAF. Como forma de demonstração de muito carinho, o vereador finalizou sua participação lendo uma linda homenagem ao Poeta Samuel Barrêto.

Valdete Cruz (PDT) – Vereadora/Foto: Sandro Vagner

Dizer da emoção, hoje, nesse dia histórico que trás à nossa lembrança uma pessoa tão especial que passou por aqui, deixou seu legado nesse pouco tempo de vida, e marcou a arte e a cultura na nossa cidade, no nosso Município e na nossa terra.” Lembrou a vereadora Valdete Cruz.

Jamison Fernandes (DEM) – Vereador/Foto: Sandro Vagner

Hoje eu não vejo que o nosso companheiro Samuel Barrêto se foi. Hoje eu vejo como se ele estivesse no ventre da sua mãe, no oitavo mês de gestação, como se mês que vem, no próximo dia 08 ele viesse a nascer.” Emocionado, disse o vereador Jamison Fernandes.

Aristóteles Sampaio (DEM) – Vereador/Foto: Sandro Vagner

O vereador Aristóteles Sampaio, lembrou à irmã do Poeta, Ester Barrêto, que sempre dizia a ela, que poderia contar com o voto dele para aprovação do Projeto de Lei. “Ester, esse meu voto não foi só para o Samuel, foi um presente que eu estou dando pra sua mãe, dona Ceci, por que só quem é mãe sabe a dor que ela sente até hoje. Então, é um presente que nós vereadores estamos dando pra sua mãe, em vida“.

Francinete Braga – Ex-presidente da FUP/Foto: Sandro Vagner

Companheira de arte e de longas datas, Francinete Braga, também agradeceu pela aprovação do Projeto de Lei. Lembrou de Samuel, como um pedreirense raiz, que por onde ele passava sempre falava bem de Pedreiras e exaltava Pedreiras. Destacou os grandes encontros nos seminários e convenções culturais, onde ela e Samuel sempre brigavam pela Arte, mas para o bem de toda cidade.

Paulo Piratta – Cantor e Compositor/Foto: Sandro Vagner

Cantor e compositor, Paulo Piratta, disse que não consegueria escrever um texto para falar de Samuel Barrêto, devido a grande emoção que tomava conta dele. “Quando nós velamos o Samuel Barrêto aqui nessa casa, vereadora,  eu usei esse microfone e disse: E, agora, quem irá ser a salva-guarda da cultura? Samuel era nossa Salva-guarda. Quem irá nos defender, culturamente falando?” Ao final disse que a salva-guarda é a família e também os vereadores pela aprovação do Projeto de Lei.

Marly Tavares (SOLIDARIEDADE) – Presidente da Câmara de Vereadores de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

É com muita honra, orgulho de está presidente, de está na Câmara Municipal, pra fazer parte do Projeto do Dia de Samuel Barrêto. Como presidente eu fico feliz, como parlamentar também, e é uma vitória da nossa cultura pedreirense, é uma vitória, primeiro da família Barrêto, que vem lutando para que esse Projeto fosse aprovado e foi aprovado unanimente, então é um orgulho para Pedreiras. E é nossa intenção, o nosso desejo enquanto parlamentares desse legislativo, é está contribuindo sempre com a cultura e desenvolvimento necessário valoroso da cultura de Pedreiras.” Disse a presidente da Câmara, vereadora Marly Tavares.

Autor do Projeto de Lei, o vereador Jotinha Oliveira não escondeu a emoção em poder compartilhar com todos os seus colegas e com os familiares de Samuel Barrêto, esse grande momento que ficará marcado nesta data em Pedreiras.

João Luís (FilhO); Valéria (Esposa de Samuel); Ana Ceci (Filha); Ester Barrêto (Irmã); Jotinha Oliveira (PTB) (Vereador); Sara Barrêto (Irmã); Raira Maria (Irmã) e Francinete Braga (Amiga de Samuel Barrêto)/Foto: Sandro Vagner

É um momento de felicidade, arrepiante , a gente ficou muito feliz. Foi aprovado por unanimidade por essa Casa. Samuel tem contribuído muito com a cultura de nossa cidade, e nós, enquanto vereador, eu me sinto muito feliz em ser o autor desse Projeto, aproveitando a oportunidade e agradecer a todos os vereadores que aprovaram esse Projeto. Samuel Barrêto, como disse o nobre vereador Jamison Fernandes, ele está no ventre de nossa Princesa e, agora dia 08 de outubro, renasce Samuel Barrêto, e a cada ano iremos comemorar o dia de Samuel Barrêto, que será comemorado dia 08 de outubro“. Disse o autor do Projeto de Lei, vereador Jotinha Oliveira.

Fotos: Sandro Vagner

Diversos artistas estiveram presentes e se emocionaram com o grande acontecimento histórico em Pedreiras.

Nos dias 06, 07 e 08 de outubro acontecerá a “I Semana Cultural Samuel Barrêto”, com várias atrações culturais. A comissão organizadora espera que, no último dia, todos os parlamentares estejam presentes para que simbolicamente seja entregue a todos os pedreirenses O Projeto “Dia Municipal Samuel Barrêto”.

Veja o Projeto

Clique Aqui

Por Sandro Vagner

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz