Romeiros de Nossa Senhora dos Pobres

page
(Fotos: Sandro Vagner)

Sempre no terceiro sábado de outubro dezenas de romeiros se preparam para uma caminhada que sai de Trizidela do Vale. O destino é Belém dos Lages, município de Poção de Pedras.

page-1
(Fotos: Sandro Vagner)

A caminhada que é realizada há mais de quatro décadas, é realizada com muito entusiasmo e Fé. Ao todo são trinta e dois quilômetros de  peregrinação. Os romeiros de Nossa Senhora dos Pobres, deixam o local às 20h, e fazem todo o percurso em oito horas. Passam a noite inteira caminhando e chegam ao local no raiar do sol.

Expeditão - Romeiro (Foto: Sandro Vagner)
Expeditão – Romeiro (Foto: Sandro Vagner)

Expeditão, deficiente visual, enfrenta a caminhada, é como se conhecesse cada local, e sempre faz questão de dizer aos romeiros de primeira viagem onde os mesmos estão passando, então, vem as histórias.

Zé Barreto - Romeiro (Foto: Sandro Vagner)
Zé Barreto – Romeiro (Foto: Sandro Vagner)

Este ano, Zé Barreto, um participante da romaria, inovou e foi de charrete, uma forma de cumprir com uma Graça alcançada.

Em Belém dos Lages alguns moradores ficam à espera dos devotos, que após um café, participam de uma missa quando tem padre disponível ou de uma celebração, mas com muita fé em Deus e em Nossa Senhora dos Pobres.

Imagem

Sara Barreto - Romeira (Foto: Facebook)
Sara Barreto – Romeira (Foto: Facebook)

A imagem de Nossa Senhora dos Pobres foi levada a Belém dos Lages, em romaria, na década de 70, por Frei Raimundo Vale e um grupo de jovens, entre eles estavam os irmãos José Barreto e Antônio Barreto.

Renovados pela fé, os caminhantes retornam sempre após o ato religioso, cheios de esperança e do dever cumprido mais uma vez.

Deixe uma resposta