Tudo aconteceu ontem (29), na última noite de festejo junino. Segundo o áudio de uma testemunha, a festa estava tranquila, mas a polícia teria ido até o local e pediu que o som fosse desligado, isso por duas vezes, mas após uma intervenção do ex-vereador Cícero Rocha, que é secretário municipal de cultura, e alguns vereadores, a festa se estendeu por mais algumas horas. Durante o áudio, a testemunha relata que por volta das 3:50h, um homem teria surgido do nada, e estava armado com um revólver, e o suspeito já vinha sido seguido por um vereador e outra pessoa, que tentavam desarmá-lo, devido ele ter causado algum tumulto. No momento que tentavam tirar a arma do suspeito, um outro homem, que seria irmão dele, tomou a arma e começou a efetuar disparos atingido o rosto do vereador Cícero, que caiu quase morto, diante a situação, o vereador Totonho teria partido pra cima do elemento, mas também foi atingido por dois tiros, morrendo no local.
No momento que os dois tentaram se evadir do local em uma motocicleta, segundo a testemunha, as pessoas começaram a jogar pedras contra eles, e um outro homem conhecido como Júnior, também foi alvejado e morreu minutos depois.
Segundo informações da testemunha, um dos elementos foi apedrejado e por pouco não foi linchado pela população. A polícia conseguiu prendê-lo. Enquanto isso, o outro suspeito teria ficado acuado por algumas pessoas, nas proximidades de um riacho.
A cidade de São João do Sóter está abalada com a tragédia.