Dos 18 deputados federais que fazem parte da bancada maranhense no Congresso Nacional, 13 foram a favor e 5 foram contra a aprovação do texto do projeto de lei que dificulta a prisão de parlamentares.
A aprovação aconteceu na última quarta-feira (24). Ao todo, 304 deputados votaram a favor da admissibilidade, e 154 parlamentares se manifestaram contra. Houve abstinência de 2 deputados e 9 obstruíram a votação, além do deputado Marcelo Ramos (PL-AM) que não votou pois estava presidindo a sessão.
CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS
A decisão da Câmara veio depois da prisão em flagrante do deputado Sandro Silveira (PSL-RJ), por determinação do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, depois de fazer críticas ofensivas aos membros da Suprema Corte e pregar a volta do regime ditatorial.
O deputado federal, Bira do Pindaré (PSB) que votou contra a proposta, comentou discretamente sobre o assunto, nas redes sociais. “Hoje passamos de 250 mil mortos em razão da pandemia e a Câmara desde ontem discutindo um único tema: imunidade parlamentar. Faltou noção de prioridade, sobrou corporativismo”, postou o parlamentar. Já o deputado federal Gastão Vieira (PROS), que também teve posicionamento contrário ao projeto de lei, criticou a votação sob pressão na Câmara Federal.
CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS
“A pressão está tão grande que, qualquer deputado que perder uma votação, vai ter descontado do salário um dia de trabalho. Tudo para completar o quórum governista de 308 votos. Quem está decidido a votar contra, vota”, disse o deputado federal. Também votaram contra texto do projeto de lei que dificulta a prisão de parlamentares, os deputados federais maranhenses Josivaldo JP (Podemos), Marreca Filho (Patriota) e Zé Carlos (PT). A matéria passou na tarde de sexta-feira (26) por análise do mérito. Até o fechamento desta edição a pauta ainda não havia tido modificações até nova votação, e esse resultado de hoje praticamente será o posicionamento final de cada parlamentar, principalmente da bancada maranhense.
Confira como votou cada um dos deputados pelo Maranhão:
- Aluisio Mendes (PSC-MA) – Sim
- André Fufuca (PP-MA) – Sim
- Bira do Pindaré (PSB) – Não
- Cleber Verde (Republicanos) – Sim
- Dr. Gonçalo (Republicanos) – Sim
- Edilazio Junior (PSD) – Sim
- Gastão Vieira (PROS) – Não
- Gil Cutrim (PDT) – Sim
- Hildo Rocha (MDB) – Sim
- João Marcelo MDB) – Sim
- Josimar Maranhãozinho (PL) – Sim
- Josivaldo JP (Podemos) – Não
- Junior Lourenço (PL) – Sim
- Juscelino Filho (DEM) – Sim
- Marreca Filho (Patriota) – Não
- Pastor Gil (PL) – Sim
- Pedro Lucas Fernandes (PTB) – Sim
- Zé Carlos (PT) – Não
fonte: oimparcial.com.br