Logo

São Luís: Número de casos ativos do novo coronavírus volta a crescer no Maranhão

Reprodução

O número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) vem aumentando no Maranhão, isso pode significar um grande crescimento no número de casos ativos, que vinha diminuindo no estado desde o mês de junho.

Segundo estudo do professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e médico epidemiologista, Antônio Augusto Moura Silva, os dados dessa semana podem significar aumento da pandemia em outros locais do estado ou a volta do crescimento dela nos locais já atingidos pela doença.

Durante uma transmissão ao vivo em sua rede social, o médico disse que outro fato que podem estar alterando os dados do boletim no Maranhão é a variação entre o crescimento em determinada região, ao mesmo tempo que diminui em outra.

O resultado dos exames para confirmar a doença levam de 4 a 5 dias para ter um resultado, isso retarda a identificação da situação atual. Segundo o Antônio, o número de suspeitos é uma boa métrica para essa percepção.

De acordo com informações do professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Sampaio Mattos Junior, é provável que a doença esteja se espalhando para as áreas mais pobres do estado.

Como aconteceu a disseminação do coronavírus no Maranhão?

José Sampaio Mattos Junior, comentou sobre como ocorreu a expansão do vírus em São Luís e no Maranhão. O primeiro caso foi notificado no bairro do Renascença, que é um local de concentração de transporte público, de funções administrativas, comercial e residencial além de um grande público para atividades diárias.

Por conta desse grande fluxo de pessoas que passam pelo local e se encaminham a outros, levaram a doença que caminhou por toda a cidade e também para outros municípios.

Segundo o professor, uma das primordiais causas para aumento de casos são os aeroportos e avenidas federais, que por conta do grande fluxo vindo de outros cidades e países acabam aumentando o poder de disseminação do vírus.

Situação atual de acordo com o boletim

O boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (2), pela Secretária de Saúde do Maranhão (SES), informa que o estado tem 86.025 casos confirmados de coronavírus e 2.119 óbitos. Nas últimas 24h, foram registrados 38 novas mortes e 2.769 casos confirmados de Covid-19. O interior do estado contabilizou o maior número de novos casos com 2.574, Imperatriz registrou 91 e a Ilha de São Luís 104.

Também segundo o boletim, dos mais de 86 mil casos confirmados, 19.090 ainda estão ativos. Desses, 18.157 estão em isolamento domiciliar, 554 internados em enfermaria e 379 em leitos de UTI.

O boletim informa também que, das pessoas que morreram, 61% são masculino e 39% feminino, a faixa etária com maior número de mortes é acima de 70 anos, com 87% apresentando comorbidades, sendo as principais hipertensão arterial e diabetes mellitus.

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

De acordo com o médico epidemiologista, os números de óbitos podem se dar pelo atraso na notificação “o que conseguimos perceber é que na realidade estamos diante de um atraso na notificação”, e completou “há um acumulo de exames de óbitos que já aconteceram muito tempo atrás e que estão sendo notificados agora”.

A evolução do número de casos da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no estado continua em 19, estando presente na maioria dos casos o vírus da influenza B.

fonte: oimparcial.com.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Venha nos visitar!

  • Connect Pedreiras

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Vice-prefeito de Pedreiras. Acesse nossa página no Facebook. Clique no Flyer

  • FEMAF – Visite o site. Clique no banner

  • Wikreative – (99) 98103-4204 – Clique no flyer e tenha mais informações

  • Vitorino Net

  • Acesse nossa página. Clique no banner

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • Google Adsense

  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz