
Não é de hoje que os parlamentares, tanto de Trizidela do Vale, quanto os de Pedreiras, estão preocupados e batem na mesma tecla, há muito tempo, cobrando a presença de um médico perito, no INSS de Pedreiras. As reclamações são inúmeras por parte dos vereadores, que recebem pedidos de pacientes que necessitam desse profissional, mas, infelizmente, nada foi resolvido até agora, e a corda sempre quebra pra o lado do mais fraco, nesse caso, do beneficiário.
Necessita desse laudo, que diga-se de passagem, é de caráter obrigatório, o trabalhador incapacitado, total ou parcialmente, quando for acometido de doença ou uma ocorrência de algum acidente e que fique impossibilitado de exercer sua profissão de forma temporária ou pra sempre.
Ontem (19), na sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Trizidela do Vale, o tema voltou ser discussão entre os parlamentares, que buscam uma forma de reverter a situação na instituição.
Hoje, quem precisa desse laudo tem que deslocar até Timon ou São Luís, o que dificulta a situação de quem não tem condições para fazer essa viagem, além de se manter em uma dessas cidades, durante o tempo necessário.
O presidente da Câmara, vereador Corró (PT do B), disse o seguinte sobre o que está acontecendo:
“Isso é desumano. Na viagem que fiz a São Luís, com alguns vereadores, levamos um ofício, pedindo ao presidente da Câmara de Vereadores e ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Otelino Neto, pedindo que eles tomassem providências nesse sentido.” Disse o vereador Corró.

Como amanhã (21), não haverá sessão na Câmara de vereadores de Pedreiras, devido o Prefeito Antônio França decretar ponto facultativo, os parlamentares de Trizidela do Vale estarão presentes na próxima sessão ordinária, para pedir apoio dos colegas pedreirenses, que fortaleçam essa luta, que é de grande importância para os dois Municípios e para toda a região do Médio Mearim.
Outros destaques
O presidente apresentou, ainda, um requerimento que será encaminhado ao prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, pedindo a complementação da rede de energia de baixa tensão, no Povoado Gavião Real, que irá substituir os postes de madeiras e acabar, segundo o requerimento, com as gambiaras em algumas residências.
De autoria do Poder Executivo, foi aprovado um Projeto de Lei, que estabelece procedimento sobre recebimento de subvenção financeira a grupos folclóricos, que fortalecerá a cultura. O vereador Hamilton do Gás, segundo ele, vendo que outros setores, como por exemplo, Igrejas católicas e evangélicas não estariam inseridas no projeto, apresentou uma emenda, para que a mesma ajuda financeira chegasse também a essas instituições religiosas, que sempre realizam seus retiros em datas específicas durante o ano. Com isso, agora é Lei, e o prefeito estará respaldado para beneficiar todos os segmentos.
Na próxima quarta-feira (26), os vereadores trizidelenses estão saindo em recesso parlamentar, após a última sessão ordinária do semestre.