Logo

Washington: Biden toma posse nos EUA e celebra o ‘triunfo da causa da democracia’; acompanhe aqui

Kamala Harris aplaude Joe Biden na chegada ao palco onde ocorre a posse presidencial em Washington Foto: BRENDAN MCDERMID / REUTERS

Joe Biden tomou posse como o 46º presidente dos EUA, depois de uma eleição tumultuada e uma longa batalha legal e política travada por Donald Trump para tentar bloquear sua vitória. Acompanhe as atualizações em tempo real. A comissão responsável pela posse também transmite o evento ao vivo no YouTube, e a sequência de eventos inclui missa, discursos e parada pelas ruas de Washington.

Biden interrompe o discurso e pede a todos que se unam a ele em um minuto de silêncio em homenagem a todos que morreram vítimas do novo coronavírus.

Contraste com 2017

A fala de Biden, centrada na necessidade da união dos americanos diante dos desafios, como o novo coronavírus, contrastou de forma extrema com a fala de Donald Trump em 2017. Na época, o republicano usou um tom populista, nacionalista e que para muitos analistas soou quase absolutista.

‘Os EUA precisam ser melhores que isso’

Citando momentos difíceis do passado, como a Guerra Civil, Biden disse que o país conseguiu superá-los eventualmente. Aos que votaram contra ele na campanha, disse que a democracia pede que haja desavenças políticas, e se comprometeu a ser um presidente para tods os americanos. Para ele, o atual momento precisa ser superado, dizendo que “os EUA precisam ser melhores que isso”, se referindo à divisão política nacional.

Discurso de União

A palavra mais usada por Biden na fala, até o momento, é “união”. Afirmou que “sua alma está encarregada” da tarefa de unir a nação. Esse foi um mote desde que venceu a eleição do dia 3 de novembro, unir uma nação dividida, um contraponto à divisão protagonizada por Donald Trump. “A História mostra que o caminho é o da união”, declarou.

— A união é o nosso caminho adiante — afirmou.

Desafios dos EUA

Biden fez referência aos mais de 400 mil mortos pela Covid-19, além do impacto econômico sobre os americanos. Também defendeu ações contra o terrorismo doméstico e o extremismo religioso, além das desigualdades sociais e raciais.

Transferência pacífica de poder?

Biden fala que, apesar dos eventos no Capitólio, foi possível fazer uma transferência pacífica de poder. Ele não mencionou o fato de Donald Trump não ter reconhecido a derrota nas urnas, nem ter feito qualquer tipo de contato com o novo presidente.

Biden começa seu discurso de posse

Presidente abre fala dizendo que esse é o “Dia da Democracia”, um dia de esperança para todos os americanos. Segundo ele, o país celebra não o triunfo de um candidato, mas da democracia, uma vez que o evento reflete a vontade do povo, e a democracia prevaleceu.

Gravata azul

Biden seguiu a “tendência” partidária na hora de escolher a gravata para a posse: a cor, azul, é a cor do Partido Democrata, e também foi usada por Barack Obama na posse de 2013. Em 2009, contudo, escolheu vermelho, cor dos republicanos.

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos EUA

Administrado pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts, Joe Biden coloca uma das mãos sobre uma bíblia que acompanha sua família desde o século XIX. Ali, prometeu executar as funções de presidente dos EUA, fazendo o possível para cumprir a Constituição dos EUA.

Jennifer Lopez se apresenta em Washington

A cantora Jennifer Lopez, acompanhada pela banda dos fuzileiros, se junta à histórica lista de artistas que se apresentaram em posses presidenciais. Ela abre a apresentação “This Land is Your Land”, canção de Woody Guthrie.

Kamala Harris presta juramento como vice-presidente

Diante da juíza da Suprema Corte, Sonia Sotomayor, Kamala Harris prestou o juramento para o cargo, assumindo efetivamente o cargo para o qual foi eleita. Kamala, primeira mulher negra e de origem asiática a chegar à vice-presidência, foi confirmada justamente pela primeira juíza latina na Corte.

Hino Nacional

A cantora Lady Gaga canta o hino nacional dos EUA. Ela atuou na campanha de Joe Biden ao lado de outras personalidades da cultura. Sua roupa trazia uma pomba dourada com um ramo de oliveira no bico.

Klobuchar: nós prometemos não tomar nossa democracia como garantida

No primeiro discurso da posse, a senadora democrata Amy Klobuchar conclamou as forças políticas a não agirem para incitar diferenças nos próximos movimentos políticos do país, e a terem a ideia de que a democracia não pode ser considerada algo garantido, uma referência aos ataques ao Congresso. Ainda afirmou que a vice-presidente, Kamala Harris, serve de inspiraçao para crianças e jovens ao redor dos EUA.

Biden chega ao palco

Acompanhado pela futura primeira-dama, Jill Biden, Joe Biden chega ao cenário de sua posse como o 46º presidente da história dos EUA. Ele esteve na posse de Trump, há quatro anos, e prestou juramento como vice-presidente de Barack Obama em 2009 e 2013. Pouco antes das portas se abrirem, começou a nevar em Washington.

fonte: oglobo.globo.com

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Clique no banner – FEMAF/Telefone: 4003-5395 E-mail: academico@femaf.com.br

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • Connect Pedreiras

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz