Brasil: Empreendedorismo cresce no Maranhão

O estado do Maranhão oferece muitas oportunidades para que as ideias dos empreendedores se transformem em negócios bem-sucedidos e, ao desenvolver qualidades como visão de negócios, aprendizado e perseverança, os pequenos empreendedores atuais tornam-se as grandes personalidades do setor dos negócios do futuro.

Fonte imagem: Pexels.com

Oportunidades de sucesso para empreendedores locais

O empreendedorismo é uma porta de oportunidade para a liberdade financeira, que por sua vez ajuda a impulsionar o desenvolvimento e a economia da região. No estado do Maranhão, existem vários projetos de empreendedorismo de sucesso, bem como ferramentas que permitem que as ideias do presente se tornem negócios de sucesso no futuro. Por exemplo, A Expo Indústria Maranhão, oferece exposições e palestras para os empresários da região, a fim de que eles possam aproveitar melhor os recursos naturais e riqueza cultural do Estado, oferecendo também uma plataforma para a integração na que redes de negócios podem ser criadas e fortalecidas entre novos empreendedores e empresários de sucesso na região. No caso particular da região de Pedreiras, foram realizadas palestras que mostram aos empreendedores locais como se apaixonar pelas vendas, dando-lhes uma visão de negócios mais ampla, o que lhes permite melhorar seu desempenho profissional. Finalmente, a UEMA oferece mais de vinte cursos online gratuitos, entre os quais incluem Planejamento Estratégico, Marketing e Varejo, ou Negociação e Empreendedorismo, os quais são ferramentas básicas para qualquer empreendedor local converter sua ideia em um negócio de sucesso.

O perfil de um empreendedor de sucesso

De acordo com especialistas e empresários que já iniciaram seus negócios, tendo a devida orientação e cultivando as qualidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso, as possibilidades de converter uma ideia em um negócio milionário aumentam exponencialmente. O Brasil está cheio de oportunidades para quem quer empreender, e apesar de todas as startups enfrentarem problemas para decolar, as qualidades desenvolvidas com base na experiência e ao pedir ajuda de outros empreendedores, ajudam a distinguir os problemas reais que precisam de atenção imediata, dos que podem ser resolvidos em segundo plano. Esta experiência de negócio só é adquirida com o passar do tempo, e de acordo com um estudo sobre os aspectos que as personalidades vencedoras têm em comum, realizado pela Betway Casino, os vencedores obtêm o seu primeiro grande sucesso depois de trabalharem uma média de 13 anos em seu setor e, certamente, dependendo da indústria, a idade média em que os participantes do estudo passaram a se destacar em suas indústrias varia também. No entanto, a experiência em negócios que outras pessoas adquiriram ao longo dos anos é uma ferramenta muito útil para os empresários que estão atualmente iniciando seus negócios. Devido a isso, o site da Terra mostra 5 erros cometidos por empreendedores de primeira viagem, os quais podem ser analisados, para evitar repeti-los e se aproximar para obter o perfil de um empreendedor de sucesso mais rapidamente.

Fonte da foto: Pixabay.com

O cenário dos empreendedores no Brasil

O caminho do empreendedorismo não é fácil, no entanto, a possibilidade de obter maior liberdade e autonomia financeira, tornam-se o motor dos empreendedores no país. O site Exame perguntou se vale a pena ser empreendedor no Brasil, publicando os resultados de uma pesquisa realizada em 140 cidades do país. Entre as pessoas que manifestaram interesse em se tornarem empreendedoras, 78% dos entrevistados pelo Instituto Data Popular responderam que já estão se preparando para iniciar seus negócios, seja economizando o capital inicial, ou estudando sua área de negócios. Além disso, 54% dos potenciais empreendedores entrevistados têm entre 18 e 35 anos, o que indica que são os jovens que continuam a buscar investir em seu futuro. Já de acordo com um relatório realizado pelo Sebrae sobre os negócios promissores em 2018, as atividades com maior potencial de expansão para pequenas empresas dentro do país incluem o comércio varejista em lojas de conveniência, serviços de comunicação multimídia, marketing direto e promoção de vendas, com uma taxa média de crescimento anual de 36, 26, 18 e 17%, respectivamente. Desta forma, o Sebrae mostra os pontos com maiores oportunidades de crescimento para que os empreendedores do país possam desenvolver suas ideias e negócios.

Os jovens do país têm diante deles um cenário em que as possibilidades são quase infinitas, pois, através do aprendizado, da perseverança, e do uso das múltiplas ferramentas que estão à sua disposição, as qualidades que formam uma personalidade vencedora tornam-se a via que transforma pequenas ideias em grandes negócios.

Deixe uma resposta