Brasil: Operadoras garantem que celulares atualizarão para horário de verão

Passageiros usam o celular dentro do metrô da capital paulista; é indicado que usuários verifiquem se data e hora do celular estão no modo automático – Danilo Verpa/Folhapress

O SindiTeleBrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal) informou nesta sexta-feira (2) que as operadoras de telefonia programaram o horário de verão de suas plataformas de rede e serviços para domingo (4), como determina o calendário oficial do Brasil.

No dia 21 de outubro, aparelhos móveis de diversos brasileiros pularam o horário de meia-noite para uma hora da manhã, adiantando o início do horário de verão, já que em outros anos a mudança foi em outubro.

Em nota, o SindiTelebrasil diz que a mudança no relógio no último dia 21 não ocorreu nas plataformas de rede das operadoras, e sim em “aplicativos externos instalados nos aparelhos privados, fora do domínio de controle das operadoras”.

Este ano, o governo federal adiou a mudança devido ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e à votação do segundo turno das eleições, no último dia 28.

A partir da 0h deste domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora.

Antes do problema do dia 21, clientes da operadora TIM relataram problemas com o horário dos celulares. A empresa pediu desculpas aos usuários.

Usuários de Android (sistema operacional do Google) e de iOS (da Apple) podem verificar nas configurações de seus dispositivos móveis se o fuso horário e a data e hora estão habilitados na função automática.

A Apple informou que está de acordo com o calendário e a atualização deve ser automática. O Google ainda não respondeu à solicitação.

Caso as pessoas queiram ajustar de forma manual, é preciso adicionar uma hora. Quem tem celular Android, deve ir em Configurações, Sistema e Data e Hora automáticas e Fuso Horário automático.

Já em aparelhos da Apple, os usuários podem selecionar Ajustes, Geral e Data e Hora.

fonte: folha.uol.com.br

Deixe uma resposta