Logo

Brasília: Candidato, Moro lembra que tem a chave do arquivo de Marielle

O ministro da Justiça, Sergio Moro, durante entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura) – Reprodução

Em um dado momento de sua entrevista ao programa “Roda Viva”, na segunda (20), o ministro Sergio Moro falou acerca da investigação do caso Marielle Franco.

Lembrou que, em iniciativa da então procuradora-geral Raquel Dodge e do então ministro Raul Jungmann (Segurança), foi feita uma apuração sobre os procedimentos da Polícia Civil do Rio durante a investigação do assassinato da então vereadora e de seu motorista, Anderson Gomes.

Moro comentava o pedido de federalização do caso de 2018, que ele deixou de endossar, já que o inquérito sigiloso basicamente desarmou uma farsa que visava salvar a pele dos verdadeiros mandantes e autores da barbaridade. Assim, retirá-lo do Rio seria uma forma de preservar a busca pelos culpados, no entendimento da época.

O problema político para o poder federal, como se sabe, é a possibilidade de uma conexão entre grupos milicianos envolvidos na morte de Marielle e o clã Bolsonaro, com foco prioritário no filho 01, o senador Flávio, mas não só.

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

Indícios dessas ligações abundam, o que não significa conexão objetiva, mas manipulações também já foram tentadas. Político como poucas vezes se viu em público, Moro ressaltou que o próprio Bolsonaro foi vítima de um depoimento que o implicou diretamente no caso, mas depois foi desmentido.

O dilema pontual para Moro era claro. Se insistisse pela federalização, seria acusado de tentar acobertar algo em nome do chefe. Agora, será visto nas hostes bolsonaristas como alguém que facilitou a vida de um adversário, o governador Wilson Witzel (PSC), com acesso a informações sobre o desenrolar de um caso potencialmente ruinoso para a primeira-família.

Mas os dados da apuração exclusiva da PF são de conhecimento, em algum grau ao menos, de poucos na corporação, na Procuradoria-Geral da República, no Superior Tribunal de Justiça e em instâncias de investigação no Rio.

E de Moro, que tudo sabe. Naturalmente, isso não significa que ele fará ou não algo com isso. Mas conhecimento é poder, não menos para calcular trajetórias. Popular, ele é candidatíssimo como alternativa para o eleitorado conservador que talvez rejeite as bizarrices do presidente em 2022 —ou que se horrorize com eventuais revelações, digamos, escandalosas.

Se o impacto do absurdo episódio de “channeling” nazista de Roberto Alvim irá configurar um divisor de águas no comportamento do governo Bolsonaro, isso é incerto —apostaria que não, já que atavismo é atavismo.

Mas é inescapável constatar que, neste primeiro momento, a ficha caiu. Paulo Guedes disse que foi a Davos decidido a convencer investidores gringos que “o Brasil tem uma democracia estável, pujante e que funciona”.

Qualquer coisa em contrário, disse ele à Folha, são “ecos provocados pelos próprios brasileiros que se opõem ao governo”, que “deram uma ideia errônea aos investidores sobre o que tem acontecido”.

Buscou então qualificar a demissão de Alvim como uma prova da funcionalidade do governo —ignorando, claro, como aquela pessoa foi parar no cargo de secretário de Cultura. Então tá.

Fonte: folha.uol.com.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • IPEDE – Rua Eurico Ribeiro, 501 – Centro, Pedreiras – MA/(99)98124-3014

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Estacionamento exclusivo para os clientes

  • FEMAF – Visite o site. Clique no banner

  • Venha nos visitar!

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Connect Pedreiras

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • Acesse nossa página. Clique no banner

  • Vice-prefeito de Pedreiras. Acesse nossa página no Facebook. Clique no Flyer

  • Óticas Diniz

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • Google Adsense

  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz