Há tempos atrás, a missa dedicada aos mortos era celebrada dentro do próprio cemitério, que fica localizado no Alto São José, mas com o grande número de túmulos, ficou impossibilitada a realização do ato religioso, que teve que ser transferido para o pátio, um lugar amplo, e com mais comodidade para todos.
A missa celebrada pelo Padre José Geraldo, é uma tradição da Igreja Católica, que sempre no dia de finados, presta essa homenagem aos nossos entes queridos.
Também nesse dia, além das lembranças, os mortos em seus túmulos recebem velas e flores, outra tradição dos católicos. Tudo isso, é uma forma de guardar sempre com carinho o tempo de vida de cada um que esteve aqui conosco, pois, saberemos que um dia, todos iremos nos encontrar. Segundo a Bíblia Sagrada, todos iremos ressuscitar.
Deus deu a Jesus o poder para levantar os mortos. (João 11:25) Jesus trará de volta à vida “todos os que estão nos túmulos memoriais”, cada um com sua própria identidade, personalidade e lembranças. (João 5:28, 29) Os que são ressuscitados para viver no céu recebem um corpo espiritual, enquanto os ressuscitados para viver na Terra recebem um corpo físico novo e saudável. — Isaías 33:24; 35:5, 6; 1 Coríntios 15:42-44,50. (JW Org).