Aproximadamente 200 mil eleitores, entre estudantes, professores, servidores escolares e pais de alunos estão aptos a votar na eleição para escolha dos membros do Colegiado Escolar, para o biênio de 2016\2018, nesta terça-feira (26). O processo eleitoral será realizado das 8h às 20h, em 648 centros de ensino da rede pública estadual do Maranhão.
A eleição marca a penúltima etapa do processo, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que inicialmente realizou atividades de mobilização nos centros de ensino em todo o estado, seguida de Assembleia Geral, homologação das candidaturas e campanha eleitoral.
Ao todo serão escolhidos 8.676 membros para o Colegiado. Cada segmento da comunidade escolar elegerá seus representantes e respectivos suplentes. O presidente do colegiado será eleito dentre um de seus membros.
O processo visa democratizar ideias e fortalecer o novo modelo de gestão na escola, buscando conhecer as causas dos problemas para superá-los. “As eleições para o colegiado fazem parte das ações deste governo para garantia da gestão escolar democrática, meta do governador Flávio Dino que já nos primeiros meses de governo realizou a eleição para gestores da rede estadual e o Colegiado fortalece esse processo ao participar das decisões da escola, tanto no âmbito administrativo, quanto pedagógico e financeiro”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O Colegiado
O Colegiado Escolar é um órgão constituído por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. Emite opiniões, toma decisões, elabora diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar em busca da melhoria da qualidade do ensino.
Além disso, decide e/ou opina sobre aspectos da vida pedagógica, administrativa e financeira das escolas; delibera sobre as questões da escola, propondo alternativas e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitando a legislação em vigor; acompanha e avalia os resultados pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.
Pela manhã a votação no Colégio Olindina Freire foi bastante proveitosa. Pais, alunos, professores estão participando desse momento democrático em Pedreiras. Na Unidade, cinco chapas que representam os alunos movimentaram os jovens estudantes. Mesários não estão tendo nenhuma dificuldade sobre o processo.
Com a reforma realizada no prédio improvisado onde estão os alunos do Olindina, a diretora Iaciara Rios teve um pouco de dificuldade para informar todos sobre o processo eleitoral, mas tudo foi resolvido.