Logo

Faculdade FEMAF Oferece Curso Universitário em ZOOTECNIA

IMG-20160506-WA0047

Faculdade de Educação Memorial “Adelaide Franco”

A Região Médio-Mearim no qual o Curso de Zootecnia esta inserido é caracterizado por apresentar grande potencial de crescimento de fronteira agrícola, com destaque para a, bovinocultura (leite e corte), avicultura (corte e postura), piscicultura, suinocultura, ovinocultura e caprinocultura.

SOBRE O CURSO

O que é a ZOOTECNIA?

A Zootecnia pode ser definida como a ciência que estuda a criação e o aperfeiçoamento dos animais de forma racional com fins econômicos. Aliam-se atualmente novos elementos a este conceito, como os de bem-estar animal, etologia (comportamento animal) e sustentabilidade da produção visando segurança alimentar, o que torna o papel do Zootecnista mais significativo diante dos ditames sociais (CMRVPB, 2012).

Apresentação do Curso de Zootecnia

A Zootecnia é uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, onde estão compreendidos o planejamento, a economia e a administração, assim como, o melhoramento genético, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo de animais inseridos nos sistemas produtivos, também englobando a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, propiciando de forma integral em sua área de atuação a qualidade de vida da sociedade.

A Zootecnia congrega um conjunto de atividades e habilidades relacionadas ao desenvolvimento, à promoção e ao controle da produção e da produtividade dos animais úteis ao homem, ao aprimoramento e à aplicação de tecnologias de produtos de origem animal; à preservação das espécies e à sustentabilidade do meio ambiente, e que permitem ainda atuar no desenvolvimento das cadeias produtivas animais, do agronegócio e dos produtos de origem animal.

OBJETIVOS

– Formar técnicos com capacitação superior para atuar junto ao meio de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnica, através da aplicação dos fatores de produção;

– Contribuir para o aumento da produtividade animal que atenda aos interesses sociais da comunidade local e regional;

– Assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, sócio-econômicos, gerenciais e organizativos;

– Utilizar de forma racional os recursos naturais disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.

PERFIL PROFISSIONAL

O Curso de graduação em Zootecnia assegura uma sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Zootecnia; dotado de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política, ambiental e cultural da região onde atua, no Brasil e do mundo; com capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais; com raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar problemas; capaz de atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades; além de compreender a necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades como Zootecnista.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O Zootecnista estuda e orienta sobre métodos de manejo e conservação de pastagens, pesquisa e melhora geneticamente os animais, supervisiona e assessora as sociedades de registros genealógicos, exposições e feiras agropecuárias, elabora planos de nutrição para os animais mediante as exigências de cada categoria, define planos de manejo reprodutivo, sanitário e alimentar de bovinos, equídeos, caprinos, ovinos, aves, suínos, peixes, abelhas, rãs, escargot e animais silvestres de interesse na produção de alimentos. Elabora projetos agropecuários, planeja, executa e supervisiona construções rurais em geral e instalações para animais em particular, estuda a capacidade de uso das terras para pastagens sua natureza e a correção da fertilidade e desenvolve atividades de assistência técnica e extensão rural. Pode dirigir instituições de ensino, em qualquer nível; lecionar em escolas de 1º e 2º graus, com complementação pedagógica; e ministrar disciplinas ligadas à produção animal no âmbito de graduação, pós-graduação em instituição de ensino superior.

EXPECTATIVA FUTURA DA PROFISSÃO

Segundo previsão da FAO, até o ano de 2015 haverá necessidade de se dobrar a quantidade de carne produzida, atualmente na ordem de 258 milhões de toneladas. Para os países emergentes, até 2020, esperam-se incrementos anuais na ordem de 1,8 e 3,3% para carne e leite, respectivamente. Esses números são ao mesmo tempo espetaculares e assustadores e tudo isso leva a crer que a Zootecnia, como a ciência da produção animal, irá liderar o setor pecuário.

(Fonte: Assessoria da FEMAF)

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz