Logo

Mais de 240 mil candidatos terão Enem adiado devido a ocupações

O ministro da Educação, Mendonça Filho, durante evento na Câmara dos Deputados em setembro - Givaldo Barbosa / Agência O Globo

O ministro da Educação, Mendonça Filho, durante evento na Câmara dos Deputados em setembro – Givaldo Barbosa / Agência O Globo

BRASÍLIA — O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira, a lista atualizada dos locais de prova afetados pelo adiamento do Enem devido à ocupação de escolas e universidades por estudantes. A nova relação tem a inclusão de 53 escolas, enquanto outras 10 que constavam na primeira lista foram retiradas. Agora, 240.304 participantes que tinham previsão de fazer as provas em 364 locais ocupados terão que fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.

A lista foi ampliada para incluir locais que foram ocupados após a divulgação da primeira lista pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), na última terça-feira. Esses estudantes farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro e serão informados do adiamento por SMS. Ao todo, 18 estados e Distrito Federal têm participantes afetados pelo adiamento. O Enem ocorre normalmente neste fim de semana (5 e 6 de novembro) para 8,386 milhões de participantes.

O exame tem 8.627.248 inscritos. Os afetados pelo adiamento somam 2,79% do total.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou também que se houver ocupação de novas escolas neste sábado e domingo, a orientação é para que, nessas unidades, seja suspensa a aplicação das provas do Enem. Ele afirmou que não pode haver qualquer possibilidade de risco à integridade do aluno. O ministro anunciou ainda que há acordos com os estados para participação das polícias militares nos arredores das escolas, e haverá também a atuação da Polícia Federal. O titular da pasta pretende conversar com todos os governadores dos estados para que seja assegurada a segurança do estudantes.

Só em Minas Gerais, 90 locais de prova estão ocupados, o que vai adiar o Enem para mais de 60 mil candidatos. No Paraná, a prova será adiada em 77 locais. A lista segue com o Espirto Santo (43), Bahia (42), Pernambuco (21), Alagoas (16), Pará (13) Goiás (11), Distrito Federal (10), Rio Grande do Norte (6), Maranhão (6), Rio Grande do Sul (4), Paraíba (4) Tocantis (3), Sergipe (2), Piauí (2), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1). No Rio de Janeiro, a prova será adiada em 12 locais para 15,6 mil candidatos (2,9% do total de inscritos). Entre os locais estão sete unidades dos colégios Pedro II e campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Na nova lista, o MEC voltou atrás e decidiu retirar 10 escolas da lista do adiamento. A presidente do Inep diz que alguns coordenadores locais tomaram a iniciativa de comunicar que haveria uma ocupação antes da votação final das assembleias. Por isso, houve escolas em que a prova foi cancelada, mas a escola não foi ocupada e houve a retificação. Nessas escolas, a prova será realizada normalmente neste sábado e domingo.

— Toda estratégia definida pelo ministério, em cooperação com forças de segurança e coordenação do Enem, é para preservar o clima pacífico, de respeito às pessoas. Chegaram a cobrar do ministério uma posição mais dura, em busca de reintegração de posse e de retiradas dos jovens. Isso ensejaria um risco enorme para a integridade física dos estudantes. Se houver situação de risco, a recomendação do ministério é que se suspenda a prova, para todos os coordenadores que estarão no comando da decisão. Não vamos colocar situação onde a PM vai ficar dividindo corredores humanos entre os que querem impedir e os que querem se submeter ao exame. Seria de altíssimo risco. É preferível que esses 240 mil que vão fazer em dezembro cresçam para 300 ou 500 mil. É preciso ter a certeza que todos que se submeteram ao Enem nessa primeira leva tiveram total tranquilidade de entrar no local de prova e de que estavam num ambiente seguro — disse Mendonça Filho.

O MEC estabeleceu o prazo para a desocupação até as 23h59 dessa segunda-feira. Mesmo que os locais tenham sido desocupados depois desse prazo, o Enem será remarcado. Segundo o Inep, para a nova data, serão definidos novos locais de prova. A prova aplicada em dezembro, de acordo com o Inep, terá o mesmo modelo e nível de dificuldade do Enem desse fim de semana, mas com questões diferentes.

O participante que não realizará o Exame no próximo final de semana devido à ocupação do seu local de provas pelos manifestantes, foi comunicado por e-mail, SMS, pelo aplicativo do Enem e na página do participante.

O MEC informou que os candidatos que fazem o Enem preso enquadrados na condição de pessoas privadas de liberdade e de jovens sob medida educativa também terá nova data para fazer as provas. As provas serão aplicadas em 13 e 14 de dezembro, nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de cada unidade da Federação. Neste ano, 54.347 candidatos se inscreveram nessa situação para as provas, que serão aplicadas em 1.290 unidades prisionais de todo o país.

A presidente do Inep lamentou que a aplicação do Enem em dezembro coincida com datas de vestibulares. Nesse caso, o aluno terá que fazer a opção entre uma prova ou outra.

— Lamento pelos alunos que estavam inscritos para fazer as duas provas. Infelizmente não tem como adiar (o Enem de dezembro). E esse contingente ainda pode aumentar um pouco. E, infelizmente, terão que fazer uma escolha — disse Maria Inês.

Fonte: oglobo.com.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz