PANDEGLANG, Indonésia – As autoridades ainda tentam determinar a causa exata datsunami que atingiu as ilhas deJava e Sumatra , na Indonésia , e deixou ao menos 222 mortos. O desastre aconteceu após um deslizamento de terra que acredita-se ter sido causado pelo vulcão em erupção Anak Krakatu, disseram autoridades e veículos da mídia indonésia neste domingo.
O porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, mostrou a devastação no Estreito de Sunda, que fica entre as ilhas de Java e Sumatra, provocada pela tsunami, que destruiu ao menos 558 casas e danificou nove hotéis, 60 restaurantes e 350 barcos. Áreas residenciais e turísticas foram fortemente afetadas. Na legenda, Purwo Nugroho informa o balanço mais recente, com 222 mortes, 843 pessoas feridas e 28 desaparecidas.
Acredita-se que a tsunami tenha sido causada por “um deslizamento de terra submarino resultante da atividade vulcânica no Anak Krakatau” e que foi exacerbado pela maré anormalmente alta por causa da lua cheia, disse Purwo Nugroho.
O Anak Krakatau, um vulcão ativo entre Java e Sumatra, tem expelido cinzas e lava há meses. Ele entrou em erupção novamente logo após as 21h de sábado, e a tsunami ocorreu por volta das 21h30m, no horário local.
Ben van der Pluijm, um geólogo de terremotos e professor da Universidade de Michigan, disse que as ondas gigantes podem ter sido causadas por um “colapso parcial” do Anak Krakatau.
— A instabilidade do declive de um vulcão ativo pode criar um deslizamento de rochas que movimenta um grande volume de água, criando ondas tsunami que podem ser muito poderosas. É como derrubar repentinamente um saco de areia em uma banheira cheia de água — comparou.
Anak Krakatau é a ilha que emergiu da área outrora ocupada por Krakatau, que foi destruída em 1883. Ela surgiu pela primeira vez em 1927 e tem crescido desde então.
Sem sinais
A tsunami surgiu quase sem aviso ao longo do Estreito de Sunda, que fica entre as ilhas de Java e Sumatra, na noite de sábado, disse Nugroho.
Moradores da região costeira relataram não terem visto ou sentido nenhum sinal de alerta, como um recuo das águas ou um terremoto, antes que ondas de 2 a 3 metros de altura chegassem à costa, segundo a mídia. Autoridades, no entanto, disseram que uma sirene de alerta disparou em algumas áreas.
Agora, no dia seguinte à tsunami, socorristas e ambulâncias têm encontrado dificuldades para alcançar as áreas afetadas porque algumas estradas estavam bloqueadas por detritos de casas danificadas, carros virados e árvores caídas.
Ano difícil para a Indonésia
A tsunami de sábado foi o mais recente de uma série de tragédias que atingiram neste ano a Indonésia. Sucessivos terremotos destruíram partes da ilha turística de Lombok, e um duplo terremoto e tsunami matou milhares de pessoas na ilha de Sulawesi. Quase 200 pessoas morreram quando um avião da Lion Air caiu no Mar de Java em outubro.
