Logo

Mundo: Biden versus Sanders: entenda o que se sabe até agora dos resultados da Superterça

Ex-vice-presidente Joe Biden durante evento de campanha em Los Angeles, na Califórnia; ao fundo, sua mulher, Jill Foto: MARIO TAMA / AFP / 03-03-2020

A Superterça, na qual 14 dos 50 estados americanos realizaram eleições  primárias, chegou ao fim marcando a polarização da disputa entre o ex-vice-presidente Joe Biden, que teve um desempenho muito além do esperado, e o senador social-democrata Bernie Sanders. Na Superterça, estavam em jogo 1.357 dos 3.979 delegados à Convenção Nacional Democrata, que em julho indicará o adversário do presidente Donald Trump na eleição presidencial de 3 de novembro. São necessários 1.991 delegados para ter a maioria na convenção. Entenda o que se sabe até agora sobre as prévias de terça-feira, cuja apuração ainda não terminou em grandes estados como Califórnia, onde Sanders está na frente, e no Texas, onde Biden ganhou com uma pequena margem sobre Sanders:

Biden vence em 9 estados, com diferentes margens

O impulso que Biden obteve após o bom resultado na primária da Carolina do Sul, no sábado, se traduziu em um desempenho bem além do esperado na terça-feira.

O ex-vice-presidente foi o mais bem votado em nove estados, com diferentes margens sobre Sanders: Carolina do Norte, com uma margem de 18,9 pontos percentuais (43% contra 21,1%); Virgínia, com uma margem de 30,2 pontos percentuais (53,3% contra 23,1%); Massachusetts, onde sua vantagem é de 7,1 pontos (33,7% contra 26,6) com 97% dos votos apurados; Minnesota, por 8,7 pontos de diferença (38,6% contra 29,9); Tennessee, onde sua vantagem é de 16,8 pontos percentuais (41,7% contra 24,9%) com 97% dos votos apurados; no Alabama, onde ganha por uma diferença de 46,6 pontos percentuais (63,2% contra 16,6%) com 99% das urnas apuradas; Oklahoma, onde a vantagem foi de 13,3 pontos (38,7% contra 25,4%); Arkansas, onde a diferença foi de 18,1%; e no Texas, onde lidera com uma diferença de 3,5 pontos percentuais (33,6% contra 30,1%) com 99% dos votos apurados.

Sanders, por sua vez, venceu Biden no Colorado, com uma margem de 13 pontos percentuais (36,2% contra 23,2%) com 69% das urnas apuradas; em Utah, onde aparece na frente com 17,5 pontos (34,6% contra 17,1%) com 72% das urnas apuradas; e em Vermont, seu berço político, onde ganhou por uma margem de 17,5 pontos percentuais (50,7% contra 22%). Sanders também lidera a apuração na Califórnia com 79% dos votos contados, por 33,6% contra 24,8% de Biden.

No Maine, a situação é de empate: Biden tem 34% contra 33% de Sanders, com 89% das urnas apuradas.

Pequena diferença em delegados mantém polarização

Embora a vitória no voto popular nos estados seja politicamente importante, os números que interessam para a disputa democrata são os de delegados à Convenção Nacional Democrata. Ainda não se sabe ao certo como ficará a alocação final de delegados — e o número definitivo pode demorar para ser conhecido, pois depende da apuração total dos votos. Até o momento, Biden tem um total de 467 delegados, contra 392 de Sanders, uma diferença de 75 delegados. A projeção do New York Times é que, com o fim da apuração, o ex-presidente chegue a um total de 670 delegados, contra 589 do senador, uma diferença de 81 delegados.

A apuração da Califórnia e seus 415 delegados — maior quantia em jogo — é um fator-chave para determinar a diferença real entre Biden e Sanders. Até o momento, foram alocados apenas 108 delegados por lá: Sanders tem 72, contra 21 de Biden. No Texas, segundo estado mais rico em delegados, o ganhador Joe Biden leva no momento 70 delegados, contra 60 de Sanders.

Para conseguir a nomeação, o candidato precisa conquistar ao menos 1.991 delegados até a Convenção Nacional do partido, em julho. Caso contrário, o adversário de Trump será escolhido em uma segunda votação, quando os delegados estarão “liberados” da obrigação de votar conforme o resultado de seus estados, e terão a companhia dos chamados “superdelegados”, 771 figuras de destaque na sigla e que podem votar de forma livre. É a chamada “convenção dividida”.

Negros com Biden, latinos com Sanders

A dianteira de Biden reflete seu excelente desempenho no Sul e no centro dos Estados Unidos, onde o eleitorado negro e centrista é forte — em alguns destes estados, como no Alabama, ele ganhou por margens inesperadamente altas.  O resultado reflete o que foi visto no último sábado na Carolina do Sul, quando a campanha de Biden ressuscitou após desempenhos fraquíssimos nas prévias anteriores, em Iowa, New Hampshire e Nevada. A vitória no Texas, embora por pequena margem, também refletiu um movimento de última hora do eleitorado democrata.

Biden também teve um bom desempenho, segundo pesquisas de boca de urna, na população branca com ensino superior, um provável reflexo do fim das campanhas dos centristas Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, que declararam apoio a ele na segunda-feira, em uma tentativa de minar o crescimento de Sanders.

Sanders, por sua vez, demonstrou força no eleitorado progressista, jovem e latino — sua base eleitoral. Isso o ajudou a levar alguns dos estados mais ricos em delegados, incluindo Colorado e Utah. Sua provável vitória na Califórnia será fundamental para que se mantenha na cola de Biden na contagem geral de delegados.

US$ 500 milhões não impulsionaram Bloomberg

Em uma estratégia arriscada, o nome do bilionário Michael Bloomberg entrou nas cédulas de votação da corrida democrata apenas na Superterça. Ele chegou a investir mais de US$ 500 milhões, principalmente em anúncios de televisão, para impulsionar sua campanha. No entanto, só saiu vitorioso na Samoa Americana, território dos EUA no Sul do Oceano Pacífico com 55.641 habitantes.

Para conseguir arrematar delegados, é necessário ultrapassar a marca dos 15% dos votos, algo que Bloomberg só conseguiu até o momento em quatro estados além de Samoa: Colorado, Tennessee, Arkansas, Utah, onde a apuração está em 61%. Com isso, conseguiu até agora apenas 38 delegados. Dos 14 estados em jogo, ele está em terceiro lugar em nove e, nos outros cinco, em quarto.

Segundo o NYT, o fraco desempenho do ex-favorito do establishment foi em parte causado pelo fortalecimento da campanha de Biden. O bilionário disse que “reavaliará” o prosseguimento de sua campanha. Até o momento, Bloomberg tem 38 delegados, e deverá terminar o dia com 104, segundo projeta o New York Times.

Elizabeth Warren continua patinando na disputa

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

Outra que sofre pressões para abandonar a corrida democrata após repetir seu fraco desempenho na terça-feira é a senadora progressista Elizabeth Warren, que não conseguiu a vitória em nenhum estado e precisou se contentar com um terceiro lugar em Massachusetts, estado que representa no Senado. Até o momento, Warren figura em quarto lugar em nove estados e em terceiro nos outros cinco, alternando com Bloomberg.

Ela só conseguiu ultrapassar a barreira de 15% em quatro estados: Massachusetts,  Minnesota, Colorado e Maine.Até o momento, tem 49 delegados em sua conta, contando com os oito conquistados no caucus de Iowa, no dia 3 de fevereiro. Ela deverá terminar o dia com 97, segundo projeta o New York Times.

O mau desempenho de Warren, resultado da divisão dos votos progressistas entre ela e Sanders, era o pior cenário possível para a senadora, que chegou a liderar pesquisas em diversos estados nas etapas iniciais da corrida democrata.

fonte: oglobo.globo.com

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz