Novas viaturas que serão entregues pelo governo do Estado do Maranhão (Foto: Governo do Maranhão)
A informação é do Secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, que postou a boa nova em sua rede social, Facebook. O Secretário informa que a entrega será realizada nesta quarta-feira (21). Além de Pedreiras, outros municípios serão contemplados com os veículos, que irão agilizar o trabalho da Polícia Militar, que aos poucos está se adequando a cada situação nos municípios maranhenses.
Ao todo, segundo Simplício Araújo, serão entregues pelo Governador Flávio Dino, 53 viaturas. As duas que servirão ao 19º BPM, serão direcionadas aos municípios de Lima Campos e Trizidela do Vale.
“Estamos satisfeitos com essa determinação do Governador Flávio Dino, que mais uma vez atendeu um pedido feito por mim. Sabemos que isso não irá solucionar a problemática da segurança nos municípios, mas aos poucos o Governador está tentando resolver um problema, e, sabemos que não é fácil de ser solucionado da noite para o dia, principalmente no tocante ao contingente policial, que já começou a ser resolvido, com a posse de alguns PMs, em algumas cidades”, concluiu Simplício Araújo.
A denúncia chegou ao Blog através de um servidor concursado, que pediu para não ter sua identidade revelada. Segundo ele, por incrível que pareça, todos os contratados da saúde de Pedreiras, receberam seus salários, nada de errado quanto a isso, mas o que o servidor está estranhando, e questionou, foi o seguinte: Estamos às vésperas das eleições, e todos os contratados são de Pedreiras, diferente de alguns servidores concursados que não moram na cidade e não votam aqui.
Segundo o denunciante, todos são aprovados no concurso de 2012, e seus vencimentos são pagos sempre no dia 10 de cada mês, só que a data passou, e o pagamento foi adiado para o dia 20, hoje, mas não saiu. Eles, os concursados, teriam perguntado para o secretário o que teria acontecido, a resposta, segundo o servidor, foi que não tinha dinheiro.
Muito bem lembrado por ele, que servidor concursado é despesa obrigatória. Assim como os concursados da saúde que ficaram sem salários, até agora. A mesma situação, segundo ele, enfrentam alguns aposentados, que também estão a ver navios.
Sem uma proposta digna por parte dos banqueiros e do Governo Federal, a greve dos bancários continua por tempo indeterminado. Ao todo, já são mais de 13 mil agências fechadas no país. Um recorde.
No Maranhão, mais bancários cruzam os braços a cada dia, o que demonstra a insatisfação da categoria com a proposta de 7% de reajuste – índice abaixo da inflação – mais abono de R$ 3,3 mil, valor enganoso que é pago uma só vez, sem incidir nas férias, 13º salário, férias, vales e previdência dos trabalhadores.
Nesta terça-feira (20/09), 15º dia da greve nacional, os bancários paralisaram as atividades do Bradesco da Rua Grande, no Centro de São Luís, mostrando a força do movimento, na Capital.
Nas regionais, a adesão também é massiva, como em Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Presidente Dutra, Pinheiro, Santa Inês e São João dos Patos.
Em atos públicos realizados por todo o Estado, os bancários voltaram a cobrar a retomada das negociações e uma proposta justa, que atenda aos anseios da categoria e encerre a greve.
No interior, uma das principais reivindicações é a segurança. Em 2016, já foram registrados 50 ataques a banco no Maranhão, número que preocupa não só os bancários, mas toda a população.
Além de segurança, a categoria reivindica reajuste salarial de 28,33%, índice condizente com o lucro de R$ 29,7 bilhões obtido pelos bancos somente no primeiro semestre de 2016.
Contra a ganância dos bancos e em defesa dos clientes, os bancários cobram, também, a redução da taxa de juros, que no cheque especial chega a 318,4% ao ano e no cartão de crédito, a 470,7% anuais.
Os bancários lutam, ainda, por contratações e pelo fim das demissões imotivadas, uma vez que somente neste ano, as instituições financeiras já cortaram mais de 8 mil postos de trabalho no país.
Os números, no entanto, não comovem os banqueiros, que negam todas as demandas e seguem irredutíveis, sem agendar nova negociação. Os bancários, portanto, devem resistir e fortalecer, ainda mais, a greve.
Assembleia de avaliação
Bancário, participe das assembleias de avaliação de greve, de segunda a quinta-feira, às 17h, na sede do SEEB-MA, na Rua do Sol, Centro de São Luís, e fique por dentro de todas as novidades sobre a Campanha Salarial.
Profissionais da área de saúde em Pedreiras e região não precisam mais se deslocarem a São Luís ou Teresina/PI, para comprar produtos hospitalares ou odontológicos. Desde que foi inaugurada há sete anos em Pedreiras, a HospDental, vem facilitando a vida desses profissionais, e da população, outra clientela que tem acesso aos produtos, independente de ter clínicas, mas para o próprio uso.
Novas instalações do HospDental (Fotos: Sandro Vagner)
Os proprietários Dr. Paulo César e Drª Alexsandra Brito, com o objetivo de proporcionar mais conforto e comodidade aos clientes da HospDental, realizaram ontem (19), a inauguração das novas instalações, ao lado do Restaurante Popular.
Frei William durante a bênção ao ambiente (Foto: Sandro Vagner)Frei William durante a bênção ao ambiente (Foto: Sandro Vagner)
O ato contou com a presença de Frei William, que realizou a bênção da propriedade. Desejou sucesso, e que o empreendimento possa facilitar a vida das pessoas que precisam dos produtos disponíveis no HospDental.
Novas instalações do HospDental (foto: Sandro Vagner)
Por ser um grande distribuidor dos produtos, os preços são imbatíveis, com possibilidade a todos, que possam usufruir dessa vantagem em popularizar à venda a toda população, que é esperada de braços abertos para conhecer o local e a infinidade de produtos ao alcance de qualquer pessoa; isso! não apenas para quem tem hospital ou clínica.
Produtos que você encontra no HospDental:
Luvas, máscaras, seringas, soros, sondas, equipos, aparelho de glicemia, de pressão, gaze, lençol hospitalar, móveis hospitalares (por encomenda). Na área de odontologia; instrumentais, canetas de alta rotação, resinas, adesivos, fotopolimerizador, e outros produtos.
Assim como nas farmácias, a população pode comprar como quiser e com o menor preço.
Por exemplo: A gaze está custando apenas R$ 1,15 (Um real e quinze centavos) e o Soro, somente R$ 4,17 (quatro reais e dezessete centavos).
Em breve, os profissionais na área de nutrição terão a oportunidade de comprar seus produtos na HospDental.
Luana, Drª Alexsandra, Dr. Paulo César e Cíntia (Foto: Sandro Vagner)
“Sabemos da dificuldade que nós profissionais de saúde, e outras pessoas que sempre precisam desses produtos, passavam para ter em mãos ou em nossas clínicas e hospitais da região, por isso, decidimos investir e ampliamos o espaço, que é para todos“, disse Dr. Paulo César, odontólogo.
Bem centralizado e confortável, o HospDental fica ao lado do Restaurante Popular, na avenida Rio Branco, em Pedreiras – (99) 3642 – 4979 – Vale a pena uma visita sem qualquer compromisso.
Com o mandato cassado desde a última segunda-feira (12), o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sofre pressão para contar o que sabe de ex-aliados. A campanha “Delata, Cunha” tem ganhado força nos corredores do Congresso e nas redes sociais.
Parlamentares da nova oposição, formada por partidos como PT e PCdoB, têm reforçado o mote durante os últimos dias, como a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), uma das principais defensoras da ex-presidente Dilma Rousseff durante o impeachment.
Conhecido pela memória afiada e pelo jeito metódico, às vésperas de perder os direitos políticos, o peemedebista enviou cartas a deputados com dossiês de cada um. Nos textos, ele lembrava sua influência em indicações para relatorias de propostas ou cargos de destaque.
À medida que foi crescendo a pressão dentro do Congresso por sua saída, aumentou também a expectativa de que “Cunha não cairia sozinho”. Em seu discurso final de defesa, o ex-parlamentar lembrou, mais uma vez, que que “cerca de 160 deputados” respondem a processos judiciais na Casa.
Logo após ter o mandato cassado, Cunha chamou de “hipocrisia” a decisão de ex-aliados votarem contra ele, como o líder do PP, Aguinaldo Ribeiro (PB) e do PSD, Rogério Rosso (DF).
Apesar de ter construído sua trajetória de poder dentro da Câmara a partir da valorização de deputados conhecidos como “baixo clero”, dezenas de integrantes do “centrão”, bloco encabeçado pelo ex-presidente da Casa, votaram para cassá-lo.
Dos 450 votos contra o peemedebista, os dois partidos tiveram uma participação de peso. No PSD, foram 33 “sim” da bancada de 35. Já dos 47 deputados do PP, 39 votaram pelo fim do mandato. No PR, outro partido do bloco informal, foram 33 a favor da cassação entre os 42 da bancada.
O abandono também foi sentido dentro do partido do qual faz parte. Dos 67 peemedebistas, 52 deixaram Cunha cair sozinho. O ex-deputado chegou a reclamar da falta de esforço do Planalto em evitar sua cassação no final do processo.
Dentro do PMDB, Cunha desenvolveu uma relação de proximidade com o presidente Michel Temer, incluindo conversas diárias enquanto era presidente da Câmara. O ex-deputado nega, contudo, que o ex-vice-presidente será alvo de suas revelações. “Não tenho nada a revelar sobre Temer. O dia que tiver, o farei”, afirmou logo após perder os direitos políticos.
Réu no âmbito da Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, Cunha pode negociar uma acordo de delação premiada para reduzir a punição, caso seja condenado. Para que a negociação seja efetivada, é preciso que ele indique novos ilícitos que sejam considerados relevantes para as investigações.
O ex-deputado, contudo, nega que irá colaborar com as investigações porque “não é criminoso”.
A campanha para que o ex-deputado conte o que sabe também tem ganhado adesão nas redes sociais.
Fora do âmbito jurídico, a expectativa é que Cunha faça revelações de bastidores do poder em um livro que está escrevendo sobre detalhes do processo de impeachment. Ele negou, contudo, que os relatos sejam uma ameaça.
Sargento Emílio de Sena Batalha Filho, morto durante comício eleitoral (Foto: Divulgação)
A polícia ainda ontem não tinha conseguido prender os dois acusados do assassinato do sargento da Polícia Militar Emílio de Sena Batalha Filho, de 43 anos, ocorrido na noite de domingo durante um comício eleitoral no povoado Limão, zona rural da cidade de Centro Novo do Maranhão. Os acusados já estariam identificados e um deles é suspeito de ter cometido outros homicídios nessa cidade. O trabalho de captura envolve policiais militares e civis.
Durante todo o dia de ontem, os policiais realizaram barreiras e incursões com o objetivo de prender os acusados. O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Zé Doca, sob a coordenação do delegado Samuel Farias. O major Andrade, lotado na 12ª Companhia Independente da Polícia Militar, disse que o sargento Sena era lotado nessa companhia, mas no momento estava de férias.
Ainda segundo o major, na noite de domingo, 18, o sargento estava no comício e em determinado momento se deslocou para o fundo do palco, onde acabou abordado pelos criminosos, que fugiram em uma motocicleta de marca e placa não identificadas. O militar foi alvejado com quatro tiros e nas costas. “O sargento Sena Filho estava armado, mas foi atacado forma traiçoeira”, declarou o major Andrade.
A vítima ainda foi levada para o hospital da cidade, mas chegou à casa de saúde sem vida. O corpo passou por exames periciais e foi levado para a cidade de Arari, onde residem seus familiares. O major Andrade informou que Sena ingressou na Polícia militar em 1993 na função de soldado e chegou a trabalhar nas cidades de Maracaçumé e Gurupi antes de ser transferido para o município de Zé Doca. Populares disseram que a vítima estava no comício fazendo a segurança do ex-prefeito de Centro Novo do Maranhão Antônio Satiro.
Organização criminosa
Sena Filho, como o sargento era conhecido, é o segundo Policial Militar morto a tiros este mês no estado. No último dia 10, o sargento Luís Cláudio Cordeiro Baldez, 43 anos, foi morto ao sair da residência da sua namorada, no Ipem-Turu por integrantes de uma organização criminosa, originada na Cidade Olímpica, a maioria de adolescentes.
Até ontem, a polícia já tinha apreendido um menor de 17 anos e detido Vladmilson Dias Sousa, o Vlad, de 24 anos. Zukiak Fonseca Miranda, de 25 anos, morreu ao trocar tiros com a polícia, na Cidade Olímpica, na madrugada do dia 14. No momento, a polícia procura o quarto envolvido nesse crime, identificado apenas como Willame, que está foragido.
O delegado Leonardo Diniz, da SHPP, declarou que os envolvidos na morte do sargento Luis Cláudio, a serem ouvidos pelo delegado Guilherme Sousa Filho, disseram que tinham roubado o Fox branco uma semana antes e que, no sábado, 10, saíram para realizar assaltos. Eles teriam atirado e matado o militar pelo fato de ele ter reagido ao assalto. l
SAIBA MAIS
Mais dois PMs mortos este ano
Mais dois militares foram mortos durante este ano. Um deles foi o soldado Caldas, no dia 17 de junho, durante um assalto aos Correios da cidade de Tufilândia. A outra vítima foi o sargento Carlos Santos, de 48 anos. O militar levou um tiro no peito em uma emboscada no município de Santa Luzia, no dia 8 do mês passado. Ele também tinha sido jogador dos times de futebol de Imperatriz e Bacabal Esporte Clube.
frase
“O sargento Sena Filho estava armado, mas foi atacado de forma traiçoeira”.
Major Andrade, lotado na 12ª Companhia Independente
Sem negociação agendada, a greve dos bancários entra no seu 14º dia sem previsão para chegar ao fim. A adesão da categoria se intensifica a cada dia e já fechou mais de 13 mil agências em todo o país.
Nesta segunda-feira (19/09), os bancários maranhenses paralisaram as atividades da Superintendência do BB, na Praça Pedro II, no Centro de São Luís. No interior do Estado, mais agências, também, foram fechadas.
A forte mobilização é uma resposta à intransigência da Fenaban (representante dos banqueiros) e ao descaso do Governo Federal (patrão dos bancos públicos), únicos culpados pela continuidade da greve.
Na quinta-feira (15/09), após a categoria rejeitar – pela terceira vez – a proposta rebaixada de 7% de reajuste mais abono salarial de R$3,3 mil, a Fenaban suspendeu as negociações por tempo indeterminado.
Vale ressaltar que a proposta da Fenaban, além de estritamente econômica, ignora reivindicações sociais prioritárias para a categoria, como contratações, segurança, fim do assédio moral e das demissões imotivadas.
Já os bancos públicos – BB, Caixa, BNB e Basa – também negam todas as reivindicações específicas dos seus empregados, relegando a sua função social e penalizando, não só os bancários, mas toda a sociedade.
BB e Caixa, por exemplo, sequer marcam reuniões para negociar com a categoria. A última ocorreu no dia 30 de agosto. Por sua vez, BNB e Basa, negociam, mas atrelados à Fenaban, não apresentam avanços.
Para o SEEB-MA, somente o fortalecimento da greve será capaz de fazer os bancos públicos e a Fenaban voltarem à mesa de negociação, com propostas satisfatórias, com reajuste acima da inflação, sem o retrocesso do abono salarial e, sobretudo, com o atendimento das reivindicações específicas dos bancários.
Caminhada de Fred Maia e Deibson Balé (Foto: ASCOM do candidato)
A campanha do 15 continua a todo vapor. A manifestação da caravana do jacaré, mostra a certeza que Fred Maia está indo rumo a reeleição em Trizidela do Vale. Cada palestra, cada evento, é sempre assim, uma multidão de eleitores que querem a continuação do prefeito Fred Maia, agora, ao lado do seu vice-prefeito Deibson Balé.
Caminhada de Fred Maia e Deibson Balé (Foto: ASCOM do candidato)
Durante a caminhada realizada no município, o ex-prefeito Jânio Balé, empresário Francisco Chicote, Deputado Estadual Vinícius Louro, a primeira dama Vanessa Maia, e outras lideranças reforçaram o apoio ao prefeito Fred Maia, que disse está satisfeito com o resultado da campanha, até agora. “Estamos no caminho certo, e vamos vencer mais essa eleição“, disse o candidato.
Priscila Louro candidata à prefeita de Pedreiras e o vice Dinart arrastaram uma multidão no último fim de semana em Pedreiras no Grande Bandeiraço 22 pela região central da cidade. O maior grupo político com o apoio do prefeito Totonho Chicote, deputado estadual Vinicius Louro, do ex-deputado Raimundo Louro e do povo, levou alegria e esperança aos comerciantes que acreditam e apoiam Priscila Louro 22, a próxima prefeita de Pedreiras.
Campanha deste ano inclui, além de pólio, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e de 9 a 15 anos incompletos (Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba)
Começa nesta segunda-feira (19) uma campanha nacional de “multivacinação” que incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. O esforço de vacinação vai até o dia 30 de setembro.
Para realizar as imunizações, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras das 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país. Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.
As doses já estão normalmente disponíveis de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer posto. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para pôr em dia a carteira de vacinação.
Segundo Ana Goretti Kalumi, do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal dos adolescentes no Brasil ainda não é adequada, por isso a campanha incluiu essa faixa etária. “Os adolescentes são um público que, diferentemente das crianças pequenas que são levadas pelas mães às unidades de saúde, são muito resistentes a buscar serviços de saúde”, disse a especialista em coletiva de imprensa.
A vacinação contra pólio ocorre normalmente no mês de agosto. Este ano, porém, ela foi adiada, segundo o Ministério da Saúde, devido à Olimpíada no Rio, que poderia diminuir a adesão.
Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão ora, a gotinha.
Neste ano, o calendário de vacinações teve mudanças no esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. As alterações foram anunciadas em janeiro.
O vídeo da campanha inclui, além do Zé Gotinha, os personagens da “Carreta Furacão”, trenzinho de Ribeirão Preto-SP que faz sucesso na internet.
Vacinar adolescentes é desafio
Segundo a médica Mônica Levi, presidente da Comissão Técnica para revisão dos calendários vacinais e consensos da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a cobertura vacinal de crianças mais velhas e adolescentes ainda é um desafio a ser superado. “Temos um programa nacional de vacinação de muito sucesso, mas algumas vacinas do adolescente acabam esquecidas”, diz.
Um dos casos de baixa adesão é a vacina contra HPV para meninas, que tem o objetivo de prevenir câncer de colo de útero. Mônica lembra que a vacinação contra HPV teve sucesso na aplicação da primeira dose, mas informações divulgadas erroneamente sobre supostos efeitos colaterais da vacina, que posteriormente foram descartados, prejudicaram a campanha.
Quando entrou no programa nacional de imunizações, a vacina contra HPV chegou a ter 92,3% de adesão, entre 2014 e 2015. Porém, até março deste ano, apenas 69,5% das meninas de 9 a 11 anos tinham tomado a primeira dose da vacina. Quanto à segunda dose, a adesão foi ainda pior: só 43,73% do público-alvo foi atingido.
Veja mudanças na vacinação ocorridas este ano:
HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.
Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.
Pneumonia
Como era: 3 doses (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.
Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.