Drª Larissa Tupinambá, Juíza Titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras, Esclarece Sobre Soltura de Caio Cabral

2012-06-19-048
Drª. Larissa Rodrigues Tupinambá Castro – Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras

A bem da verdade, a Terceira Vara da Comarca de Pedreiras, na pessoa da Juíza Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, esclarece:

Nota de Esclarecimento

1 – Francisco Cayo Cabral de Araújo foi preso em flagrante delito pela suposta prática dos crimes de falsa identidade (RT. 307, do CP) e desacato (art. 331, do CP);

2 – A autoridade policial, Delegado Diego Maciel Ferreira, concedeu liberdade condicionada ao pagamento de fiança estipulada em R$ 2.640,00 (dois mil seiscentos e quarenta reais);

3 – A fiança é uma forma de caução, permitida constitucionalmente, que possibilita a concessão da liberdade, mediante pagamento, desde que preenchidos alguns requisitos. Via de regra, é concedida pelo juiz, mas pode ser deferida pelo delegado quando a pena máxima não for superior a quatro anos como na hipótese;

4 – Na questão, a autoridade policial arbitrou fiança, o juiz de plantão (magistrado do Juizado) homologou o flagrante ressaltando que, paga a fiança, já concedida pelo delegado, o preso deveria ser colocado em liberdade;

5 – Nesta segunda feira, o suspeito pagou o deliberado e, como o processo foi distribuído para a Terceira Vara, daqui partiu o alvará de soltura;

6 – Aclarando: Quem decidiu pela fiança foi o delegado após analisar detidamente o caso. Pago o valor, somente o alvará foi expedido pela Terceira Vara, uma vez que cumprida à condição imposta para a liberdade.

O Blog teve acesso ao Despacho da Fiança, e o valor arbitrado pelo delegado de plantão, Dr. Diego Maciel Ferreira.

IMG-20160517-WA0063

IMG-20160517-WA0064

Vereadores Contestam Blitz e Dizem Que PM Veio a Pedreiras Apenas Arrecadar Recursos do IPVA

IMG_7619
Vereadores Paulinho SP, Serapião Louro, Robson Rios e vereadora Cláudia Alencar

As declarações ouvidas ontem (17), durante a sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Pedreiras, por alguns parlamentares, foi pra chamar à atenção das autoridades do nosso município.

Segundo os vereadores Serapião Louro, Marcos Louro e o presidente vereador Robson Rios, o que eles teriam comprovado foi uma grande apreensão de motocicletas e nada de armas, bandidos e drogas.

IMG_7621
Vereador Marcos Louro falando durante o pequeno expediente

Os parlamentares chegaram a dizer que a ação da Polícia Rodoviária Militar do Maranhão foi apenas para arrecadar IPVA e nada mais.

Mas diante a situação, o presidente Robson Rios, disse que serão convocados para prestar esclarecimentos sobre as ações, o chefe da 7ª CIRETRAN de Pedreiras, David Ximenes e o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Everaldo.

Robson Rios conversou com o Blog sobre o assunto em destaque na reunião.

Caio Foi Colocado em Liberdade Através de Uma Ordem de Soltura

IMG-20160515-WA0022
Francisco Caio Cabral de Araújo – Suspeito

Francisco Caio Cabral de Araújo já está em liberdade. Caio do Diogo, como é conhecido popularmente, foi preso pela Polícia Militar, durante uma seresta, segundo o Tenente-Coronel Everaldo, comandante do 19º BPM. Durante a abordagem, Caio ainda teria travado uma luta corporal com os PMs, que conseguiram imobilizá-lo e o prenderam.

Caio estava cumprindo prisão domiciliar, mas estava em uma festa, e é suspeito de assaltos em Pedreiras e Trizidela do Vale. Chegou a ser perseguido várias vezes pela FT – Força Tática, e sempre conseguia se evadir, mas continuava sendo procurado pela Polícia.

IMG-20160517-WA0010

A liberdade do acusado foi concedida através de uma Ordem de Soltura, concedida pela juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras, Larissa Tupinambá Castro, que citou na ordem, o artigo 307 do Código Penal Brasileiro, que diz o seguinte:

Art. 307 – Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.
Nesse caso, Caio, segundo a PM, teria dado nome falso (Felipe) quando foi abordado.
Na Ordem de Soltura também foi observado pela Juíza, que, Caio, teria que ser solto, se, “por outro motivo não estiver preso“.
O Blog, teve informações que Caio teria ameaçado de morte um Policial Militar, isso preocupa o batalhão, após o mesmo ter sido colocado em liberdade.

Seguro-Defeso Sem Previsão Para Pagamento no Maranhão

1_pescador_jedier_silva_mendes__morador_do_saviana__foto_honorio_moreira_0280__3_-134956

Devido o novo sistema de postagem no jornal o imparcial, é impossível copiar o texto, mas você pode clicar no link e terá informação à notícia.

http://www.oimparcial.com.br/_conteudo/2016/05/ultimas_noticias/urbano/190618-seguro-defeso-sem-previsao-para-pagamento-no-maranhao.html?utm_source=fivewall&utm_campaign=fivewall&utm_medium=topnews

Prefeito de Trizidela do Vale Comemora Dia do Gari e Faz Entrega de Equipamentos

IMG-20160516-WA0038
Garis e o prefeito Fred Maia

Mais uma vez o governo municipal de Trizidela do Vale reconheceu a importância dos garis. Ontem (15), durante um churrasco realizado em comemoração ao dia deles, o Prefeito Fred Maia, secretários e alguns vereadores, realizaram a entrega de fardamento adequado e equipamentos novos, para que os garis possam trabalhar com dignidade e proteção.

IMG-20160516-WA0045

O prefeito Fred Maia fez questão de reafirmar o compromisso com todos os garis, segundo ele , por mais um ano de conquista, alegria e descontração.

IMG-20160516-WA0039

“O melhor presente que poderíamos oferecer nesse dia, é nosso respeito a essa classe, e, dizer que sempre irei honrar com os meus compromissos com todos, inclusive com salário em dia, para que todos possam honrar seus compromissos”, concluiu o prefeito de Trizidela do Vale.

IMG-20160516-WA0047

O  dia do gari é comemorado hoje (16), mas as comemorações foram realizadas ontem, em Trizidela do Vale. Todos ficaram satisfeitos com o respeito e a consideração que a gestão municipal tem com a classe.

Condutor Entrou na Contramão e Veículo Caiu no Bueiro

IMG-20160516-WA0015

O acidente aconteceu na Rua Miguel Atta, em Pedreiras, segundo testemunhas, o condutor do veículo tentou fazer uma incursão para o lado direito da via, que é impróprio, terminou caindo dentro de um bueiro, existente na sarjeta.

IMG-20160516-WA0013

Nada de grave aconteceu com ninguém, apenas danos materiais. Além do prejuízo, o condutor deveria ser penalizado de acordo com o CTB.

Após Michel Temer, base de Dino em Brasília Começa a se Dispersar

1463339873-992199506
Rubens Júnior é o único deputado federal que ficará com Dino; Waldir e Weverton já estão se realinhando (Foto: Arquivo)

Um dos efeitos imediatos da ascensão do peemedebista Michel Temer ao comando do país é a dispersão clara da pequena base que o governador Flávio Dino (PCdoB) mantinha na Câmara Federal.

Dos sete deputados federais eleitos pelo grupo dinista, apenas dois – Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Zé Carlos (PT) – devem permanecer na oposição sistemática ao novo governo. Todos os demais, inclusive alguns que votaram contra o impeachment, devem buscar realinhamento com Michel Temer.

Do sete aliados orgânicos do governador maranhense apenas Waldir Maranhão (PP)votou contra o impeachment a pedido de Dino. Os dois outros votos da bancada – Zé Carlos e Rubens Júnior – tomariam esta decisão independentemente do pedido do governador. Todos os demais deputados da base comunista votaram a favor do afastamento de Dilma Rousseff (PT), incluindo o próprio ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).

Esses deputados vão agora buscar um alinhamento com Temer, em busca de recursos para suas bases e liberação de emendas.

O próprio Waldir Maranhão, agora no comando da Câmara Federal, já começa a se alinhar com o presidente, que já mandou emissários pra conversar com ele sobre os projetos de interesse do governo.

Líder do PDT na Câmara Federal, o deputado Weverton Rocha também votou contra o impeachment. Mas boa parte de seus liderados votaram a favor do afastamento de Dilma, mesmo sob ameaça de expulsão. Articulado, o parlamentar maranhense percebeu que não adiantaria remar contra a maré e já trabalha, ele próprio, pela reunificação da bancada, com o objetivo de negociar fortalecido com o novo governo.

“Estamos trabalhando para reunificar a bancada. O PDT é um partido capilarizado no Brasil sabe sua importância”, frisou Rocha, dias depois do impeachment na Câmara, em conversa com O Estado, sinalizando sobre o projeto pedetista para o novo governo.

Outros parlamentares que se elegeram em 2014 ao lado de Flávio Dino já estavam no projeto anti-Dilma mesmo antes de o impeachment virar realidade. É o caso do tucano João Castelo e da popular-socialista Eliziane Gama, que defendem abertamente um projeto de poder nacional envolvendo PSDB, PPS, DEM e outros partidos, contra a aliança PT/PCdoB.

O resultado é que, com uma bancada de apenas dois deputados, Flávio Dino fica sem poder de barganha na Câmara Federal, e sem influência alguma no governo Temer.

Alguns dos parlamentares que se alinham ao projeto de Flávio Dino no Maranhão já aconselharam o governador a também tentar uma aproximação com Michel Temer. Um exemplo é o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), para quem o comunista erra ao assumir “postura de guerrilha”. O comunista, no entanto, parece disposto a quebrar lanças contra o governo do PMDB. Em uma de suas últimas entrevistas, ele classificou de “frágil e interino” o governo Temer e desdenhou da capacidade de perseguição do Palácio do Planalto. Desde então, o comunista e seus aliados mais próximos adotaram o silêncio.

O senador Roberto Rocha (PSB) declarou neste fim de semana que o seu partido vai começar a trilhar projeto próprio, alinhado com o projeto nacional da legenda. Segundo o senador, o PSB não será coadjuvante do governo Flávio Dino.

“No estado, a Executiva Nacional entende que o partido deve ter luz própria, caminhar com as próprias pernas, e não ser coadjuvante de ninguém. Aliado sim, mas alienado não”, comentou.

1463340052-992199506
Roberto Rocha reafirma independência em relação a Flávio Dino (Foto: Ag. Senado)

“O PSB deve ter luz própria, caminha com as próprias pernas, sem ser coadjuvante de ninguém”.

É dentro desta perspectiva nacional que Roberto Rocha vê cada vez mais próximo uma intervenção da direção nacional no diretório estadual do PSB, comandado hoje pelo prefeito de Timon, Luciano Leitoa. O senador diz que a visão da cúpula do partido é que Leitoa tem transformado o PSB em uma sublegenda do PCdoB no Maranhão.

“Esse é um processo [a intervenção] que ganha fôlego na medida em que a direção nacional enxerga no Maranhão a pior situação da oposição no país”, declarou.

O pedido de intervenção no diretório estadual do PSB foi feito pelo militante Manoel Neto, para quem Luciano Leitoa descumpre regras do estatuto do partido. A intervenção sepultaria também a candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré a prefeito de São Luís, num projeto do próprio Luciano Leitora e do governador Flávio Dino.

Para Roberto Rocha, não há como sustentar uma executiva com o perfil de atrelamento ao governo comunista, embora garanta que terá postura aliada, mas sem dependência de Flávio Dino.

(Fonte: oestadomaranhao/imirante.com.br)

Cauby Peixoto Morre em São Paulo aos 85 Anos

1613712
Cauby Peixoto – Cantor

Calou-se no final da noite deste domingo (15), aos 85 anos, a voz de Cauby Peixoto, há quase sete décadas um dos maiores cantores brasileiros. O artista estava internado desde o último dia 9 no hospital Sancta Maggiore, na zona oeste de São Paulo, com um quadro de pneumonia, informou sua assessoria.

A página oficial do cantor no Facebook também confirmou a morte, publicando a seguinte mensagem: “Com muita dor e pesar informamos aos amigos e fãs que nosso ídolo Cauby Peixoto acaba de falecer as 23:50 do dia 15 de maio. Foi em paz e nos deixa com eterna saudades. Pra sempre Cauby!”

Ao lado da parceira de longa data Ângela Maria, Cauby estava em turnê pelo Brasil com o show “120 Anos de Música”. No repertório, baseado no disco “Reencontro”, músicas que marcaram as trajetórias dos dois artistas, como “Vida de Bailarina”, “Gente Humilde” e “Bastidores”. Eles fariam uma apresentação no Sesc, neste fim de semana, em ocasião da Virada Cultural. A última apresentação do cantor foi no dia 3 de maio, no Theatro Municipal do Rio.

No início de 2015, o cantor chegou a cancelar, devido a problemas e saúde, sua participação no espetáculo “Falando de Amor”.

O velório do artista será na Assembleia Legislativa de São Paulo, próximo ao parque Ibirapuera, a partir das 8h. O enterro deve ocorrer a partir das 17h, no cemitério Congonhas, na zona sul, onde a família de Ângela Maria tem jazigo, informou o marido da cantora.

https://youtu.be/SK88bmpcvgk

SANDRA CAPOMACCIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
CHICO FELITTI
DE SÃO PAULO

Por Que o Padre José Geraldo Ficou Afastado Seis Meses da Mídia?

IMG_7574
Padre José Geraldo – Pároco de Pedreiras

O desaparecimento das boas conversas e até os conselhos espirituais por parte do Padre José Geraldo, na mídia, durante seis (6) meses, chamou à atenção do Blog, que o procurou para saber os reais motivos. Como sempre fomos muito recebidos pelo Pároco no seu gabinete especial.

Blog – Por que o senhor se afastou das redes sociais durante seis meses?

Pe. José Geraldo – Porque eu mesmo quis, para que não pudesse levantar inimizades com todos os partidos políticos, que muitos pensavam que o Padre José Geraldo era pré-candidato a prefeito de Pedreiras e o Padre José Geraldo nem filiado é, apesar da maioria dos partidos me procurou pra isso. Eu mostrei que o reino de Deus é muito mais importante pra cidade. Eu nunca estive com grupo nenhum, estive com todos! só que a falta de maturidade política de Pedreiras, não conseguiu ainda entender um padre múltiplo; mas nesses seis (6) meses eu hibernei trabalhando, desenvolvendo múltiplos projetos, que quando a comunidade  tomar conhecimento, é só ir aos bairros, setores, procurar os jovens e na nova consciência criada. Eu nunca tive interesse nenhum quanto a política de Pedreiras. Já demonstrei isso e bem claro. Os políticos podem ficar muito tranquilos, por que o trabalho de Paróquia nós superamos; em seis meses, nós já trabalhamos por dez (10) anos em Pedreiras.

Blog – O que o senhor deseja aos políticos de Pedreiras?

Pe. José Geraldo – Que cada um seja feliz, que desenvolvam suas atividades em prol de Pedreiras, e, eu estarei em todas as convenções, inclusive farei uso da palavra em todas as convenções como um cidadão pedreirense.

Blog – Quanto tempo em Pedreiras e quantos projetos?

Pe. José Geraldo – Já estou há quatro (4) anos em Pedreiras e completei cinco (5) anos de sacerdócio. Durante esse tempo já foram mais de 180 (cento e oitenta) projetos implantados por mim, com a ajuda da comunidade. Estou com minha saúde fragilizada por causa do stress e do cansaço. Celebro sete (7) missas por dia; varia de sete, cinco, quatro missas; isso sem esquecer de frisar as reuniões e ainda celebro meus 1.714 (mil e setecentos e quatorze) compadres (sorriu). Se eu quisesse ser candidato já poderia contar com todos (sorriu novamente).

Blog – Então, o senhor não tem pretensões políticas?

Pe. José Geraldo – Reforço mais mais uma vez aos políticos: não sou e nem serei pré-candidato a nada em Pedreiras, podem ficar tranquilos. Que Deus esteja com todos. Só faço um pedido: Olhem com carinho para o nosso POVO.

Governo Promove Treinamento para Funcionários de APAC’s do MA

Foto-1_Divulgação_Seap_13052016-Governo-promove-treinamento-para-funcionários-de-APAC´s-do-MA-1024x576
Participantes de treinamento exigem certificado. Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), promoveu, esta semana, treinamento para os funcionários das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC’s) do Maranhão.

A iniciativa, que ocorreu na Academia de Gestão Penitenciária (Agepen), em São Luís, capacitou presidentes, encarregados administrativos e de tesouraria das APAC’s para prestar melhor serviço aos usuários beneficiados.

Coordenada pela Supervisão de Metodologia APAC e Cogestão (Sumac), a capacitação contou com a participação dos presidentes das APAC’s de Viana, Imperatriz e Pedreiras. Estiveram presentes, também, 12 funcionários das associações de São Luís, Timon, Viana, Pedreiras, Coroatá e Imperatriz.

Essa semana ocorreu, também, a solenidade de encerramento do 1º Curso de Voluntários da APAC do município de Itapecuru Mirim. O evento teve a presença de autoridades do Governo do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Maranhão, Guarda Municipal e Delegacia Regional. Na ocasião, 52 pessoas da sociedade civil receberam certificados de conclusão do curso.