Começou o VIII Congresso Municipal de Educação de Trizidela do Vale

Durante quatro dias o Município de Trizidela do Vale estará recebendo grandes palestrantes que irão proporcionar ao público informações diversificadas através das palestras que começaram hoje (01), indo até o próximo dia (03), no auditório Municipal Dr. Kleber Carvalho Branco.
Palestrantes renomados como a professora Silvânia Campelo, Dr. Emanuel Sabino, que vem do Moçambique, professor Alayne Leitão e a professora Joilza Leitão, professor Alex Corrêa, professor Paulo Buzar e professor Hamilton Werneck.
O cantor e compositor Josivan Pereira proporcionou momentos de descontração com o melhor da nossa música.
Na abertura participaram da formação da mesa a presidente do Sindicato dos Servidores de Trizidela do Vale, Luíza Maria; Vereador Corró; D. Nilza (mãe do prefeito Fred Maia); Professor Gedeon Silva Reis (do IFMA – Campus Pedreiras); Diretor do CNEC, Fábio Zwifka; Anísia Cristina (diretora do Colégio Messias Rodrigues); Vanessa Maia (primeira dama do Município); Márcia Maia (Secretária de Educação) e o Prefeito Fred Maia.
Antes dos pronunciamentos o cantor Ildilandes Sousa entoou o hino nacional brasileiro.
O Diretor do Corrêa de Araújo, Fábio Zwfika, fez uma explanação sobre o congresso, no texto relatou a responsabilidade com a educação das novas gerações, afirmando que é responsabilidade de todos. A partir dessa visão local e global,  segundo ele, é necessário, para não dizer urgente, que começamos o diálogo efetivo para além das instituições escolares. Ressaltou sobre a qualificação no sistema educativo, que mais uma vez foi taxativo em afirmar que é responsabilidade de todos.
Luíza Maria foi taxativa em afirmar que como presidente do Sindicato dos Servidores, ver a preocupação da administração, para cada ano melhorar a educação. Segundo ela, até agora não ouviu nenhuma reclamação sobre a merenda escolar do município. Sobre o reajuste salarial aos educadores, durante os três anos à frente do Sindicato, a administração está respeitando sempre o reajuste do governo federal, ao ponto de oferecer um pouco mais, que ficou em 15%.
Márcia Maia (azul)
Márcia Maia, Secretária de Educação, disse que é através da educação que todos vão conseguir dias melhores para toda sociedade. Agradeceu a todos os educadores pelo brilhante trabalho e pediu que todos participassem do congresso, que foi preparado com muito amor e carinho. Sobre o Tema do Congresso “Escolas: Novos Tempos, Novas Atitudes”, foi escolhido há três anos.
Prefeito Fred Maia
Durante seu discurso, o Prefeito Fred Maia fez questão de falar sobre as benfeitorias em favor da educação durante sua gestão. Lembrou que todos os Colégios da zona urbana estão climatizados. Quanto ao problema do Colégio Frei Germano, disse que na próxima quinta-feira, estará indo a Teresina comprar um novo transformador. Sobre o Congresso, disse que ficou satisfeito com os comentários nas redes sociais sobre o tamanho do evento, pena que muita gente de outros municípios não poderiam participar. Finalizou dizendo que tudo que fez até agora pela educação, com apoio de todos, foi dentro do seu alcance, e sabe que tudo é uma obrigação do Prefeito.
Professora Silvânya Campelo – Palestrante 
A professora Silvânia Campelo proferiu uma palestra abordando um tema sobre “O poder da comunicação no processo do ensino do aprendizado”. Disse que ficou satisfeita pela quantidade de pessoas interessadas em educação. Deu uma injeção de ânimo sobre a maneira como o professor deve ser comunicativo na sala de aula, para que o aluno sinta o prazer de aprender. Simplificou sobre o comportamento do professor carrancudo e o extrovertido; o segundo, tem um papel importante na comunicação com sua turma que entra no ritmo da narrativa alegre, diferente do professor autoritário, que se sente o mandão dentro da sala de aula. 
  
Vereador Sival/Rui Maia
Nesta quarta-feira(02), segundo a programação, Dr. Emmanuel Sabino (Moçambique) e o professor Hamilton werneck serão os palestrantes.

Padre José Geraldo Sofreu Acidente de Carro, Mas Está Bem

Segundo informações o Padre José Geraldo estava indo para o aeroporto,  onde pegaria um vôo pro Rio de Janeiro.

O carro teria batido na traseira de uma carreta,  em seguida capotou. O acidente foi bem em frente a AMBEV.

Amigos já prestaram assistência. Não sabemos quem conduzia o veículo.

Estamos aguardando mais informações sobre o acidente.

Fotos: Naerson

Chaguinha é Faixa Preta de Jiu-Jitsu

Chaguinha recebendo a faixa das mãos do professor Ivanilson
A solenidade  aconteceu ontem (29), na Academia Gracie Barra. Foi um momento de muita felicidade e alegria para o professor Ivanilson Soares e para o próprio lutador Chaguinha, considerado cria da casa, um orgulho a mais para a academia.
Edson trocando de grau
Antes da atração principal foram realizadas entregas de certificados para alguns lutadores, Edson, da cidade Codó, foi agraciado com o quarto grau, que significa uma faixa a mais, a marrom. Edson se prepara agora para ser o próximo a receber a faixa preta.

As faixas

As faixas são: Branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom e preta. Mas, não para nessa preta, não. Depois do sétimo grau, você tem a faixa coral. No oitavo grau você pega a vermelha-branca e no nono grau a faixa vermelha. Sendo que a faixa da amarela até a verde são faixas para crianças. O adulto, da branca ele passa logo pra a faixa azul. Trocar de faixa não é tão fácil assim nas artes marciais, é muito tempo, muita técnica e muito treino. Se o atleta for bem dedicado mesmo, for um atleta de top, leva em base uns nove anos para chegar a faixa preta. Me emocionei ao passar a faixa preta ao Chaguinha, por que foi uma pessoa criada por nós, a gente diz que foi “cria nossa”. Tudo que ele vai fazer daqui pra frente é espelho. Temos tanta confiança nele, que Chaguinha é o instrutor das crianças“. Disse o professor Invanilson.
Chaguinha (esquerda) Faixa Preta de Jiu-Jitsu
Chaguinha definiu a troca de faixa da seguinte forma: “Eu defino como realização. Hoje me sinto uma pessoa realizada com o que eu faço, que é o Jiu-Jitsu, que me dedico há muito tempo, isso durante nove anos. É uma satisfação muito grande receber essa graduação de faixa preta, não é algo fácil, é muito difícil chegar. Me sinto gratificado em receber esse reconhecimento de um dos maiores mestres do Jiu-Jitsu“.
A festa foi muito bonita e com direito a um bolo, no estilo da arte marcial. Sucesso ao Chaguinha e a todos que fazem essa academia, que sempre irá continuar formando cidadãos responsáveis.

Agentes Comunitários de Saúde de Pedreiras vão Receber 13º Salário

Os Agentes Comunitários de Saúde de Pedreiras participaram ontem (29), de uma reunião com o Prefeito Totonho Chicote para discutir a possibilidade da aprovação do Projeto de Lei que deve criar o 13º da categoria. Na Câmara, o projeto de autoria do vereador Elcinho Gírio foi aprovado. No momento da reunião no Gabinete do Prefeito, Elcinho estava participando da sessão na Câmara quando foi convocado pelos agentes para participar das discussões.
As negociações envolvendo o poder executivo, legislativo representado pelo vereador Elcinho Gírio, teve ainda a participação do Secretário de Administração Patrício Oliveira, que foi autorizado pelo administrador a elaborar o Projeto de Lei que uma vez aprovado pela Câmara será sancionado pelo Prefeito Totonho Chicote. Parcialmente os Agentes Comunitários de Saúde de Pedreiras já podem comemorar essa vitória.
Na próxima reunião dos vereadores o Projeto de Lei de autoria do Executivo concedendo o pagamento do 13º salário aos ACS deverá entrar em pauta. Se não for feito nenhum pedido de vistas, poderá ser aprovado por unanimidade.
Estiveram presentes na reunião o Prefeito Totonho Chicote, o Vereador Elcinho Gírio, o Secretário de Administração Patrício Oliveira,  e de Saúde Paulo Rogério.
Fotos: Joaquim Filho

Estados da Região do Matopiba Assinam Acordo de Cooperação com Japão

Raimundo Coelho (Pres. da FAEMA) – Ted Lago (EMAPA) – Márcio Honaiser (SAGRIMA) – Sebastião Anchieta (AGED) – Kátia Abreu (Ministra da Agricultura) – Simplício Araújo (SEINC) Iriane Gonçalo (Prefeita de Pastos Bons)
O governador do Maranhão, Flávio Dino, acompanhado do secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, participou, na manhã desta segunda-feira (29), do ‘Diálogo Brasil-Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos’. O Encontro reuniu os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que formam o Matopiba, com o objetivo de firmar um termo de cooperação entre os dois países para potencializar investimentos japoneses na região.
O ato aconteceu durante encontro em Palmas (TO) e contou com a presença da ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima. Na ocasião, foi assinado o Memorando de Cooperação entre o governo do Japão e o governo brasileiro no Campo da Agricultura e Alimentação. Inserido neste termo, os quatro governadores dos estados do Matopiba firmaram a “Declaração de Palmas”, com o intuito de desenvolver estratégias conjuntas para o crescimento socioeconômico da área.
Em seu discurso, Flávio Dino destacou as potencialidades do litoral maranhense, a disponibilidade de terras agricultáveis e da produção de gás natural e grãos. Ele sublinhou também que o otimismo quanto ao desenvolvimento da região se reflete no programa de investimentos que Governo do Maranhão está adotando em rodovias e no Porto do Itaqui.
O governador ressaltou que esse evento foi importante para apresentar ao Governo e aos empresários japoneses as melhorias administrativas e estruturais que fizeram o Porto do Itaqui ser o que mais cresceu no Brasil em 2015.
Já estamos investindo, em 2016, R$ 255 milhões de recursos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), sob o comando do Governo do Estado, e temos recursos privados assegurados próximos a R$ 1 bilhão, de modo que nós temos R$ 1,348 bilhão de recursos já garantidos no Porto do Itaqui, públicos e privados, para investimento nos próximos três anos”, afirmou.
Para Flávio Dino, o Maranhão tem um grande potencial para alavancar ainda mais a relação entre Brasil e Japão, e o Porto do Itaqui é um dos laços mais firmes dessa aproximação entre as duas grandes nações. “O Maranhão oferece ao Matopiba e aos irmãos japoneses a convicção de que o Porto do Matopiba é o Porto do Itaqui. O porto mais promissor do Brasil é o Porto do Itaqui, e convidamos todos a investir, visitar e acreditar”, reiterou Flávio Dino.
O gestor da pasta da Seinc, Simplício Araújo, que atuou em mesas temáticas de diálogo discorrendo sobre as potencialidades do Maranhão para o Matopiba,  disse que o Estado tem condições para atrair grandes investimentos, devido seu potencial estratégico.
O Matopiba é a principal fronteira agrícola do país, e o Maranhão agrega 32, 77%, com mais de 23 mil hectares.  Temos rios perenes, terras férteis e um porto estratégico. Ou seja, condições para atrair grandes investimentos, com as ações que estão sendo realizadas pelo Governo Flávio Dino. Além de contarmos com um povo trabalhador e um ambiente favorável”.
A ministra Kátia Abreu enfatizou que o investimento na região que compõe os estados do Matopiba é um dos mais promissores do país, por possuir 35 milhões de hectares de terra de alta produtividade e grande potencial de infraestrutura e logística. “O Brasil é uma terra de oportunidades e um destino confiável para o capital estrangeiro. Governo e setor privado devem buscar juntos o desenvolvimento regional e o êxito econômico das empresas envolvidas”, realçou.
O vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, HiromichiMatsushima, relevou a importância do Brasil no cenário mundial, sobretudo na área da agricultura. Ele apresentou panorama às perspectivas dos investimentos no país e frisou que a região do Matopiba é promissora para investimentos na agropecuária, agroindústria e agrosserviços. “Esperamos ouvir, ao final do Encontro, uma posição concreta sobre infraestrutura na região do Matopiba”, explicou Matsushima.
Declaração de Palmas
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e os quatro governadores do Matopiba firmaram, durante o evento, a “Declaração de Palmas”, um documento que prevê desenvolvimento de estratégias conjuntas para o crescimento socioeconômico da área, levando em conta os desafios regionais específicos.
A iniciativa é uma proposta de abordagem coordenada entre o Ministério da Agricultura e os quatro estados, no que se refere à integração produtiva regional, ao acesso conjunto a terceiros mercados, e as ações de promoção de investimentos, além de uma parceria estratégica no setor de estrutura e logística.
Nós estamos avançando na articulação entre os entes federados, no caso os quatro Estados e o Governo Federal, também com setor privado e agora envolvendo parceiros internacionais, que já são importantes. Eu tenho muita crença que a produção crescente nesses estados vai se refletir em cada vez mais qualidade de vida para a população”, finalizou o governador Flávio Dino.
Também participaram do evento os governadores de Tocantins, Marcelo Miranda, do Piauí, Welington Dias, e do vice-governador da Bahia, João Leão, e representantes do governo e do empresariado japonês. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser o presidente da EMAP, Ted Lago, que também atuaram nas várias mesas temáticas durante o evento, além do presidente da Agencia de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Sebastião Anchieta e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho.

Organização Criminosa é Desarticulada Pelas Polícias Militar e Civil no Interior do Estado

Bando capturado em Santa Inês e Alto Alegre
SANTA INÊS – Organização criminosa, especializada em explosão de caixas eletrônicos, é desarticulada em operação realizada pela Polícia Civil em parceria com a Polícia Militar nas cidades de Santa Inês e Alto Alegre. Entre os presos estão Wandesson da Silva Araújo, Adailton José do Nascimento Sousa, Wallyson Sousa Santos e Renato Menezes da Silva.
Segundo as investigações, a quadrilha tem envolvimento no assalto ao Banco do Brasil da cidade de Cantanhede, ocorrido no dia 28 de novembro de 2014, e também na explosão aos caixas eletrônicos da prefeitura de Peritoró, no ano de 2012.
A quadrilha está sendo investigada como autora das explosões ocorridas este ano nas cidades de Tufilândia, Lago Verde e Alto Alegre.
Os criminosos
Wandeson da Silva Araújo possui antecedentes criminais por roubo ao Banco postal da cidade de Bela Vista no Maranhão, por porte ilegal de arma de fogo em Santa Inês e dois mandados de prisão em aberto nas comarcas de Cantanhede e Santa Inês.
Adailton José do Nascimento Sousa, ex-policial militar expulso em 2001 por envolvimento em roubo a carga na região de Santa Inês, possui mandado de prisão em aberto pela comarca de Cantanhede por assalto a banco.
Wallyson Sousa Santos possui antecedentes por receptação em Santa Inês.
Renato Menezes da Silva possui antecedentes criminais por roubo a banco nas cidades de Cantanhede e Coroatá e porte ilegal de arma de fogo em Santa Inês.

Fonte: imirante.com.br

TJMA Mantém Ribamar Alves Afastado do Cargo de Prefeito de Santa Inês

O desembargador Ricardo Duailibe negou pedido de Ribamar Alves para voltar ao cargo (Foto: Ribamar Pinheiro)
O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ricardo Duailibe, negou, durante o plantão judiciário de 2º Grau nesse domingo (28), pedido do prefeito afastado de Santa Inês, Ribamar Alves, para voltar ao cargo. Alves pedia a suspensão da liminar do juiz da 1ª Vara de Santa Inês, Alessandro Figueiredo, que o afastou do cargo de prefeito no dia 17 deste mês.
A liminar determinou a posse do vice-prefeito, Ednaldo Alves de Lima, considerando que a cidade encontrava-se sem administração em razão da prisão de Ribamar Alves no dia 29 de janeiro, sob suspeita do crime de estupro.
O prefeito afastado ajuizou Mandado de Segurança no TJMA, pedindo a suspensão da decisão e defendendo sua nulidade, pois teria desrespeitado princípios do contraditório, ampla defesa e o devido processo legal. Citou também vícios no processo que declarou o afastamento, afirmando que os fundamentos da decisão não mais subsistem.
O desembargador Ricardo Duailibe (plantonista) indeferiu a liminar, entendendo que os requisitos para sua concessão não estavam presentes – a relevância dos motivos em que se assenta o pedido e a possibilidade da ocorrência de lesão irreparável ao direito do Impetrante.
O magistrado ressaltou a excepcionalidade do Mandado de Segurança, cuja impetração contra atos judiciais é admitida em hipóteses como manifesta ilegalidade ou abuso de poder.
Ele destacou ainda não se tratar de caso que constitua direito líquido e certo, desautorizando a concessão da liminar. “Entendo que a plausibilidade do direito alegado não se encontra configurada, na medida em que não se vislumbra nos autos qualquer óbice ao seu retorno a função de Chefe do Poder Executivo Municipal”, frisou.
O Mandado de Segurança será redistribuído a um relator, para prosseguimento e análise da questão de mérito.
Juliana Mendes
Assessoria de Comunicação do TJMA

Pertences do Neto de Chico Anysio são Achados em Quissamã, no RJ

Rian Brito – Desaparecido
Agentes da Delegacia de Descobertas de Paradeiros foram para o município de Quissamã, no Norte Fluminense, após documentos e roupas de Rian Brito, de 25 anos, neto do humorista Chico Anysio, serem encontrados na região nesta segunda-feira (29). Policiais de delegacias da cidade já iniciaram as buscas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e em pousadas nos arredores, em busca do jovem que está desaparecido desde terça-feira (23).
Segundo a delegada Elen Souto, titular da delegacia, as roupas eram as mesmas usadas no dia em que Rian foi visto pela última vez.
No domingo (28), a Polícia Civil divulgou imagens que mostra Rian entrando em um táxi em um shopping da Zona Sul do Rio. A polícia ainda não descobriu a identidade do taxista, para ajudar a família a saber o paradeiro do rapaz.
As imagens, cedidas pelo shopping, mostram Rian descendo a escada do shopping e fazendo sinal para um táxi por volta das 13h30. O pai de Rian, o ator Nizo Neto, divulgou as imagens em uma rede social e falou da importância da divulgação das mesmas. A mãe do rapaz disse, recentemente, não ter tanta certeza que o filho está bem.
A delegada informou que o caso está sob investigação e testemunhas têm sido ouvidas. Ainda de acordo com ela, a polícia também busca outras imagens que posam ajudar nas investigações.
Fonte: g1.com.br