Queridos irmãos de Caminhada! Conterrâneos e Contemporâneos!
Que alegria podermos renovar a cada Ano a Celebração da Páscoa! Principalmente este ano, em que recebemos o dom das águas e dom das lágrimas! Tudo é graça!
Ao olhar este tempo de Pandemia, nos revestimos com a consciência da generosidade, do apoio, do cuidado e da ajuda!
Mesmo impossibilitados do contato humano, celebramos parte da quaresma e Semana Santa pelas Lives/ Redes Sociais e pela Rádio Cidade que gentilmente tornou-se Parceira para que todos pudessem estar unidos a liturgia deste Santuário que além de bem preparada pela simbologia que aproxima, levou-nos a cada dia ao verdadeiro Mistério celebrado.
A festa da Páscoa é a maior festa dizem nossos antepassados, afirmam nossos bispos! Pois a celebramos com todos os cristãos Católicos. É a festa das festas! É a garantia definitiva de que toda Palavra de Deus, todas as promessas se cumpriram e haverão de se cumprir!
Olhando para a Luz do Ressuscitado surgiram muitas lembranças! Jesus Palavra Encarnada do Pai nos Ama, nos salva, nos liberta todos os momentos…
Deparando-me com o individualismo e egoísmo, não pretendi ficar ruminando esses vícios, pois o olhar contagiante de Jesus muda o coração das pessoas! E que a cada momento sua mão está estendida para caminhar com os pecadores e suscitar Recomeços…
Quando pela Manhã fiquei assustado com os destroços da água revolta do Mearim, pude fazer a minha Páscoa lembrando que Jesus Ressuscitado jamais abandonará nossos Ribeirinhos, porque é o Deus do impossível, e estreitou laços fortes com a humanidade para mostrar o Amor de Deus Pai pelos pequenos, fracos e desprotegidos.
Contemplando os Evangelhos da Ressurreição me deram a garantia que nosso vinculo de amizade com o Cristo jamais será rompido mesmo diante de ideologismos que dividem, de discórdias que desmotivam e mesmo das vulneráveis atitudes que decepcionam , Ele sempre nos dará um NORTE , UM MEIO, UM JEITO DE PROMOVER REFLEXÃO, INTERIORIZAÇÃO E RECONCILIAÇÃO!
Ao deparar-me com atitudes tomadas pelo calor das emoções e das pressões muitas vezes obnubiladas pela Ignorância , tomei a ousadia de ascender o Círio da Minhas Vida à luz da Ressurreição com uma simples Frase de Páscoa: tudo é passagem,! Tudo Passa!
Diante do cenário em que encontramos todos os dias nos Galpões e Escolas que se tornaram momentâneo abrigo para os nossos munícipes, vi reluzir o clarão do Amor do Ressuscitado nos pequenos gestos de Pedreirenses e Trizidelenses , é como se abrisse as Portas do Reino na Páscoa da generosidade: quantas roupas, alimentos, calçados, remédios, sopões , quentinhas, atendimentos diários… guardei em mim: “ como o Senhor derrama dos céus graças para nós e nos torna fiéis redimidos.”
Senti realmente a Páscoa do Senhor, quando com o seu amor tem nos protegido do COVID 19, busquei nas estatísticas e Vi a força do braço de Deus quando li que até o presente os casos suspeitos foram descartados. Nos dá assim a certeza de que a Morte de Cristo acontece para que nós tenhamos a Vida!
Em meio as dores escuras do meu Povo… sinto que o aprendizado nos remete a Páscoa do Senhor para que não haja mais intriga pois já brigamos, detestamos, dividimos e discutimos demais! Precisamos, mesmo distantes, procurar praticar a cultura da Paz!
Vamos vencer o COVID-19, vamos vencer os conflitos, a politicagem, o ódio, a vingança… vamos recomeçar! Miremos as torres das Igrejas, olhemos para os céus é de lá que virá o nosso Socorro.
Os sinos já ensaiam uma grandiosa badalada Pascal para que nós possamos ressuscitar do medo, da tristeza, da rotina, do imobilismo…
Olhando a Matriz, vi que pássaros semeando em meio as chuvas, as sementes que gestaram lindos ramos por cima do Imponente Solo Sagrado de Benedito, eles estão florindo Ressurreição: exalando o verdor da esperança, adornando o amor à Vida! Espalhando a humildade e cobrindo a tinta dos preconceitos, mudando em paisagem de Pascoa para cicatrizar a Paz e florescer quantas vezes a dignidade!
Quero reafirmar o amor de Deus que é mais forte do que a Morte! Que quebra correntes e tombam cercas que privam e limitam a amar.
Vislumbro um Ramalhete de Ressurreição entregue a cada família, cujas flores sejam o afeto que deve permanecer nos corações de cada lar, exalando o perfume, do carinho, do afago e do cuidado.
Por oportuno queridos irmãos quero trazer um desejo de PASCOA, para rompermos o pensamento da cultura moderna que nasceu com a suspeita d que Deus se opõe a felicidade do homem. Felicidade é entendermos e partir com as palavras que Jesus ensinou: “Buscai primeiro o reino dos céus e tudo vos será acrescentado…”
Rogo a Deus Bênçãos para todos os Paroquianos e espero que os mesmos busquem a Jesus de Coração Sincero, nos acontecimentos em meio às dificuldades e Dramas da Vida. Ele nos carrega consigo para partilhar conosco a sua Vitória.
Feliz Páscoa!
Por Padre José Geraldo Teófilo – Reitor do Santuário de São Benedito