
Pedreiras viveu na manhã deste sábado (16), um momento histórico, que entrou para os anais do Município. Autoridades e convidados discutiram o plano que foi idealizado pelo URBF – União Para Revitalização da Barragem do Flores, que tratou de diversos assuntos, em especial, o pedido de mudança na gestão da barragem do Flores, que atualmente é coordenada pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), com sede em Fortaleza-CE, que a mesma possa ser regida pela CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), com representação na capital maranhense, São Luís.

O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Pedreiras. Antes das discussões, o cantor e compositor Josivan, deleitou o público com o melhor da música maranhense, incluindo o maranhense do século XX, João do Vale. Um grupo de alunos do Projeto Criança Amiga da Natureza, idealizado pela professora Ester Barreto, do 5º ano do Colégio Janoca Maciel, declamou o poema “Águas Barrentas”, de autoria do poeta Samuel Barreto.

Klebinho Branco (idealizador do movimento), os prefeitos Fred Maia (Trizidela do Vale), Antônio França (Pedreiras) e o presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Curvina, deram as boas-vindas, desejando sucesso e que ao final o objetivo seja alcançado para o bem de todos. José Filho e Hilton Lopes (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim), mediadores do evento, explanaram o andamento da audiência.

O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, destacou a importância da mudança do gerenciamento da barragem do Flores, que segundo o administrador, está abandonada pelo DENOCS. Frisou o momento oportuno para que todos ali tivessem o mesmo pensamento, no sentido de ter uma empresa, como a CODEVASF para cuidar da barragem, evitando, assim, um futuro desastroso, uma vez que, o gestor disse ter presenciado árvores na parede de proteção, sendo um local inadequado, que pode ocasionar infiltração no paredão. Todas as autoridades presentes se comprometeram em ajudar, dentro do possível, a luta da comitiva que idealizou a audiência, no sentido de firmar parceria e lutar legalmente para que a CODEVASF venha ser a empresa gestora da barragem do Flores.

A presença do presidente da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), Erlano Xavier, outro reforço importante nessa luta, foi fundamental, que também irá acompanhar o desenvolvimento pós audiência. Jhones Braga (Superintendente da CODEVASF) achou importante a luta e a preocupação com o futuro da barragem do Flores, disse que não poderia assinar a carta aberta, até porque seria falta de ética, mas se colocou à disposição, no que depender da companhia.

O prefeito de Pedreiras, Antônio França de Sousa, disse que com a demanda que foi criada hoje, eles poderão chegar a Brasília, com o intuito de trazer solução. “Estamos confiantes e juntos vamos buscar soluções para as questões de nossa barragem. E assim, dar qualidade para o que foi de fato criado àquela barragem”, finalizou o administrador.

Hildo Rocha, deputado federal, disse que foi um evento grande, um dos maiores que ele já presenciou, incluindo as presenças de vários prefeitos e muitos deputados estaduais. Ele representou toda a bancada maranhense dos deputados federais e senadores. “A preocupação é enorme em relação a segurança da barragem do Flores. Ela tem a possibilidade de se romper? Tem! Então, nós temos que nos preocupar. Além disso, é uma barragem que foi feita para evitar inundações e também para gerar riqueza, mas isso não está acontecendo e hoje se transforma num problema para a população”.

O presidente da câmara de vereadores de Pedreiras, Bruno Curvina, disse que saiu satisfeito com a reunião, onde conseguiram reunir mais de dez prefeitos, quatro deputados estaduais, deputado federal, representante da FAMEM, representante do senador Weverton Rocha e da CODEVASF.
“Na marcha dos prefeitos, no dia 08 de abril, nós estaremos levando essa demanda à Brasília e com toda certeza, com apoio de toda bancada maranhense, deputados federais e senadores, nós iremos lograr êxito com essa transferência da administração para a CODEVASF. Dessa forma, iremos trabalhar de maneira mais intensa e juntamente com esse órgão, pra que essas demandas: segurança e produção agrícola possam, ser resolvidas o quanto antes.” Destacou o vereador.

O empresário e um dos idealizadores do evento, Klebinho Branco, resumiu em poucas palavras a realização da audiência pública, para ele, superou todas as expectativas. “Espetacular! Superou todas as expectativas. Conseguimos reunir os representantes de 16 municípios, que somados chegamos à casa de um milhão de habitantes representados. Estou muito feliz“.

Ao final da audiência pública todos autoridades e representantes assinaram a Carta Aberta ao governador Flávio Dino, Gestores Municipais, Governo Federal e Autoridades Constituídas.
Participaram da composição da mesa:
Antônio França (Prefeito de Pedreiras); Fred Maia (Prefeito de Trizidela do Vale); Socorro Fernandes (Representado o Prefeito Júnior – São Luiz Gonzaga do Maranhão); Aluizinho Filho (Prefeito de Esperantinópolis); Jaílson Fausto (Prefeito de Lima Campos); Creginaldo Rodrigues “Farinha Pae” (Prefeito de São José dos Basílios); Eudina Costa (Prefeita de Bernardo do Mearim); Miltinho Aragão (Prefeito de São Mateus do Maranhão); Divino “Alexandre Lavepel” (Prefeito de Lago Açu); Gracidete Lisboa (Vice-prefeita e representante do prefeito de Bacabal, Edvan Brandão); Aeenilson (Vice-prefeito e representante do prefeito de Poção de Pedras, Júnior Cascaria); Erlano Xavier (Prefeito de Igarapé Grande e Presidente da FAMEM); José Cardoso (Diretor do IFMA/Campus Pedreiras); 1º Tenente Veiga (Representando a Defesa Civil do Estado); Bruno Curvina (Vereador e Presidente da Câmara de Pedreiras); Jhones Braga (Superintendente da CODEVASF); Klebinho Branco (Empresário e idealizador do evento); Zildomar Reis (Presidente da Câmara de Vereadores de Conceição do Lago Açu); José Jardim (Secretário de Meio Ambiente de Arari); Manoel da Concórdia (Presidente da Câmara de Vereadores de Bacabal); Padre José Geraldo (Reitor do Santuário de São Benedito); Ciro Neto (Deputado Estadual); Vinícius Louro (Deputado Estadual); Fernando Pessoa (Deputado Estadual); Daniela Tema (Deputada Estadual); Everson Veloso (Vice-Prefeito de Pedreiras); José Filho (Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim); Hilton Mendes (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim); Rita de Cássia (Assessora da FAMEM) e Totota (Articulador Politico da Região de Pedreiras).





