Pedreiras: Detentos que trabalham na Unidade Prisional são beneficiados com salário

Foto: Sandro Vagner

Uma cena chamou à atenção na manhã desta sexta-feira,(11), na Avenida Rio Branco, em frente ao Banco do Brasil. Alguns detentos da Unidade Prisional de Pedreiras, foram à agência para retirar valores correspondentes aos trabalhos prestados por eles, seja na cozinha ou na manutenção geral da Unidade.

Para tirar dúvida de algumas pessoas, que achavam que os presos estavam ali para retirar o benefício do auxílio reclusão, nós entramos em contato com o diretor da Unidade Prisional de Pedreiras, o senhor Paiva, que explicou a presença do grupo na instituição financeira.

Foto: Sandro Vagner

Temos cinco internos no Funpem, ou seja manutenção geral da Unidade. E oito internos na cozinha, contratados pela empresa Mazan. Esses do Funpem, recebem R$ 215,00 líquido, ficando retido 160 a 170 reais, todo mês, para eles, em uma conta judicial, que, quando eles saírem em definitivo, eles vão à juíza, ela concede um alvará, e eles vão receber esse dinheiro no banco. O tempo que eles ficarem presos, esse dinheiro fica correndo juros judiciais, é um dos melhores juros que tem. Tem preso que já está há três anos nesse serviço, quando ele sair, vai receber um dinheiro até razoável, pra recomeçar a vida dele. Esse valor é pelo Estado, através do governo federal, a eles que fazem de tudo no presídio; limpeza, parte elétrica e outros serviços. Os outros oito, trabalham na cozinha, ganham até um pouco mais, R$ 715,00, ficando retido cerca de 30%, é a mesma situação, é uma poupança que fica pra eles.” Disse o diretor.  

Para quem tem dúvida sobre o auxílio reclusão, acesse todas informações no link abaixo e entenda quem tem direito a esse benefício.

Auxílio-Reclusão

One comment on “Pedreiras: Detentos que trabalham na Unidade Prisional são beneficiados com salário”

  • Antonio Carlos. says:

    Pessoal preso/detento não tem direito ao benefício de auxílio-reclusão, mas os dependentes (esposa(a), companheira(o), filhos, país e irmãos), isso se na data da reclusão ele (preso) tiver qualidade de segurado e for de baixa renda…

    Reply

Deixe uma resposta