Pedreiras: Fim do recesso! Iniciados os trabalhos para 2019 na Câmara de Vereadores

Foto: Sandro Vagner

Os vereadores de Pedreiras retornaram ontem (04) do recesso parlamentar. Dos 13, apenas dois não participaram da sessão, Robson Rios (PSC), por problema de saúde, e Sérgio Profírio (PEN), não foi informada a ausência.

A Mesa Diretoria com sua nova formação, mais uma vez, comandada pelo vereador Bruno Curvina (PDT), reeleito, presidiu a sessão solene que durou poucos minutos.

Na volta, durante a sessão ordinária, foi discutida a composição das Comissões, onde o vereador Elcinho Gírio (PRP) questionou seu nome como suplente, o suficiente para mais um intervalo e os vereadores se reuniram rapidamente no gabinete do presidente, para resolver o problema.

Conseguimos um espaço importante dentro das comissões permanentes na Câmara de Pedreiras, onde a gente vai ser relator, juntamente com o vereador Jotinha. Isso é importante, somos relatores agora, do povo de Pedreiras. Todos os processos, todos os encaminhamentos e documentos que vierem pra esta casa, vão ter a apreciação dos vereadores de oposição.” Disse o parlamentar, que durante o grande expediente aproveitou para informar sobre as denúncias contra a gestão municipal, que já foram protocoladas no Ministério Público, incluindo uma Ação de Improbidade Administrativa.

Ainda sobre denúncias, o vereador Jotinha (PTB), que pedia a convocação de dois envolvidos em situações diferentes, para que se explicassem, como por exemplo, aluguel de veículo e aquisição de uma grande quantidade de brita, teve os dois pedidos desaprovados pela maioria dos vereadores.

O vereador Adonias Quineiro (PRB) voltou a alertar sobre a situação crítica em alguns trechos na BR – 381, Rodovia João do Vale, que liga Pedreiras a Joselândia. Pedindo que cada parlamentar que apoiou seu deputado estadual, possa informar o risco da estrada voltar a ficar intrafegável, como em anos passados.

Foto: Sandro Vagner

Na sessão de ontem, também ficou definido, em acordo firmado por todos os parlamentares, que a partir da próxima semana as sessões voltarão acontecer no turno matutino, sempre às sextas-feiras, com início previsto para as 08:00h.

Diante às desavenças, o presidente da câmara, vereador Bruno Curvina (PDT), classificou os fatos como normais, principalmente, sobre as comissões que tem como presidentes os vereadores Gard Furtado (PR) e Aristóteles Sampaio (REDE), que ficaram responsáveis pela escolha dos relatores e seus membros e suplentes. Sobre as denúncias, Bruno Curvina disse o seguinte:

O que a gente vem cobrando deles é que eles façam as denúncias na própria Câmara, no entanto, eles estão usando a Câmara apenas como palco. Eles vem à tribuna, falam o que querem, fazes as reclamações, algumas reclamações realmente tem sentido, mas na hora de protocolar, de formalizar a denúncia na câmara, não fazem, então, a gente fica de mãos atadas. Eles tem informações e não querem nos passar, a gente não entende. Até por que, a gente não tem como atrapalhar o Ministério Público, que é um órgão à parte.” Finalizou.

Fotos: Sandro Vagner

Alguns convidados participaram da abertura do ano legislativo: Francisco Rodrigues Morais Filho (Secretário de Segurança e Defesa Social de Trizidela do Vale); Major Ricardo (Comandante do 19º BPM); Socorro Rios (Secretária de Assistência Social de Pedreiras); Francisco Flávio “Cacimbão” (Secretário de Articulação Política); Francinete Braga (Presidente da FUP) e a diretora da biblioteca municipal Antenor Amaral, Nicéria Carneiro.

Fotos: Sandro Vagner

O público presente na galeria não foi dos melhores, mas, pelos menos, algumas pessoas foram acompanhar a sessão, tendo a oportunidade de saber como o seu representante está se comportando em plenário.

O vereador Aristóteles Sampaio foi confirmado como o novo líder do governo municipal, substituindo o colega Filemon Neto.

Deixe uma resposta