Pedreiras: I Fórum Regional discute a Erradicação do Trabalho Infantil

Foto: Sandro Vagner

O I Fórum Regional de Erradicação do Trabalho Infantil realizado hoje (25), na Câmara de Vereadores de Pedreiras, teve como objetivo, segundo o Projeto do TRT, capacitar e conscientizar os magistrados, servidores, profissionais da área social, educação, saúde, gestores municipais e demais integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, sobre a problemática do trabalho infantil, apresentando suas origens e suas causas, e, em conjunto, buscar meios  para dar mais eficiência ao enfrentamento da questão.

Foto: Sandro Vagner

Um grupo de crianças que faz parte do Projeto Social “Toda Criança Feliz”, fez apresentação do balé, sob a orientação das duas professoras. O Projeto é coordenado pelo professor e servidor público, Marcus Krause, que sempre se empenhou ao máximo  para proporcionar algo especial às crianças carentes.

Liliana Maria Ferreira Soares Boueres – juíza gestora da comissão regional de erradicação do trabalho escravo e de combate ao trabalho infantil/Foto: Sandro Vagner

O público foi presenteado com uma palestra proferida pela juíza gestora da comissão regional de erradicação do trabalho escravo e de combate ao trabalho infantil, Liliana Maria Ferreira Soares Boueres, que, destacou dentro de todos os assuntos referentes ao tema do Fórum,  o Ciclo da Pobreza e Exclusão Social.

Foto: Sandro Vagner

Fizeram parte da Messa: Leonardo Henrique Ferreira (Juiz titular da Vara do Trabalho de Pedreiras); Antônio França (Prefeito Municipal de Pedreiras); Josiane Fontenele Alcobar (Senac); Lindemberg Vieira (Promotor da Infância e da Juventude); Fred Maia (Prefeito de Trizidela do Vale); Bruno Curvina (Presidente da Câmara de Vereadores de Pedreiras) e  Ana Gabriela Ewerton (Juíza de execuções penais e titula da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras).

Nós pretendemos, principalmente, quebrar essa mentalidade de que criança tem que está trabalhando e não na rua. Criança tem que está na escola. A educação é a única forma de que a criança quebre o ciclo da pobreza e consiga se formar, consiga se profissionalizar e encontrar um bom emprego e conseguir ser alguém na vida.” Disse a juíza gestora da comissão regional de erradicação do trabalho escravo e de combate ao trabalho infantil, Liliana Maria Ferreira Soares Boueres.

Leonardo Henrique Ferreira – Juiz titular da Vara do Trabalho de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

Dr. Leonardo, juiz da Vara do Trabalho de Pedreiras, ressaltou a importância da parceria dos Municípios, que tem um papel fundamental, através das secretarias, assim, também, como o Ministério Público, e juntos erradicar o trabalho infantil.

Fred Maia – Prefeito de Trizidela do Vale/Foto: Sandro Vagner

Fred Maia, prefeito de Trizidela do Vale, disse que o Município já tem vários projetos que ajudam na erradicação do trabalho infantil e citou exemplos: Escola de Música, que conta hoje com mais de cem alunos; o apoio à guarnição do bombeiro mirim; e disse que agora com apoio do suplente de vereador Ricardo Maia, será implantada a guarda municipal mirim, onde 150 alunos já foram cadastrados.

Antônio França de Sousa – Prefeito de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

O prefeito de Pedreiras, Antônio França, disse que o mais importante é conscientizar as pessoas, principalmente os pais, que tem que orientar as crianças que devam ir em busca do lazer e a educação, para que no futuro possamos ter cidadãos que tenham consciência de dias melhores.

Dentro da programação do Fórum, foram realizadas oficinas com duração de 15 minutos para cada Município que participou do evento em Pedreiras.

Fotos: Sandro Vagner

Deixe uma resposta