
A cerimônia foi nas dependências da FAESF – Faculdade de Educação São Francisco. O CEJUSC, é uma forma rápida e eficaz para solução de conflitos criado pelo Poder Judiciário, visando miniminizar problemas no que se refere à duração de processos.
Segundo informações, é uma meta que existe em diversos países, que deu certo, e agora chegou a vez de proporcionar esse espaço no Brasil, sendo contemplado o Município de Pedreiras.

Vale ressaltar, que esse método de resolver os problemas com mais agilidade não exclui a atuação do Poder Judiciário, que significa, apenas, mais uma alternativa para o cidadão, onde as partes poderão chegar a um acordo dentro do mais breve possível, dependendo do conflito.

A placa de inauguração do CEJUSC foi descerrada pela Diretora-presidente da FAESF, professora Aldenora Veloso; Desembargador José Luiz Oliveira; Doutora Themis Alessandra Buna (Coordenadora do Curso de Direito), e pelo Juiz Marco Adriano Ramos Fonseca (Titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras).

“Estou cheio de júbilo, cheio de felicidade, de muito prazer e muita honra, inaugurando esse ambiente propício da Conciliação, na certeza que essa parceria com a Faculdade de Educação São Francisco será uma parceria duradoura.” Disse o Desembargador José Luiz Oliveira.
A professora Aldenora Veloso disse que estava bastante feliz, agradeceu a Deus, por que, segundo ela, está rodeada de pessoas que fazem com que as coisas aconteçam. “Estou muito emocionada, tudo aquilo que soma em bem do povo, pra mim, é uma alegria tremenda. Esse momento marcou, também, essa participação com a população de Pedreiras“.

O Vice-prefeito de Pedreiras, Éverson Veloso, destacou o momento como satisfatório para todos. “Pedreiras recebe mais uma ferramenta, em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com a FAESF, e que a população possa ter mais agilidade nos processos.”

Raira Maria, acadêmica do Curso de direito, uma das Conciliadoras, informou como estão todos estão sendo preparados para mais esse grande desafio. ” Fizemos a primeira parte do curso pela Escola Superior de Magistrado, a parte teórica, juntamente com alguns servidores do Fórum e alguns acadêmicos do Curso de Direito, para integrarmos o CEJUSC, que é um grande passo para a sociedade e pra desafogar o Tribunal de Justiça, de tantos processos“. Disse a conciliadora.

Doutora Themis Alessandra Buna, coordenadora do Curso de Direito da FAESF, ficou satisfeita com a implantação do SEJUSC na Faculdade. “Em tudo que a gente pensa em metodologia de união, da teoria à prática, vai ser concretizado aqui no CEJUSC e em toda estrutura do Núcleo de Prática Jurídica e do Escritório Escola. Estou muito feliz de viver esse momento“.

“É um momento histórico. Foi celebrado um termo de celebração técnica entre a FAESF e o Poder Judiciário, através do Núcleo de Conciliação, na pessoa do Desembargador José Luiz, e foi possível a inauguração aqui, das instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, que se constitui num Centro de conciliação e, também, uma ferramenta de oportunizar a comunidade em geral a vários tipos de serviços, como, por exemplo, orientação jurídica.” Disse o juiz Marco Adriano, titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras.
No primeiro semestre do próximo ano será realizado o Balcão de Renegociação de Dívidas, onde as pessoas e as empresas terão a oportunidade de resgatar seus créditos e evitar o endividamento.

A composição do corpo de servidores terá a participação de algumas pessoas da própria FAESF, que irão passar por uma qualificação para fazer os primeiros atendimentos; estudantes de Direito, que terão orientação jurídica. Assim, também, como um quadro de conciliadores e mediadores em formação, um total de 32 que foram formados, que colocarão em prática, através do CEJUSC, o conhecimento que foi ministrado.

Após a chamada do mestre de cerimônia, professor Cícero Queiroz, ficou assim a composição da mesa: Aldenora Veloso Medeiros (Diretora -presidente da FAESF); Desembargador José Luiz Oliveira de Almeida (Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania); Marco Adriano Ramos Fonseca (Juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras e coordenador do 1º Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Pedreiras); e a Dra. Themis Alessandra Santos Bezerra Buna (Coordenadora do Curso de Direito da FAESF).

Fizeram parte da galeria de honra:
Ana Gabriela Costa Everton (Juíza da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras); Larissa Rodrigues Tupinambá Castro (Juíza da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras); Gisa Fernanda Mendonça Benício (Juíza da 4ª Vara da Comarca de Pedreiras); Eduardo Dias Ferro (Presidente da Subseção/OAB-Pedreiras); Karine Costa Bomfim (Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da FAESF); Habniesley Pereira de Carvalho (Diretor Administrativo da FAESF); Samylle Charles Medeiros de Lima (Diretora financeira da FAESF); Promotor de Justiça, Dr. Gustavo Chaves, e a Promotora de Justiça, Dra. Marina Carneiro.

Outras autoridades também participaram da solenidade.
