Três novos acadêmicos foram empossados ontem (25), na APL – Academia Pedreirense de Letras. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Pedreiras, que contou com as presenças de alguns membros da Academia, convidados, imprensa e familiares que prestigiaram esse momento solene.
Novos membros

Marcus Periks Barbosa Krause, sócio da cadeira nº 20 – Patrono Janoca Maciel; Maria Elisa Cantanhêde Braga Borges, sócia da cadeira de nº 14, Patrono Capitão Firmo Cantanhêde, e Paulo Roberto Gomes Vieira (Paulinho Nó Cego), sócio da cadeira nº 02, que tem como Patrono o imortal Professor Nona. Elisa Lago recebeu seu diploma das mãos do sócio-fundador da APL, o advogado Edivaldo Santos; Marcus Krause recebeu o diploma entregue pelo tio e poeta Filemon Krause, e Paulo Roberto recebeu o diploma das mãos do membro Manoel Santana.

“Muito interessante a noite, e pra mim, foi uma honra , principalmente por ter o patrono da minha cadeira, o meu avô, por parte de mãe, e o lançamento do livro de Kleber, fecha com chave de ouro esse evento da Academia poética.” Disse a imortal Elisa Lago.

“Pra mim foi uma honra muito grande, que há muito tempo que eu faço poesia, faço literatura de cordel e eu sempre esperava que Pedreiras, um dia, e, eu dizia, não é possível que Pedreiras, meu primo Paulo César me dizia, Paulinho, ingressaram novos membros, mas eu dizia um dia chega a minha vez, agora chegou a minha vez e me sinto muito honrado, por que aqui é a minha cidade.” Palavra do novo membro, Paulinho Nó Cego.

Marcus Krause definiu assim, esse momento por ele vivido, ao ingressar na APL. “É um momento de muita alegria, de satisfação e honra, em poder ingressar na Academia Pedreirense de Letras. Como eu disse no meu discurso, eu nunca imaginei está aqui nessa academia, por minha trajetória na educação básica não ser lá das muitas animadoras. Me sinto bem realizado e satisfeito pelo desenvolvimento que eu tive no decorrer da minha trajetória acadêmica, até aqui”.
Livro do Poeta Kleber Lago

Encerrada a posse dos novos membros da APL, a segunda parte do ato solene foi marcada com o lançamento de mais um livro de poesias do Poeta pedreirense Kleber Lago, “Sonetos de Ontem e de Hoje para Sempre”, que ele fez questão de enfatizar, que todo trabalho foi artesanal. “Fiz uma seleção aleatória de vários outros sonetos já publicados. Resolvi deixar o final com Sonetos relativos a Pedreiras, sua gente, sua natureza, seu modo de ser, sua cultura e sua canção, e disse, eu vou fazer totalmente em processo artesanal, foram livros feitos uma a um”. Disse o Poeta.
O momento de autógrafos foi realizado na galeria da Câmara e todos que adquiriram o livro ficaram satisfeitos com tamanha riqueza literária.

Fizeram parte da composição da mesa: Edvaldo Santos (Advogado e membro fundador da APL); Nilton Lee (Ascom da Prefeitura de Pedreiras); José Filho (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim); Kleber Lago (Poeta e escritor); Filemon Krause (Poeta e escritor); Filemon Neto (Vereador); Manoel Santana (1º Secretário da APL); Evaldo Monteiro (Professor da UEMA/Pedreiras) e Samuel Barreto (Presdente da APL).

Parabéns, aos novos imortais!






