Logo

Pedreiras: Morre o fundador do método APAC

Mário Otobboni – Fundador do método APAC/Foto: Reprodução

Na manhã desse dia 14 de janeiro o Fundador do Método APAC deixa a vida para entrar para a história! – Perseguido, ofendido e humilhado por cuidar dos menos favorecidos (os presos), Dr. Mário Otobboni fez de sua vida uma doação constante ao serviço e a defesa da vida e ressocialização humanizada dos condenados. Como propósito de fé ENTENDEU QUE O BEM COMUM E A SEGURANÇA PÚBLICA ESTAVAM ESPECIALMENTE LIGADOS AO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE SEUS CONDENADOS. E assim, idealizou a metodologia APAC, hoje respeitada e requisitada em vários países do mundo. O seu legado agora fica com seus sucessores que estão de pé e firmes no propósito que foi sua mais pura, genial e solidária criação. Que Deus em sua infinita misericórdia receba esse grande irmão em sua glória e abençoe e console seus familiares, amigos e admiradores.

Vá em paz Dr. Mário. O MUNDO, UM DIA, ENTENDERÁ A SUA MENSAGEM!
Estamos cada vez mais juntos!

Enoque Barreto
Diretor Presidente
APAC de PEDREIRAS – Maranhão

Mário Otobboni e Enoque Barreto

A história do fundador da APAC

Natural de São José dos Campos/SP, ele faleceu aos 86 anos, após permanecer internado com infecção pulmonar e problemas cardíacos.

Por acreditar na transformação humana e com vontade de servir ao próximo, Dr. Mário Ottoboni é considerado um dos mais importantes personagens da história ao implantar em 1972 o método Apaqueano que no início era denominado “Amando ao Próximo, Amarás a Cristo” – APAC. Recuperar o preso, proteger a sociedade, socorrer a vítima e promover a justiça, agindo como órgão companheiro da justiça na execução penal tem sido a finalidade da APAC. “É preciso acreditar na recuperação do ser humano, pois nascemos todos iguais”, dizia o fundador.

Na última mensagem por ocasião do Natal em 2018, Dr. Mário Ottoboni escreveu: “Lutei até onde foi possível e agora sinto necessidade de parar para descansar. A idade foi barrando meu entusiasmo e Deus pediu-me prudência.

Agradeço a Deus tanta confiança e a você e aos companheiros que irão continuar socorrendo os pecadores arrependidos e acolhidos pelo Pai Eterno. Deus nos concedeu a vida para sermos vencedores. Fui, você sabe, muito perseguido e humilhado, mas venci os momentos difíceis porque Deus não me abandonou. Agora preciso descansar.

Não deixarei de estar espiritualmente em orações com os apaqueanos, e onde estiver, estarei solidário com os irmãos de fé. Tudo na vida passa, menos o amor que supera o tempo na eternidade. Abraços.” Mário Ottoboni.

Autor de 24 livros dentre os quais estão: Vamos matar o criminoso; O mártir do cárcere; Cristo chocou o cárcere; Testemunhos de minha vida e a vida de meus testemunhos, Dr. Mário Ottoboni também foi autor de frases que definem bem o sentido do método por ele criado: “Ninguém é irrecuperável”; As coisas só têm significado quando nós as conhecemos” e “Todo homem é maior que seu erro”.

Servidores da APAC de Pedreiras – MA

4 Comentários

  1. Enoque de Sá Barreto Filho disse:

    Há alguns anos atrás tive o privilégio e a honra de ser apresentado a um dos mais significativos e revolucionário sistema de ressocialização que existem no mundo. E junto dele, a pessoa carismática e cheia de vida e amor ao próximo que o idealizou: Dr. Mário Otobboni. De lá pra cá, alguns encontros aconteceram (a última vez quando registramos essa imagem) e sua força e determinação me fizeram um defensor assíduo e também precursor de sua maravilhosa ideia. O seu amor pelas APAC’s inspiraram muitos de nós, que nos tornamos Voluntários exímios e representantes junto à sociedade do Maranhão. A solidariedade e humanização que emanam da execução do Método APAC são sem sombra de dúvidas o seu desejo realizado. Estarmos hoje, no dia da sua partida, frente a essa execução em Pedreiras, é motivo de agradecimento por sua partilha que nos encoraja a continuarmos trilhando os caminhos que ele acreditava serem os corretos. Cuidar do pecador (criminoso) e “matar” nesse apenas o crime, devolvendo-o restaurado ao seio da sociedade era sua missão; está sendo a nossa; e deverá ser na posteridade o dever de cada órgão responsável pela execução penal no Brasil e no mundo. O seu legado de amor, confiança e solidariedade estará em nós!
    Obrigado Dr. Mário pelo exemplo de vida e de doação!!
    Continuaremos juntos!!

    Enoque Barreto
    Diretor Presidente
    Apac de Pedreiras – MA

  2. Siga em Paz grade Herói, Homem humano de coração Amoroso que fez o que os Conselhos Evangelhos nos pede, ele soube ser justo e Humano amando e defendendo a vida Humana principalmente aqueles meninos favorecidos Terror de uma Sociedade Perversa e de um Podre Sistema condenatória de um coração desumano; aqui fica meus Parabéns a este Santo Homem Dr. Mário Otobboni pelo o seu Exemplo de justiça, Amor em defesa da vida humana; Siga em Paz Homem de Deus; Deus de Força e coragem aos seus Familoare e a Toda Família PAC para continuarem este Magnífico Trabalho em defesa da Vida Humana de Acreditar que a pessoa Humana ainda é capaz de Recuperar e integrara sosiedade; Irmã Terezinha de Sá Barrêto Congregação Divino Mestre, Educadoura Popular Voluntária Decana da Recid, Aneps, Terapeuta Holística das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde ( Pics ) Mestre de Reiki, Membro Fundador da ALAT Academias de Letras e Artes de Tucano Ba, Movimentos Populares e Sociais, Artivuladoura Voluntária do Edpoopsus;

  3. Ridalva Fernandes disse:

    Que o exemplo de vida de Mário Otobboni continue inspirando pessoas neste belíssimo trabalho que a APAC realiza . Que o Senhor o receba em sua morada .

  4. José Silvino disse:

    O céu se alegra com a chegada do irmão MÁRIO.
    Tive a graça de conhecê-lo e bebe da sua sabedoria.

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Vitorino Net

  • Clique na logo e visite nossa página

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz