
A sessão ordinária desta segunda-feira (07), na Câmara de Vereadores de Pedreiras, foi marcada pela decisão do Vereador Jotinha (PTB), que assinou o pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que, se aprovada, deverá investigar as licitações do governo Honra e Trabalho. Com um terço das assinaturas, segundo declarou durante seu discurso na Tribuna, o Presidente, Vereador Bruno Curvina, disse que o pedido de abertura da CPI será colocado em pauta para aprovação ou não, na próxima sessão (14).

Bem antes das discussões sobre a criação de uma CPI, o presidente Bruno Curvina autorizou a entrega de uma Moção de Congratulações e Aplausos, de autoria do vereador Sérgio Profiro, ao radialista Ribinha da FM, pelos relevantes serviços prestados como um grande profissional da imprensa.

Quanto a ausência do pregoeiro e do presidente da CPL (Comissão Permanente de Licitação) na reunião do dia 30 de abril, nenhum vereador, nem mesmo o líder do governo na Câmara, vereador Filemon Neto, recebeu qualquer comunicação sobre o não comparecimento dos membros que foram convocados pela Mesa Diretora para prestarem esclarecimentos sobre a licitação envolvendo o ex-secretário de Esportes Raimundo Nonato de Moura, “Natinho”, representante legal da empresa Moura Construções Eireli. De acordo com informações, através de um ofício, Bruno Curvina informou a todos que as alegações dos convocados é que eles não foram oficializados, contrariando a todos os vereadores, que chegaram a dizer que o próprio representante jurídico da CPL teria justificado a ausência do presidente da CPL, segundo ele, devido a problemas de saúde.
Nova convocação
Segundo informou o presidente da Câmara, vereador Bruno Curvina, uma nova convocação será enviada, e espera que, desta vez, os convocados compareçam à sessão.

“Desencontro! Está acontecendo isso, realmente, as informações não estão fluindo, não estão havendo trocas de informações, os ofícios que são enviados por esta casa não estão sendo respondidos, inclusive um desses ofícios foi a questão da convocação que a gente fez aos três membros da CPL, ao presidente, pregoeiro e ao jurídico, a gente fez um pedido pros três, interessante, que, uma pessoa recebeu e outras duas não receberam, e essa pessoa que respondeu dizendo que não tinha recebido, veio aqui! Realmente, eu não consegui entender a interpretação que tiveram desse assunto. Amanhã (8), a gente vai reiterar o convite, para que na segunda-feira (14), o presidente da CPL e o pregoeiro estejam aqui nesta casa prestando os esclarecimentos que faltaram.” Concluiu o presidente Bruno Curvina.
Jotinha
O vereador esclareceu os motivos que o levaram a assinar o pedido de abertura da CPI.

“Eu tive muita cautela, eu observei direito. A gente convocou o pregoeiro, o jurídico e o presidente da CPL, e infelizmente, só vei o jurídico. Eu não me dei por satisfeito, esperei a semana todinha, e o prefeito não me procurou. Frisei, antes de dizer que ia assinar o pedido da abertura da CPI e perguntei ao presidente da câmara e ao líder do governo se o prefeito teria procurado algum deles, a resposta foi negativa. Então eu imaginei sendo uma falta de respeito muito grande do poder executivo com o poder legislativo. É a gente que anda na rua. O povo cobra da gente, o povo cobra a posição dos vereadores. Então, quero deixar bem claro, que eu estou à disposição do povo. Já que ele não quis dar explicações aqui na Tribuna da Câmara, pois ele dê lá na CPI. Eu fiz a minha parte.” Disse o vereador Jotinha.
Nova denúncia

Segundo o vereador Robson Rios (PSC), após uma busca na prestação de contas, foi constatado, segundo ele, o aluguel de um espaço, uma garagem, com objetivo de servir aos veículos da secretaria de educação. O vereador disse que a garagem está localizada nas proximidades da empresa Mearim Motos, mas para surpresa dele, outros veículos de outras secretarias estão usando o espaço. “Essa denúncia é gravíssima. Esse valor que o Município está pagando como garagem para os veículos da secretaria de educação, poderia ser gasto dentro da própria secretaria, para melhorar a merenda escolar, gratificar o servidor, e até pra reformar uma escola, então, vejo que esses atos são ilegais, isso caracteriza improbidade administrativa. Já passamos essa informação à presidência do SINDSERP, e vamos passar essa informação pra Promotoria de Educação“. Finalizou Robson Rios.
Líder do Governo

O vereador Filemon Neto (DEM), disse ter ficado surpreso quando soube da notícia que os integrantes da CPL teriam dito que não foram convocados, mas, afirmou que todos foram convocados, sim. Inclusive, relembrou que o jurídico teria justificado a ausência do presidente da CPL, informando que o mesmo estaria doente, por isso, não teria ido à sessão do dia 30 de abril. Quanto às críticas ao executivo, o vereador disse que elas são normais, e o papel da oposição é sempre criticar mesmo; segundo ele, sabendo que algumas coisas têm procedências e outras não.
Na próxima reunião dos vereadores, dia 14, segunda-feira, teremos pela frente mais um episódio da chamada “Licitação da Piçarra”.
Vamos esperar os próximos capítulos dessa novela que começa a sacudir os bastidores da política pedreirense.