Pedreiras e alguns Municípios que fazem parte da Região do Médio Mearim, participaram nesta terça-feira (04), das discussões sobre o Orçamento Participativo do Governo do Estado, para o quadriênio 2020/2023.
O evento aconteceu no IEMA, e contou com as presenças de diversas autoridades. Após as explicações sobre a importância do Orçamento Participativo, os credenciados ocuparam as salas da instituição onde discutiram e aprovaram as propostas para a região, de acordo com os 4 eixos.
EIXO 1 – Injustiças Sociais
Construção e aparelhamento do Centro de referência da Juventude do Médio Mearim
EIXO 2 – Fortalecimento e ampliação das DPE em Igarapé Grande e Poção de Pedras à partir da instalação de núcleos ecológicos, proporcionando expansão qualificada dos serviços públicos e o acesso à justiça
Eixo 3 – Ampliação da política voltada à Agricultura familiar relacionada ao ATER.
EIXO 4 – Expandir o Programa Mais Asfalto, voltado para a construção e melhoria de rodovias e vias urbanas, tendo como base a criação de oportunidades para o desenvolvimento econômico, tais como: a distribuição e a comercialização da produção e garantia do acesso à direitos como mobilidade, segurança e pavimentação asfáltica priorizando a interligação das cidades de Trizidela do Vale e São Luís Gonzaga e a construção do Anel Viário interligando os municípios do Médio Mearim.
Resultado das propostas
Proposta 1 – Centro referências da juventude – 55 votos;
Proposta 2 – Estruturação da defensoria pública -56 votos
Proposta 3 – Fortalecimento da Agricultura Familiar – 45 votos;
Proposta 4 – Mais asfalto e anel viário – 60 votos
O Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, disse que o processo é importante para qualquer governo democrático, participativo e transparente. “Passamos aqui nos anos anteriores e recolhemos algumas sugestões e contribuições, e demos as devolutivas, principalmente, o governador Flávio Dino, que faz questão de ler cada relatório desse, ver qual é a pontuação que cada região está fazendo, e trabalhar no sentido de resolver essas contribuições“. Finalizou.
Na região do Médio Mearim, a próxima audiência pública acontecerá no dia 06, na cidade de Santo Antônio dos Lopes.
Estiveram presentes o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, Jaílson Fausto (prefeito de Lima Campos); Eudina Costa (prefeita de Bernardo do Mearim); vereador Bruno Curvina (presidente da câmara de vereadores de Pedreiras); João Por Deus (presidente do STTR); Ana Mendonça (secretária de estado da Mulher); Simplício Araújo (secretário da SEINC); Lawrence Melo (presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos); Vinícius Louro (deputado estadual); Francinete Braga (presidente da FUP) Padre José Geraldo e outras autoridades.