Logo

Pedreiras: Padre José Geraldo realiza o I Laboratório de Terreno com os jovens das comunidades rurais culminando no Pré- Aliança

Foto: ASCOM/Santuário de São Benedito

Domingo dia 30 (ontem) o Santuário de São Benedito realizou o Pré-aliança Jovem, um projeto Pedagógico de Formação para a Vida, elaborado e ministrado pelo Pe. José Geraldo Teófilo da Silva pedagogo e pós graduado em administração e supervisão escolar, que por meio das múltiplas atividades levou os jovens a construção do conhecimento por meio de vivências práticas.

Todo o encontro se deu por meio de vivências dos próprios jovens que descortinaram um caminho seguro diante das paisagens inesperadas. As práticas democráticas, o envolvimento efetivo dos jovens no processo de aprendizagem, a união entre conhecimento e reflexão conduzem à educação libertadora. Não se pode ensinar a importância da liberdade sem permitir que o jovem seja livre para pensar. Do mesmo modo, a iniciativa do Santuário não foi promover encontro de jovens, mas buscar e tornar mais rica sua função social de incentivar o verdadeiro sentido do conhecimento. Os conteúdos surgidos pelos próprios jovens ajudaram a percorrer com mais pertinência os tênues caminhos da vida. A Igreja mãe quer educar o jovem para a ação e para a responsabilidade. Mas orienta que é preciso usar o conhecimento para iluminar a vida!

Foto: ASCOM/Santuário de São Benedito

O encontro se deu inicialmente com a AGAPETerapia, os jovens diante do Santíssimo expuseram suas dificuldades, dores e angústias. Momento forte de interiorização e cura interior conduzidos pelo Padre José Geraldo e a religiosa Irmã Brandina.

Ainda mencionou o Padre José Geraldo que a Diocese de Bacabal por meio de D. Armando Martin Gutierrez não tem medido esforços para apoiar os jovens que já são o PRESENTE da Igreja e da sociedade.

Afirmou o Padre: “Assim por meio de oficinas com temas geradores sensibilizamos os jovens pra desenvolvimento das habilidades cognitiva, social e emocional.”

Foto: ASCOM/Santuário de São Benedito

Para este momento o padre contou com ajuda dos assessores da Pastoral da Juventude orientando aos mesmos que levassem os jovens a refletirem acerca de questões condizentes com os problemas enfrentados no dia a dia.

O grande desafio do Aliança Jovem ( Projeto Pedagógico do Santuário) foi estimular e convencer cada participante a valorizar o bem comum, a boa convivência, a responsabilidade partilhada.

Foto: ASCOM/Santuário de São Benedito

Após a grande plenária, os grupos foram descobrindo sobre a Fé, as múltiplas religiões, a cultura, a Família, a política, os meios de comunicações, o jovem no mundo do trabalho, bem como o princípio básico da construção da cidadania: despertar para a convivência pacífica, feliz. Incentivar a pratica do respeito, sem perder o bom censo e a lucidez critica.

O encontro também vislumbrou um grande intercambio de experiências, para o exemplo no trato com o outro , consigo mesmo e com Deus. Assim os jovens demonstraram por meio de mensagens, dramatizações, músicas, sonetos, poemas, poesias e outros recursos de tamanha criatividade.

Foto: ASCOM/Santuário de São Benedito

Há quatro anos disseram os assessores em avaliação que o santuário desponta no Maranhão com uma prática humano-religiosa no sentido de formar com responsabilidade indivíduos que respeitem os direitos e os deveres de cada um e de todos. No entanto, cada jovem tem de dar o exemplo – e com muita diretividade (disciplina) e flexibilidade ( descentralização das atividades) foi mostrado que o jovem precisa ter limites, ciente de que liberdade não é a rua e que não se significa permissividade. Esses limites devem ser entendidos como necessários e provenientes da autoridade daqueles que o amam, para que o jovem exerça com liderança e com competência seu dia a dia, respondendo as exigências da sociedade que se transforma.

O Aliança Jovem ( uma nova maneira de formar o jovem propiciando aprendizagem significativa nas mais diversas áreas de conhecimento) utilizou diversos métodos e trouxe à baila discussões despertando-os para o amor a Igreja Católica que como mãe se preocupa com eles, mas também o amor e a corresponsabilidade com a Patria.

Foto: ASCOM/Santuário de São Benedito

O almoço para todos, aconteceu em clima de confraternização embalados pela Banda Jovem Tom dos Anjos. O interessante em todo o evento é que os assessores foram os próprios jovens que demonstraram tamanha capacidade em conteúdo e metodologia.

Teresa Canto/Cantora/Foto: ASCOM/Santuário de São Benedito

O evento foi encerrado no final da tarde com o Show da Cantora Maranhense Teresa Canto que levantou a galera.
Todo o apoio logístico ao evento foi da Associação Pe. Pedro Bach que com os operários de São José têm ajudado ao Padre Zé em seus ousados Projetos.

Por último, lembramos do grande educador Paulo Freire que sempre dizia que nós precisamos fomentar a questão do sonho possível mas sem perder a fome do conhecimento em uma constante educação libertadora, não uma educação domesticadora.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz