Pedreiras: Poeta e Historiador Filemon Krause lança seu 46º livro “Logradouros de Pedreiras”

Filemon Krause – Poeta e historiador/Foto: Sandro Vagner

A maior satisfação pra um poeta é lançar um livro“. (Filemon Krause). O poeta e historiador lançou ontem (20), no Castelo de LEICAM, mais um livro de sua autoria, intitulado “Logradouros de Pedreiras”, que conta em detalhes, principalmente, denominações das ruas de Pedreiras. Este foi o livro de número 46, lançado pelo autor.

O evento contou com as presenças de autoridades, entre elas, o Prefeito de Pedreiras, Antônio França de Sousa; vereador Filemon Neto, vice-presidente da câmara; secretários municipais, maçons e samaritanas, amigos, familiares e muitos convidados. Foi uma solenidade simples, onde cada participante da mesa exaltou o nome do poeta Filemon Krause, considerado como um dos maiores poetas e historiadores do Município, por levar ao conhecimento de todos um pouco da história de Pedreiras.

Francinete Braga, Filemon Krause. Joaquim Filho e Samuel Barreto/Foto: Sandro Vagner

O cerimonialista, também poeta, Joaquim Ferreira Filho, antes ou após cada apresentação dos convidados que compuseram à mesa, fez a leitura de algumas páginas do livro, que facilitava o acompanhamento do público.

Essa noite é uma grande alegria pra mim, pra minha família, pra a Academia Pedreirense de Letras e pra todos os pedreirenses, por que, realmente é um livro que conta a história dos nossos logradouros. Quando completar minhas bodas de ouro, eu quero está com um painel com as capas de cinquenta livros“, disse o poeta Filemon Krause. Os convidados foram contemplados ainda, com mais dois livros do autor; Cântaro de Haicais e Canteiro de Trovas.

A presidente da FUP, Francinete Braga, disse que foi um orgulho em está participando de mais um lançamento literário na Princesa do Mearim, de um livro tão importante para a cidade de Pedreiras e pra história do Município. “Nessa gestão nós temos procurado atender, dentro das nossas possibilidades, dessa gama, desse celeiro e desses diversos segmentos que tem no Município de Pedreiras“. Concluiu.

Prefeito Antônio França/Foto: Sandro Vagner

O prefeito de Pedreiras, Antônio França de Sousa, parabenizou o poeta Filemon Krause, por demonstrar o carinho que tem por sua terra. O gestor disse, também, que irá apoiar o projeto que o poeta irá lançar, nos cem anos de Pedreiras. Aproveitou e anunciou uma grande festa no próximo ano, quando será comemorado o centenário do Município, com diversas atividades que serão realizadas na Praça do Cinquentenário, oportunidade que será aberta uma urna no obelisco no centro da Praça, depositada por Antônio Pereira Lobato, autor do Hino de Pedreiras, doo Obelisco da Praça e de tantas outras obras que enriquecem a história de Pedreiras.

Filemon Neto, filho do poeta Filemon Krause, disse que o pai não foi homenageado, mas homenageou Pedreiras, com o lançamento de mais um livro que será muito importante para todas as gerações. “Ele é tipo o Roberto Carlos, todo ano tem o lançamento de um livro dele“.

Samuel Barreto – Presidente da APL/Foto: Sandro Vagner

Presidente e um dos fundadores da APL – Academia Pedreirense de Letras, o poeta e escritor, Samuel Barreto, também prestigiou a festa de lançamento do livro de Filemon Krause. “É importante, sempre que alguém lança um livro, é mais uma página na história de Pedreiras. Filemon tem dado uma contribuição muito grande para a historiografia de Pedreiras, com isso, a gente fica muito alegre e a Academia, quando um membro está ali lançando um livro, fazendo uma ação, a Academia está junto, para que um fato como esse possa marcar mais a nossa história“.  

Neto Kavakos e Carlos Almeida /Foto: Sandro Vagner

O cantor e compositor Neto Kavakos e o percursionista Carlos Almeida, presentearam o público com o melhor da Música Popular Brasileira. 

Foto: Sandro Vagner

Fizeram parte da composição da mesa: Antônio França (Prefeito de Pedreiras); Samuel Barreto (Presidente da APL); Filemon Neto (Vice-presidente da Câmara de Vereadores); Edivaldo Lacerda (Venerável da Loja Gonçalves Ledo); Edmilson Filho (Ex-prefeito de Pedreiras); Francisco Flávio “Cacimbão” (Secretário de Meio Ambiente de Pedreiras); Iraci Melo (Educadora); Francinete Braga (Presidente da FUP); Paulo Henrique (Controlador do Município de Pedreiras) e o Poeta, escritor e historiador Filemon Krause.

Foto: Sandro Vagner

Parabéns ao pedreirense Filemon Krause, por demostrar em versos o seu verdadeiro amor a Pedreiras.

Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner

2 comments on “Pedreiras: Poeta e Historiador Filemon Krause lança seu 46º livro “Logradouros de Pedreiras”

  • Manoel Lisboa says:

    Sou maranhense de Barreirinhas, advogado, poeta e escritor, resido em São Paulo, capital;
    desde julho de 1974, em 11/08/2018, lancei o livro “Minhas Memórias – Apesar das Intempéries”, na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, no dia 18 lancei em São Luís, MA; no espaço AMEI, ocasião que na livraria do Espaço AMEI, comprei o livro “João do Vale o Maranhense do
    Século XX”, autor: Filemon Krause, qual não foi a minha grata surpresa conhecer um escritor talentoso, originário e residente na cidade de Pedreiras, MA; autor de várias obras sobre a cidade de Pedreiras, seus costumes, tradições, e recentemente um livro sobre os logradouros da cidade de Pedreiras. Gostaria de conhecer um pouco mais as obras do escritor, poeta e historiador, Filemon Krause, que desde já o parabenizo pela sua extensa produção literária.
    Um grande abraço! Manoel LIsboa.

    Reply

Deixe uma resposta