Logo

Pedreiras: Projeto “Criança Amiga da Natureza” desperta curiosidade dos alunos na U.E. Janoca Maciel

Foto: Sandro Vagner

A turma do 4º ano da U.E. Janoca Maciel, em Pedreiras, sob a orientação da professora Ester de Sá Barreto, realizou a primeira etapa do Projeto intitulado “Criança Amiga da Natureza”. O objetivo principal foi levar ao conhecimento dos alunos a importância de preservação do meio ambiente e ressaltar o dever de manter vivo uma das maiores riquezas naturais da região, o Rio Mearim.

José Filho (Pres. Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim); Simão Reis (Secretário Municipal de Meio ambiente de Pedreiras) e Samuel Barreto (Poeta e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim)/Foto: Sandro Vagner

Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente de Pedreiras, Simão Reis, o presidente de Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, José Filho, e o poeta e escritor Samuel Barreto, que presenteou a direção do Colégio com um Livro de poesias e o DVD do Show da Golada Pra o Brasil.

Foram exibidos alguns vídeos, prendendo à atenção dos alunos que conheceram de perto a importância do Rio Mearim, sua nascente, extensão e a forma como o homem vem contribuindo com assoreamento e desmatamento às margens do Rio Mearim. Outro fator importante foi a valorização da água.

Simão Reis – Secretário Municipal de Meio Ambiente de Pedreiras/Foto; Sandro Vagner

A educação formal ela é o canal, é o instrumento de mudança de ato de comportamento de modo geral. A educação ambiental é aquilo que realmente a gente precisa implementar a nível geral, e, principalmente com escolares. Eu desejo que as demais escolas façam, também, atividades como essa. Parabenizo a professora Ester pelo envolvimento das crianças com o nosso meio ambiente.” Destacou o secretário municipal de meio ambiente de Pedreiras, Simão Reis.

José Filho – Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim/Foto: Sandro Vagner

Para o presidente de Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, José Filho, foi uma ação importantíssima. “Eu classifico assim: se todas as escolas fizessem momentos como esse, nós estaríamos em uma situação melhor. A iniciativa da professora Ester Barreto é de aplausos. Isso é uma gota d´água no oceano, mas todas as crianças que estão nessa sala de aula, elas vão levar pra vida delas um conceito de cuidar bem do meio ambiente, isso é muito importante“.

Samuel Barreto – Poeta e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Mearim/Foto: Sandro Vagner

É uma iniciativa grandiosa, tanto da parte da consciência pelo meio ambiente, como da consciência pedagógica, e, aplicando a educação como se deve. Nossa participação quanto cidadão e como comitê de Bacia, a gente fica agradecido. A partir daqui, se parte para uma consciência de meio ambiente com responsabilidade.” Disse o poeta e integrante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, Samuel Barreto.

Lara Emylli, aluna do 4º ano, disse que foi uma aula educativa, e aprendeu que, cada vez que rasga um caderno, é uma árvore morta. 

Pedro Henrique destacou o Projeto “Criança Amiga da Natureza” como um incentivo pra todos da sala, mas também pra toda a escola. Todos terão a consciência de preservar seus materiais. Que essa iniciativa por parte da professora Ester, continue. Completou o aluno.

Fotos: Sandro Vagner

Idealizadora do Projeto, a professora Ester Barreto disse como surgiu a iniciativa para a realização do evento.

Ester Barreto – Professora/Foto: Sandro Vagner

Esse projeto surgiu pela necessidade que a gente viu, que os alunos estragavam muitos cadernos, rasgavam muitas folhas, quando terminava a aula, o cesto já não comportava mais a quantidade de papel rasgado. Então, primeiro tivemos que fazer uma conscientização sobre o mal que tudo isso causa para a natureza e foi chamado à atenção pela situação econômica, enquanto o caderno era para durar um ano, não durava um mês, e os pais teriam que estar gastando mais. Nosso projeto vai ser durante todo o ano de 2018, com as próximas etapas, que será a conscientização com as outras turmas, finalizando com a conscientização no bairro em torno do Colégio.” Concluiu.

Fotos: Sandro Vagner

A direção da Unidade Escolar Janoca Maciel apoiou a iniciativa da professora Ester Barreto, e se colocou a inteira disposição para dar sequência ao Projeto “Criança Amiga da Natureza”.

Fotos: Sandro Vagner

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz