
Na manhã desta sexta-feira (21), uma solenidade marcou o encerramento do projeto “Criança Amiga da Natureza”, que foi idealizado pela professora Ester Barreto, com apoio da direção da escola, e, claro, a participação dos alunos do 4º ano, que se empenharam bastante para consagrar o projeto que teve como objetivo principal diminuir a quantidade de lixo que era jogado dentro da sala de aula. Durante dez meses, o resultado veio de forma brilhante, e se expandiu às outras turmas, e, como se não bastasse, os educandos levaram para casa a ideia, onde os pais apoiaram o projeto.

Segundo a professora Ester Barreto, era visível a grande quantidade de papel rasgado dentro da sala de aula, mas como forma de conscientizar os alunos, promoveu um pacto do bem e cada aluno fez sua parte, transformando o projeto em momento de descontração, que ao final, rendeu uma coletânea de literatura de cordel, isso após o poeta Samuel Barreto ter realizado uma oficina literária com todos os alunos. No conteúdo, todos os alunos inspirados em manter a natureza sem lixo e sem poluição, expressaram em sextilhas a importância de cada um se tornar um amigo da natureza.

Durante a solenidade um gruo de alunos fez uma apresentação, consagrando o projeto, e todos foram aplaudidos de pé pelos colegas de outras turmas, pelos convidados, professores e pela direção da escola.
Cada aluno foi contemplado com um certificado e ganhou a coletânea que trás todos os poemas sobre os cuidados com a natureza, a entrega foi realizada pelos componentes da mesa e todos os colaboradores do Janoca Maciel.
Ao final, a professora Ester Barreto agradeceu aos parceiros pela realização do Projeto e a todos que contribuíram com a realização do sonho dos alunos, que foram contemplados com a presença do repentista Zé Vieira, que veio de Codó, a convite do vereador Sérgio Profírio, que se comprometeu levar o projeto à Câmara, ao conhecimento dos demais parlamentares. O médico Dr. Walber Rodrigues da Cruz, outro parceiro do projeto, foi destacado pela professora Ester Barreto, ele fez questão de patrocinar a impressão da coletânea.

“Professor não é profissão. Ser professor é uma missão. Eu estou satisfeita em poder ter realizado esse projeto “Criança Amiga da Natureza”. Plantamos uma semente, que já gerou bons frutos. Fiz questão de mostrar a todos uma pequena sacola com todo o lixo que recolhemos dentro da sala de aula, durante dez meses, após o início do projeto. Fiz a minha parte, espero que os futuros professores desses alunos levem à frente esse projeto que só trouxe benefício para todos, e, principalmente para nossa natureza.” Disse emocionada a professora Ester Barreto.

Participaram da solenidade o poeta e padrinho da Turma, Samuel Barreto; o secretário de meio ambiente de Pedreiras, Simão Reis; o vereador Sérgio Profírio; o escritor Darlan Pereira, que representou o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim; José Filho; a professora Maria Antônia, que representou a secretária de educação de Pedreiras, professora Maria da Glória; o repentista Zé Vieira; a diretora adjunta, Maria de Fátima Santos; e a diretora geral Cláudia Dantas.

O repentista Zé Vieira, com seus belíssimos improvisos, resumiu todo o projeto em canção que foi acompanhada com palmas por todos que participaram desse momento inesquecível, principalmente para os alunos do 4º ano que sonhavam em ter a presença desse artista e sua inseparável viola.
Veja mais fotos do evento





